Cifra Club

É guitarrista iniciante? Conheça os tipos de ponte de guitarra

Não sabe qual ponte de guitarra usar? Descubra os diferentes tipos disponíveis e saiba como escolher a melhor opção para você!

Uma das partes mais fascinantes da estrutura da guitarra é a ponte. Por isso, hoje te apresentaremos os principais tipos de ponte de guitarra! Essa pecinha, que pode mudar completamente a sua tocabilidade e o seu timbre, está disponível em uma variedade de opções.

Corpo de uma guitarra elétrica branca
Conhecer os diferentes tipos de ponte ampliará os seus horizontes como guitarrista (Foto: Reprodução/Freepik)

Afinal, sobretudo para guitarristas iniciantes, a anatomia da guitarra é um assunto indispensável. Isso porque é preciso conhecer o instrumento para, de fato, dominá-lo. Logo, não basta só plugar a guita e fazer um som!

Portanto, após conhecer os tipos de pontes, você terá uma melhor noção sobre qual é a melhor para a sua guitarra. Como resultado, garantirá uma sonoridade de qualidade e ampliará seu conhecimento acerca do instrumento.

Então, pronto para conferir os principais tipos de ponte de guitarra?

O que é a ponte de uma guitarra?

A ponte é o mecanismo que segura as cordas ao corpo do instrumento. Dessa forma, é a parte em que os guitarristas apoiam o pulso enquanto tocam.

“Mas para que serve a ponta da guitarra?”, você pode estar se perguntando. Nesse sentido, ela é responsável por passar as vibrações das cordas para os captadores e, assim, o som é transmitido para o amplificador.

Isso significa que, devido à sua configuração, é possível modificar o timbre da guitarra a partir da regulagem e da utilização dos diferentes tipos de pontes.

Além disso, a ponte mantém as cordas a uma distância apropriada entre elas próprias. Da mesma forma, assegura que as cordas estejam em uma altura boa em relação ao braço e aos captadores.

Tipos de ponte de guitarra

As pontes de guitarra são classificadas em três tipos. São eles:

  • Ponte fixa
  • Ponte semiflutuante
  • Ponte flutuante

Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles?

Ponte Fixa

São completamente fixas e normalmente aparafusadas ao corpo do instrumento. Esse tipo se mantém afixado na guitarra pela força das cordas que passam sobre ela.

Outro detalhe notável é o fato de que a afinação tende a permanecer, sem alterações, a não ser pela desafinação natural da guitarra.

Existem dois tipos de ponte fixa:

  • Tune-o-matic: as cordas são colocadas e presas na própria ponte;
  • Hardtail: as cordas são colocadas por trás do corpo da guitarra (para isso, o instrumento possui pequenos furos para as cordas passarem pelo corpo).

Guitarra elétrica com ponte fixa
Guitarra equipada com ponte fixa Tune-o-matic (Foto: Reprodução/Pexels)

Ponte Flutuante

Não é inteiramente afixada ao corpo da guitarra. Dessa maneira, fica suspensa por um jogo de molas e parafusos.

Assim, dá espaço para que a ponte se mova – para cima e para baixo – de acordo com o movimento da alavanca.

Ponte Floyd Rose

Queridinha de guitarristas do naipe de Steve Vai, Paul Gilbert e Eddie Van Halen, a Floyd Rose é uma variação da ponte flutuante. Por ter um funcionamento complexo, não é recomendada para iniciantes.

A Floyd Rose se difere das outras pontes flutuantes por possuir dois pontos de travamento para a corda. Por conta desses dispositivos, as cordas continuam afinadas mesmo depois de serem excessivamente desreguladas com o uso da alavanca.

Guitarra elétrica com ponte flutuante Floyd Rose
Guitarra equipada com ponte flutuante Floyd Rose (Foto: Reprodução/Pexels)

Além disso, o guitarrista pode fazer “microafinações” utilizando as pequenas tarraxas circulares, que, assim como as tarraxas normais, modificam a tensão da corda.

O maior problema do uso da Floyd Rose, entretanto, é quando uma das cordas quebra, pois a tensão das outras cordas irá mudar e, consequentemente, todas elas serão desafinadas.

Se isso rolar no meio do show, o guitarrista será obrigado a trocar de guitarra. Ou então terá que parar a apresentação e gastar longos minutos trocando as cordas e afinando o instrumento.

Ponte Bigsby

A Bigsby é a mãe da Floyd Rose. Ela é presa no corpo da guitarra com uma espécie de afirmador cordal. A alavanca bem robusta, no melhor estilo vintage, é responsável por fazer os efeitos de afrouxar e arrochar as cordas.

Quando comparada aos modelos mais modernos de pontes flutuantes, a Bigsby apresenta uma oscilação menor nas notas. Ademais, sua afinação não se mantém tão estável quanto em uma guitarra com o lock nut.

Guitarra com ponte flutuante bigsby
Bigsby, a ponte antecessora da Floyd Rose (Foto: Reprodução/Pexels)

Ponte semiflutuante

As pontes semiflutuantes são chamadas de vintage justamente por antecederam o surgimento da Floyd Rose.

Elas possuem o mesmo ponto único de fixação que as pontes fixas, mas não possuem molas e parafusos. Diferentemente da ponte flutuante, a semiflutuante só faz um movimento: para cima ou para baixo.

Seu único problema é manter a afinação, uma vez que cada alavancada desafina um pouco as cordas. Em contrapartida, as trocas de cordas são bem mais práticas e ágeis.

Guitarra com ponte semiflutuante
A tremolo é mais indicada para quem está começando (Foto: Reprodução/Pexels)

Como evoluir na guitarra?

Viu só como os diferentes tipos de ponte de guitarra podem influenciar na timbragem das seis cordas?

Nesse sentido, é sempre muito bom assimilar os conceitos que envolvem a construção e a anatomia do instrumento. Assim, é possível regulá-lo da forma que for melhor para a sonoridade que você deseja alcançar.