Cifra Club

Conheça os principais tipos de instrumentos musicais

O interessante do universo da música é que existem os cantores instrumentistas, os que tocam, mas não cantam, outros que não tocam nada… Mas todos eles entendem e sabem – ou deveriam saber – como o som é produzido e quais são os tipos de instrumentos musicais.

Violão, computador, microfone, guitarra, prato de bateria, baixo e teclado
A quantidade de instrumentos musicais é enorme, o que vai crescendo ainda mais com o avanço das tecnologias digitais (Foto/Reprodução/Internet)

O Zeca Pagodinho, por exemplo, já disse na mídia que não faz lives porque não sabe tocar. Por outro lado, ele entende como os instrumentos funcionam, o que é um conhecimento necessário para quem quer se desenvolver na área.

Por isso, hoje você vai aprender mais sobre os tipos de instrumentos musicais! Vamos lá?

Quais são os tipos de instrumentos musicais?

Não sabemos ao certo quando o primeiro instrumento foi criado, de fato. Mas conhecemos a existência de diferentes tipos deles, com classificações que variam conforme o propósito de quem está analisando.

Para a nossa lista, vamos considerar a classificação oficial da orquestra sinfônica, que os separa por cordas, sopro e percussão. Esperamos que você goste de saber tudo sobre os tipos de instrumentos musicais!

Instrumentos de cordas

Nosso primeiro grupo de instrumentos inclui aqueles em que o som é produzido a partir da vibração de uma corda tensionada.

O movimento pode ser de fricção, percussão ou, até mesmo, beliscada. Em todos, é importante ter a clareza de que o som diferirá conforme a espessura e o número de cordas.

Alguns registros apontam que o primeiro instrumento da categoria surgiu entre 35 e 15 mil antes de Cristo. Sua primeira versão era um arco musical, muito semelhante a um arco e flecha. Existiam, em síntese, três formas de tocá-lo: por meio da já citada fricção, batendo nos cabos ou com a boca.

Saiba que existem mais de 300 instrumentos catalogados na modalidade de cordas. Eles são subdivididos conforme a forma com que são tocados. A seguir, apresentaremos algumas das principais:

Instrumentos de corda beliscada

Os instrumentos de corda beliscada são aqueles impulsionados pelo toque com as mãos e/ou com a palheta. Alguns exemplos são:

Instrumentos de corda friccionada

Muitos tipos de instrumentos musicais podem ser tocados desta forma, mas existem alguns que se destacam. São eles:

Instrumentos de corda percutida

Antes de tudo, é preciso que você tenha clareza de que as cordas podem ser internas e/ou externas. Logo, os instrumentos de corda percutida são:

  • Berimbau;
  • Piano.

Instrumentos de sopro

Os instrumentos de sopro (ou de vento) são mais um dos tipos de instrumentos musicais da nossa lista. Em resumo, aqui o som é produzido a partir da vibração de uma coluna de ar. Portanto, ele mudará conforme a largura do tubo e o seu material.

A flauta é um dos exemplares mais antigos dessa família. Alguns registros apontam para a sua origem por meio da tentativa do homem de imitar os pássaros. Soprando ossos e bambus, o homem primitivo descobriu que poderia produzir belas sonoridades.

Conforme a nossa civilização evoluiu, os materiais base foram substituídos pelo plástico e pelos metais. Além disso, assumiram um papel de protagonismo na história de alguns estilos musicais, como o choro e o jazz.

Assim como os instrumentos de corda, os de sopro também são divididos em diferentes subcategorias. No entanto, para este tópico, traremos um olhar mais geral de alguns dos mais tocados, que são:

  • Clarinete;
  • Escaleta;
  • Fagote;
  • Flauta;
  • Flautim;
  • Gaita;
  • Saxofone;
  • Trombeta;
  • Trombone;
  • Trompete;
  • Tuba.

Instrumentos de percussão

A última categoria da classificação da orquestra sinfônica são os instrumentos de percussão. Neles, o som é produzido a partir do impacto, raspagem ou agitação de uma superfície. Muitas vezes, o movimento é feito com uma baqueta, como é o caso do tambor e da bateria.

Não há muitos registros sobre o princípio da história desses instrumentos. Já foram encontradas algumas representações em sítios arqueológicos de pessoas dançando ao redor de um tambor. Existem também outras correntes filosóficas que associam a sua criação à África, como parte de rituais de alguns povos do continente.

De um modo geral, os instrumentos de percussão são utilizados para dar ritmo aos mais variados estilos musicais. Por causa de sua grande variedade de formatos, tal grupo é um dos mais difíceis de subclassificar. Para o nosso conteúdo, vamos dividi-los de acordo com as alturas:

Instrumentos de percussão de altura indefinida

Eles costumam ser ouvidos somente como um ruído. Isso porque há a ausência de escala, produzindo apenas um som ou uma gama de sons reduzida. Alguns exemplos são:

  • Afoxé;
  • Agogô;
  • Castanhola;
  • Chocalho;
  • Pandeiro;
  • Tambor;
  • Tamborim;
  • Triângulo.

Instrumentos de percussão de altura definida

Já os de altura definida produzem sons harmônicos específicos. Assim sendo, permitem a afinação de suas notas para compor melodias específicas. Por exemplo:

Eletrofone

Os eletrofones não fazem parte da classificação oficial da orquestra sinfônica. No entanto, achamos importante trazê-los devido à sua relevância nos dias atuais.

Em seu funcionamento, o som é produzido a partir de circuitos elétricos oscilantes, transmitidos por meio de um alto-falante.

Por isso, a sua origem é associada ao surgimento da energia elétrica. Tanto que foi só a partir de 1940 que os eletrofones foram considerados uma categoria de instrumentos.

Porém, justamente por ser tão recente, a divisão entre subcategorias é um pouco mais delicada. Por isso, aqui nós vamos classificá-los da forma que consideramos mais simples de você entender: elétricos e eletrônicos.

Elétricos

Como o próprio nome já indica, os instrumentos elétricos são aqueles que possuem um dispositivo móvel que produz a sua própria energia, transformando-a em som.

É muito comum que eles utilizem caixas amplificadoras para projetar os sinais elétricos em forma de melodia. Alguns exemplos disso são:

Eletrônicos

Já nos eletrônicos, o som é produzido sem precisar do dispositivo. Em outras palavras, apenas por processos elétricos. Por exemplo:

  • Bateria eletrônica;
  • MIDI;
  • Pianos elétricos;
  • Sintetizadores.

Curtiu conhecer todos os tipos de instrumentos?

Ao longo deste artigo, te apresentamos os tipos de instrumentos musicais. Os de corda, de sopro, de percussão e o eletrofone. Dentro deles, existem outras subdivisões, como os instrumentos de corda beliscada, friccionada e percutida. Ou, até mesmo, os eletrofones elétricos ou só eletrônicos.

Para quem deseja entender de música, como vimos, não é necessário tocar um instrumento. Por outro lado, é essencial entender mais deles e compreender como o som é produzido em cada um. E neste processo, porque não escolher algum para aprender e aumentar a sua versatilidade enquanto músico?

E aí, o que você achou do conteúdo? Compartilhe o artigo com os amigos e fique ligado aqui no Cifra Club!

Foto de Ayllana Ferreira

Ayllana Ferreira

Jornalista apaixonada por conteúdo. Curiosa nata, geek e apaixonada por tudo o que envolve cultura. Escreve para o Cifra Club desde dezembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK