Cifra Club

Saiba como levar o violão em viagem para evitar problemas

Confira 5 dicas importantes para transportar seu instrumento em viagens de avião e ônibus!

Saber como levar o violão em viagem é muito importante, afinal queremos garantir que o instrumento chegue ao seu destino em perfeitas condições.

Neste texto, você encontrará dicas valiosas para transportar seu violão em viagens de ônibus e avião, desde a escolha do estojo ideal até as regras específicas de cada modalidade de transporte.

Como levar o violão em viagem? 5 dicas para transportar seu instrumento com segurança

Para quem é músico, viajar com um violão é algo muito comum. Apesar disso, ainda existem dúvidas em relação aos cuidados na hora de transportar esse ou outro instrumento.

Por isso, é importante tomar medidas para garantir que ele chegue ao destino em perfeitas condições. Se você deseja saber como levar o violão em viagem, confira cinco dicas que vão te ajudar!

Escolha o estojo ideal

Tanto para viagens de ônibus quanto de avião, você deve escolher um estojo para acomodar o seu violão, de preferência um que seja rígido e bem acolchoado que ofereça proteção contra impactos e vibrações.

Certifique-se também de que o estojo seja do tamanho correto para o seu violão, evitando folgas que possam danificá-lo. Se for o caso, considere investir em um material à prova d’água para viagens com condições climáticas adversas.

Afrouxe as cordas do violão

Diminuir a tensão das cordas ajuda a reduzir o estresse no braço e no corpo do violão durante o transporte.

Recomendamos afinar as cordas cerca de meio tom abaixo da afinação normal, uma vez que isso protege o instrumento contra deformações causadas por mudanças bruscas de temperatura e pressão.

Cuidados com mudanças climáticas

Por falar em temperatura, evite expor o violão a mudanças climáticas extremas. Para ambientes úmidos, considere utilizar um umidificador dentro do estojo para evitar rachaduras.

Da mesma maneira, recomendamos o uso de um desumidificador para climas secos, evitando assim que o violão seque e deforme.

Etiqueta de identificação

Parece algo bobo, mas colocar uma etiqueta no estojo do violão com seu nome, endereço e número de telefone, pode te salvar de estresse em caso de perda ou extravio. Recomendamos incluir também o número de série do instrumento para facilitar a recuperação.

Seguro para instrumentos musicais

Dependendo da viagem — como aquelas com muitas conexões ou paradas —, considere adquirir um seguro para proteger seu violão contra perda, roubo ou danos.

Verifique as opções de seguro oferecidas pelas companhias de transporte e empresas especializadas em instrumentos musicais.

Como levar o violão em viagem de avião e ônibus

Além dessas dicas de cuidados com o seu instrumento na hora de viajar, também separamos algumas informações sobre como transportar violão no avião e ônibus.

Como levar violão no avião

As normas para o transporte de violão em voos podem variar de acordo com a companhia aérea, rota e tipo de voo (nacional ou internacional). No entanto, existem algumas regras gerais que você deve ter em mente antes de viajar.

Como bagagem de mão

A maioria das empresas aéreas permite transportar violões como bagagem de mão, desde que estejam dentro de um estojo rígido e atendam aos requisitos de tamanho e peso da companhia.

Nesse sentido, é importante lembrar que, caso você embarque com o violão, ele poderá ser considerado sua bagagem de mão regular.

Em algumas situações, a companhia aérea também pode solicitar que você coloque o violão no compartimento superior, mesmo que esteja dentro do estojo rígido.

Como bagagem especial

Contudo, se o seu violão não atender aos requisitos de bagagem de mão, você poderá despachá-lo como bagagem especial — objetos frágeis que ultrapassem o limite dimensional estabelecido pela companhia em bagagens comuns.

Vale lembrar que a maioria das empresas aéreas cobra uma taxa adicional pelo transporte.

Outras regras para transporte de violão

Algumas companhias possibilitam a compra de assento extra para o violão, caso ele atenda as especificações para transporte em cabine.

Em voos internacionais, as regras de despacho podem variar de acordo com cada empresa aérea.

Além disso, você pode precisar apresentar um certificado fitossanitário para o seu violão, garantindo que ele está livre de pragas e doenças que podem ser transmitidas entre países.

Lembre-se também de que é muito importante se certificar de todos os requisitos junto à companhia aérea e fazer o check-in com antecedência para evitar transtornos na hora de embarcar.

Como levar violão no ônibus

Embora sejam mais simples, as regras para o transporte de violão em viagens de ônibus podem variar de acordo com a empresa e o trajeto.

De forma geral, a maioria das empresas de ônibus permite transportar violões como bagagem de mão, desde que estejam dentro de um estojo rígido e não atrapalhem o conforto dos demais passageiros.

É recomendado comprar a passagem com antecedência para garantir um assento com espaço suficiente para o seu violão.

E, assim como em viagens de avião, é importante entrar em contato com a empresa com antecedência para confirmar as regras específicas para o transporte do seu instrumento no ônibus.

Aprenda como cuidar do seu violão com o Cifra Club

Gostou das nossas dicas sobre como levar o violão em viagem? Continue aprendendo e confira agora algumas dicas para cuidar do seu instrumento musical!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK