Cifra Club

Como tocar blues na guitarra?

Quer aprender como tocar blues na guitarra? Acompanhe nossas dicas e aprenda o necessário para praticar o gênero musical!

Não é preciso ser purista para saber como tocar blues na guitarra. No entanto, é necessário estar bem familiarizado com as nuances do estilo. Além disso, mais do que técnica, tocar guitarra blues exige muito sentimento. Portanto, você precisa estar sempre ouvindo muito o estilo para adquirir o sotaque único deste gênero musical.

Músico tocando blues na guitarra.
Consumir blues para tocar blues é fundamental (Foto: Reprodução/Freepik)

Por outro lado, dominar a linguagem não é o bastante para você saber como tocar blues na guitarra. Considerando que este é um estilo que usa e abusa da improvisação, você precisa criar um estilo próprio de tocar.

Neste artigo, você vai entender as principais características deste estilo único e centenário. Além disso, vai encontrar dicas facilitadoras e eficazes de como tocar alguns clássicos do blues.

Desse modo, vamos abrir o caminho para você pegar o traquejo e desenvolver seu estilo. Bora lá aprender como tocar blues na guitarra?

O que caracteriza um blues?

O blues se distingue de outros estilos devido à sua progressão de acordes e à construção dos riffs. Portanto, temos aqui dois elementos essenciais para serem assimilados por quem está buscando aprender como tocar guitarra blues.

Nesse sentido, podemos ir mais longe e dizer que estas características definem o que é blues. Vamos nessa saber mais sobre elas?

Progressão de acordes

O blues trabalha com três acordes divididos em 12 compassos, o famoso 12 bar blues.  Assim sendo, vamos ver quais são estes acordes no campo harmônico de Mi maior, por exemplo.

  • I = E
  • ii = F#
  • iii = G#
  • IV = A
  • V = B
  • vi = C#
  • vii = D°

O primeiro acorde é a tônica E (mi maior). O segundo é o A (lá maior), que é o quarto acorde – ou quarto grau –  deste campo harmônico. Por fim, temos o B (si maior), que é o quinto grau.

A divisão desses acordes acontece da seguinte forma:

E  |  E  |  E  |  E
A  |  A  |  E  |  E
B  |  A  |  E  |  E

Esta progressão de acordes é tocada, muitas vezes, acrescentando a sétima menor aos três acordes.

Da mesma maneira, em muitas músicas, esta progressão é tocada com power chords, acordes formados por tônica e quinta. Por exemplo, o E5 é formado pela sexta corda solta, que é a nota Mi (tônica), e a quinta corda pressionada na segunda casa, que é a nota Si (quinta).

Dessa forma, não é possível identificar se os três acordes são maiores ou menores pela ausência da terça.


Riffs

Muitos riffs de blues são construídos com os power chords. No entanto, estes acordes apresentam variações.

Ou seja, são tocadas duas ou três palhetadas no E5. Logo depois, uma palhetada é feita simultaneamente na corda Mi solta e na quarta casa da quinta corda (nota C#).

Em seguida, repetimos um toque no E5 e depois tocamos a sexta corda solta e a quinta corda na quinta casa (nota D) ao mesmo tempo. Por fim, repetimos o E5 e, na sequência, sua variação com a nota C#.

Outros riffs são construídos com as escalas pentatônicas ou com a escala blues. Falaremos delas mais adiante.

Quer tocar blues na guitarra como os grandes mestres do estilo? Então, você precisa entrar no mais novo curso de guitarra blues do Cifra Club Academy! Na nossa plataforma de ensino musical online, você vai dominar as técnicas e a linguagem deste estilo musical por um preço acessível. Não perca esta oportunidade!

Curso de guitarra blues do Cifra Club Academy

Frases de blues na guitarra

Este é um ponto crucial para você entender como tocar blues na guitarra. Portanto, como dissemos na introdução, a guitarra blues, no que se refere a solos, é totalmente focada na improvisação.

Esses solos são construídos em cima dos licks de blues para guitarra. Vamos entender melhor que bicho é esse?

Licks de blues para guitarra

Quando conversamos com alguém, sempre usamos frases feitas para nos expressar. Por exemplo, expressões como “acordei com o pé esquerdo”, “no final, sai elas por elas” e muitas outras.

Os licks têm a mesma função. Ou seja, eles são pequenas frases já prontas para se tocar em uma improvisação. Além disso, os licks servem para definir o estilo de um guitarrista.

Por exemplo, comece a ouvir atentamente os solos de B. B. King, Buddy Guy e Stevie Ray Vaughan. Você vai perceber que, em muitos dos solos de cada um deles, sempre há algumas frases parecidas. Às vezes, elas podem até ter uma leve variação. Porém, é perceptível que elas são muito semelhantes.

Portanto, aprenda vários licks de vários guitarristas. Assim, você vai pegar o sotaque do blues e ter base para moldar seu próprio estilo.

Os licks são criados a partir das escalas pentatônicas e da escala blues, Conhecer estas escalas é primordial para você saber como tocar blues na guitarra.

Escala pentatônica

Vamos começar entendendo como se formam as escalas pentatônicas.

A escala pentatônica maior tem os seguintes intervalos:

  • tom
  • tom
  • um tom e meio
  • tom
  • um tom e meio

Dessa forma, a pentatônica maior de Mi fica assim:

E     F#    G#        B      C#         E
    T      T       T1/2    T        T1/2

Assim, ela é maior por ter a terça maior, que nessa tonalidade é a nota G#.

Porém, a pentatônica menor tem a seguinte sequência intervalar:

  • um tom e meio
  • tom
  • tom
  • um tom e meio
  • tom

Portanto, a pentatônica menor de Mi é formada pelas seguintes notas:

E        G    A     B        D    E
   T1/2     T    T    T1/2    T

Assim sendo, ela é menor por ter a terça menor (a nota G, nessa tonalidade).

Escala blues

A escala blues é a pentatônica acrescida de uma nota conhecida como blue note. É preciso compreendê-la bem para saber como tocar blues na guitarra.

Dessa forma, na pentatônica maior, a blue note é a terça menor. Ou seja, na pentatônica maior de Mi, a terça menor é a nota G.

E     F#    G    G#     B    C#    E

No entanto, a blue note na pentatônica menor é a quinta bemol. No caso da pentatônica menor de Mi, é a nota Bb.

E    G    A   Bb   B    D    E

Blues fáceis de tocar na guitarra

Agora vamos pôr a mão na massa e aprender como tocar blues na guitarra com alguns clássicos do estilo. Bora lá?

Mannish Boy — Muddy Waters

O maior sucesso de Muddy Waters, Mannish Boy tem apenas um riff com power chords, que é executado por toda a música. Portanto, é só seguir a cifra. As frases da guitarra solo são bons exemplos de licks bem fáceis de tocar.

Boom Boom — John Lee Hooker

Clássico absoluto do blues, Boom Boom também tem apenas um riff. No entanto, ele varia passeando por tônica, quarto e quinto graus. Além disso, os solos de guitarra são fáceis e excelentes exemplos de licks e fraseados.

Dust My Broom — Elmore James

Por ter a progressão de acordes típica do blues, Dust My Broom é excelente para quem está começando a tocar este estilo musical. Seu solo e suas frases de guitarra são tranquilos!

Pride And Joy — Stevie Ray Vaughan

Usando a progressão de acordes do blues no tom de Mi maior com sétima (E7), Pride And Joy usa a seguinte batida:

↓  ↑  
x

A batida para baixo é abafada. A segunda pega só as três primeiras cordas. Os solos da música são um excelente estudo, mas comece a praticá-los reduzindo o andamento com a ajuda do metrônomo.

Agora que você conferiu as melhores dicas de como tocar blues na guitarra, estude com nosso e-book gratuito “os licks mais famosos do blues”.

Trata-se de um material de apoio do novo curso de guitarra blues do Cifra Club Academy! Além dos licks, você terá acesso a muitos outros assuntos de qualidade dentro do blues. Você vai ficar fera no estilo!

Curso de guitarra blues do Cifra Club.
Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK