Cifra Club

Guia definitivo de como estudar música online

Quer saber como aprender música online? Confira as 6 melhores dicas para guiar seus estudos pela internet!

Se alguém te contasse que tem como estudar música online sem perder em nada a qualidade dos cursos presenciais, você não ia preferir esse método? Muita gente gostaria de aprender a tocar um instrumento, mas não tem tempo para aulas presenciais ou não encontra uma escola acessível financeira ou geograficamente.

Aluna de música estudando violão pelo computador
Estudar música pela internet é uma prática cada vez mais popular (Foto: Reprodução/Pexels)

Com isso, essas pessoas deixam de desfrutar de todos os benefícios de aprender música, quando, na verdade, existe uma alternativa totalmente viável. Afinal, a internet já é uma realidade social há um tempo – inclusive, com o ensino musical. Portanto, é possível, sim, aprender música online!

Como estudar música online e aprender de verdade?

Muitas pessoas têm receio de estudar música na internet, achando que não terão os mesmos resultados que em aulas presenciais. Mas a verdade é que isso depende muito mais de você do que da internet. Isso porque as oportunidades estão aí!

Além de poder contar com fontes seguras e de qualidade para esse aprendizado, você ainda tem vários benefícios ao aderir ao ensino online. Isso porque você vai aprender de onde e quando quiser, tendo total autonomia sobre o seu processo de aprendizagem.

Neste artigo, você vai encontrar as melhores dicas de como aprender música online da maneira mais eficiente. Ou seja: acabaram as desculpas! Se você quer realmente aprender, você vai aprender.

6 dicas para estudar música na internet

Basicamente, aprender música na internet vai exigir os mesmos cuidados e dedicação do que aprender de forma presencial. O que é preciso deixar claro, desde o início, é que não existe método milagroso ou aprendizado instantâneo, e tudo depende dos seus esforços.

Mas saiba que você não está sozinho! Tem muita gente boa por aí com conhecimento suficiente para te ajudar a chegar ao nível que deseja. E, hoje, você pode começar essa jornada com nossa companhia!

Quer mais? Pois então, confira também as dicas imperdíveis de como estudar música online neste super vídeo do instrutor Caico Antunes:

1. Escolher as melhores fontes

Com uma pesquisa rápida na internet, você encontra milhares de sites, vídeos e métodos diferentes para aprender música. E isso vale para absolutamente qualquer instrumento que você queira tocar, ou mesmo se quiser cantar ou estudar teoria musical, por exemplo. Em outras palavras: fontes de aprendizado não faltam!

A grande questão aqui é: quais dessas fontes são realmente confiáveis? E é aí que as coisas complicam um pouquinho. Afinal, mesmo para escolas presenciais, é aconselhável fazer uma boa pesquisa a respeito da confiabilidade e da metodologia antes de tomar uma decisão.

E isso não é diferente no online. Portanto, fique de olho no que outras pessoas dizem sobre elas! O ideal é optar por sites reconhecidos, com um bom histórico e avaliações positivas dos usuários.

2. Priorizar didáticas organizadas

A maneira mais garantida de aprender música pela internet é encontrar uma fonte que estabeleça um percurso de aprendizado, incluindo uma progressão bem clara.

Assim, você consegue traçar um ensino “em linha reta”, por assim dizer, sem precisar ficar repetindo temas ou quebrando a cabeça para juntar informações dispersas.

Só isso já reduz consideravelmente suas opções na internet, justamente porque muitas fontes se limitam a alguns poucos assuntos e nem sempre estabelecem uma progressão.

A progressão, no caso, é uma organização da sequência de aprendizado, que não vai te confrontar com conteúdos muito avançados nem te dispersar em assuntos desconexos.

Observe também se o método apresenta um bom equilíbrio entre prática e teoria, pois o ideal é que ambas caminhem juntas.

Aliás, tem preguiça de estudar teoria? Bem, é melhor espantá-la se realmente quiser alcançar bons resultados e de maneira mais rápida. Confira o que o instrutor Lucas Telles tem a dizer sobre isso:

3. Organizar os horários de estudo

Dependendo de quais são seus objetivos na música, você vai precisar se dedicar mais ou menos. Mas saiba que não chegará a lugar algum sem nenhuma dedicação.

Por isso, o ideal é estabelecer uma rotina de estudos, sendo que o mais aconselhável é treinar todos os dias.

Separe em sua agenda um horário para a sua prática musical diária. Não precisa, necessariamente, ser sempre no mesmo horário ou ter sempre a mesma duração. No entanto, organize-se de forma que você se sinta confortável e disposto a parar para estudar diariamente.

Depois de estabelecer sua agenda, mantenha a disciplina e cumpra seus horários!

Também é interessante planejar os conteúdos e dividir os momentos de estudo e prática, distribuindo-os ao longo dos dias ou nos horários programados. Para isso, pode ser bem útil fazer uma planilha.

Veja, por exemplo, como é a rotina de estudos do músico e instrutor Leo Eymard:

4. Manter o foco

Use o tempo destinado à prática e aos estudos da melhor forma possível, evitando distrações e dedicando-se exclusivamente à música. Lembre-se que uma sessão de 20 minutos com um bom foco tem muito mais efeito do que várias horas de estudo pausadas por desatenções.

Nesse sentido, talvez não tenha mesmo como aprender música online se você não resiste à quantidade de distrações que existem na internet. Portanto, aqui, mais uma vez, a palavra-chave é disciplina!

Ou seja, nada de parar para ver um vídeo engraçado ou responder mensagens que podem muito bem esperar você terminar.

Algo que pode ajudar bastante a manter o foco é ter um lugar próprio para os estudos, de preferência silencioso e com boa iluminação. Além disso, já tenha tudo o que você vai precisar, inclusive sua água, evitando precisar parar a todo momento.

Observe também se o ambiente favorece a sua postura e faça alongamentos antes de praticar. Caso contrário, a dor eventualmente aparecerá para te atrapalhar!

5. Não pular etapas

Lembre-se que não existe aprendizado instantâneo, mas sim um processo que leva tempo e que segue determinadas etapas.

Tentar pular etapas só torna o processo mais lento e sofrido e, eventualmente, vai te obrigar a retroceder para assimilar o que deveria ter aprendido antes.

Então, só passe para a próxima etapa quando tiver entendido todo o conteúdo ou conseguir executar, de fato, o que estiver praticando.

É claro que algumas fases podem ser superadas mais rapidamente do que outras e que cada pessoa tem um ritmo de assimilação diferente. Porém, a questão aqui não tem nada a ver com a velocidade, mas sim com a qualidade do aprendizado.

Às vezes, por exemplo, um exercício pode parecer muito básico e sem importância, e depois você descobre que, sem ele, não consegue executar determinadas técnicas. Portanto, faça uma coisa de cada vez e confie na importância de cada passo que está dando!

6. Manter a calma

É muito fácil perder a paciência quando demora para entender ou executar algo. Mas dificilmente a impaciência vai te ajudar a resolver esse problema. Na verdade, ela só vai acrescentar outro.

Pela última vez: todo aprendizado leva tempo, e os erros fazem parte do processo. Então, procure manter a calma mesmo diante de erros e dificuldades com músicas ou técnicas em que você trava.

E aqui também percebemos mais claramente a importância de uma boa metodologia de estudos. Afinal, começar com músicas/técnicas mais fáceis e ir aumentando o grau de dificuldade reduzirá consideravelmente esses momentos de estagnação.

Infelizmente, porém, não há como eliminá-los por completo. No fim das contas, somente a persistência pode te levar até o seu objetivo.

Qual a melhor opção para aprender música na internet?

A melhor resposta para estudar música online é o Cifra Club Academy! No total, são mais de 10 cursos com profissionais de primeira, prontos para te levar aonde você quiser chegar na música!

Confira os cursos disponíveis na plataforma:

  • Violão iniciante
  • Violão intermediário
  • Guitarra
  • Violão fingerstyle
  • Teoria Musical
  • Baixo
  • Canto
  • Teclado
  • Bateria
  • Ukulele
  • Partitura
  • Harmonia
  • Guitarra blues
  • Violão sertanejo

Cifra Club Academy

E atenção para os spoilers: em breve, chegarão os mais novos cursos de violão gospel e segunda voz!

Quer saber por que assinar o Cifra Club Academy? Pois então, confira os benefícios que você terá ao se cadastrar na plataforma:

  • Acesso a todos os cursos da plataforma com uma única assinatura;
  • Cursos com uma progressão bem planejada (você pode aprender desde o básico);
  • Lives exclusivas para tirar dúvidas com os instrutores;
  • Canal exclusivo no Telegram para trocar informações e experiências;
  • Materiais de apoio da melhor qualidade para garantir seu aprendizado;
  • Assinatura automática do Cifra Club Pro (liberando várias funcionalidades do site, como navegação sem anúncio e newsletters).

Acesse agora mesmo o Cifra Club Academy e descubra na prática como estudar música online e aprender de verdade!

Aliás, não há melhor momento para assinar a nossa plataforma. Isso porque, na Black Friday Cifra Club 2022, os preços dos produtos do Cifra Club estão imperdíveis

Portanto, você não pode esperar o período de descontos terminar para se tornar oficialmente um aluno da melhor plataforma de ensino musical.

Nesse sentido, ao se cadastrar na Black Friday do Cifra Club, você garante 50% OFF nos produtos do Cifra Club. Além disso, com os Golden Tickets especiais do período promocional, seu cupom de descontos pode chegar a 100%!

Não perca mais tempo e aproveite essa oportunidade única!

Black Friday Cifra Club 2022 com 50% de desconto em todos os produtos
Foto de Roger Dorl

Roger Dorl

Artista formado em Teatro, especialista em Língua e Literatura Brasileira. Professor, escritor e produtor cultural. Toca violão e teclado, é cantor, compositor e arranjador. Escreve para o Cifra Club desde dezembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK