Cifra Club

Dias de luta, dias de glória: conheça a biografia de Chorão

Alexandre Magno Abrão é o nome de uma figura que marcou gerações por simplesmente ser quem é. No dia de seu aniversário, vamos celebrar sua história, vivência e legados, que tornam a biografia de Chorão uma obra a ser admirada e aplaudida.

Em 9 de Abril de 1970, em São Paulo, nasceu o pequeno Chorão. O apelido foi dado ainda na infância, motivado pelos choros do garoto quando não conseguia realizar manobras no skate. Mais tarde, se destacou no esporte e chegou a ser vice-campeão paulista.

As principais curiosidades da biografia do Chorão

Ainda durante a infância, Chorão passou por dificuldades e estudou apenas até a sétima série. Com sua imensa habilidade de fazer histórias tristes virarem melodia, ele se tornou um dos astros do rock nacional dos anos 90. Enfim, confira a biografia de Chorão!

O início na música

Tudo começou quando, certa vez, Chorão “invadiu” o palco de uma banda para substituir brevemente o vocalista, e levou o público ao delírio. Após o episódio, ele ainda foi convidado para fazer parte de outro grupo, chamado Whats’s Up, porém não deu certo.

Então, em 1992, ele fundou e batizou o que seria a primeira formação da banda Charlie Brown Jr. De início, a banda se apresentava em Santos e São Paulo, principalmente em campeonatos de skate.

Fama e polêmicas  

Logo em seu primeiro disco, Transpiração Contínua Prolongada, a banda vendeu 500 mil cópias. Com músicas que dialogavam com a juventude, cheias de críticas e reflexões, mas também dignas declarações de amor, Chorão se consolidou como um compositor ímpar.

Com seu estilo próprio e jeito único de viver intensamente, conquistou milhares de fãs, mas também se envolveu em polêmicas dignas de um rock star. Durante sua carreira, foram registradas discussões com fãs e colegas de profissão, como Badauí, do CPM 22, e Marcelo Camelo, do Los Hermanos.

Até mesmo com os integrantes da banda aconteceram desentendimentos, principalmente com o eterno baixista Champignon. Ambos protagonizaram, por exemplo, um episódio em 2012 no meio de um show, o que foi resolvido logo depois. Na ocasião, o vocalista ofendeu seu companheiro de banda no microfone, fazendo o outro se retirar do palco.

Apesar de situações polêmicas, durante sua carreira o cantor foi indicado e ganhou diversos prêmios. Como músico, foi eleito Cantor do Ano pelo Meus Prêmios Nick em 2003 e indicado mais três vezes em 2006, 2008 e 2011. Já pelo Charlie Brown Jr., houve premiações e indicações para o MTV Music Brasil, Grammy Latino e Prêmio Multishow de Música Brasileira.

O intenso processo criativo do artista o fez explorar também outros meios além da música. Ele foi escritor e roteirista do filme O Magnata, em 2007. E, antes de morte, havia anunciado um novo longa, chamado O Cobrador, com roteiro de sua autoria.

Na história do CBJR, entre 1992 e 2013, foram 10 discos lançados e mais de 5 milhões de cópias vendidas!

A relação com o skate

Mesmo com a fama na música, Chorão continuou ligado ao skate e difundindo o esporte, tanto nas letras das músicas quanto em suas vestimentas. Ele chegou a lançar uma grife voltada aos skatistas e inaugurar uma pista de skate em Santos.

Esse estilo marginal de ser – no significado literal de quem está à margem – acompanhou o vocalista durante toda sua vida. Com as roupas largas, corrente e boné de aba reta, ele influenciou e inspirou milhares de jovens. Além, claro, de suas letras poéticas e frases que são lembradas até hoje.

Dependência química e a separação da esposa

Em 2012, após 15 anos de casados, Chorão e a estilista Graziela se separaram. O motivo seria a dependência química do cantor. Graziela e outros familiares tentaram a internação de Chorão, mas sem sucesso.

Segundo entrevista da viúva, o uso de drogas teve uma piora em 2005, quando houve uma ruptura com os integrantes originais do Charlie Brown Jr. Toda essa questão certamente influenciou nas obras do artista.

A trágica morte

No dia 6 de março de 2013, Chorão faleceu, com apenas 42 anos, devido a uma overdose de cocaína. Ele foi encontrado já sem vida por seu motorista em seu apartamento em São Paulo. O delegado do caso afirmou que o vocalista passava por uma forte depressão, motivada pelo fim de seu casamento.

O responsável pelo caso ainda informou que os integrantes do Charlie Brown chegaram a procurar Chorão um dia antes. A polícia supôs que o cantor faleceu entre os dias 4 e 5, devido ao estágio avançado de decomposição do corpo.

A morte inesperada deste ícone do rock teve repercussão mundial e foi um assunto muito comentado nos portais de notícias e nas redes sociais.

O velório aconteceu no próprio dia 6, no ginásio Arena Santos em Santos. Mais de cinco mil pessoas passaram no local para prestar as últimas homenagens ao cantor. Dentre eles, os integrantes do Charlie Brown Jr. e de outras bandas, atores e skatistas.

As homenagens se estenderam também para inúmeros programas de TV. Seu time do coração, o Santos, realizou uma partida com o uniforme estampando um trecho da letra de Dias de Luta, Dias de Glória. Além disso, a Prefeitura da cidade decretou luto oficial de três dias.

O legado de Chorão

Chorão se foi e deixou sua marca no coração de milhares de fãs. Sua personalidade complexa de amar e sentir raiva, na mesma intensidade, o tornou inesquecível. E claro, seu legado musical, muitas vezes lições de vida, continua ecoando em nossos ouvidos.

Além da música, ele foi uma importante peça para a disseminação do skate, esporte que ele fazia questão de exaltar.

Sem seu líder após 21 anos, o Charlie Brown Jr. infelizmente chegou ao fim.

Assista ao trailer do documentário Chorão: Marginal Alado (2021), dirigido por Felipe Novaes, que retrata a biografia do cantor, para relembrarmos do nosso ídolo.

“Então vamos viver e um dia a gente se encontra”

Sem dúvida, a saudade de Chorão ainda permeia em nossos corações, principalmente no dia de seu aniversário. Entretanto, podemos apreciar e enaltecer as mais de 200 músicas escritas ao longo de sua rápida e brilhante carreira para sempre!

Se você chegou até ao final da biografia do Chorão, certamente é um fã e admirador do artista, de suas composições e modo de viver. Então, compartilhe esse conteúdo para que mais pessoas conheçam ou relembrem a passagem do eterno vocalista doCharlie Brown!

Chorão contou histórias e fez história, e como ele mesmo disse: “o tempo às vezes é alheio à nossa vontade, mas só o que é bom dura tempo o bastante pra se tornar inesquecível” (Vícios e Virtudes). Para sempre será lembrado, Chorão!

Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK