Cifra Club

Profissão músico: o que faz um luthier

Este texto vai te contar o que faz um luthier, profissional que salva a vida dos músicos! Afinal, quem nunca precisou daquela regulagem, ajuste ou conserto no instrumento?

Luthier consertando violão
Sem um luthier de qualidade, os músicos podem sofrer! (Foto/Pexels)

Nas últimas décadas, o Brasil tem se destacado pela proliferação de luthiers talentosos. Violões, guitarras e baixos produzidos em lutheria têm se tornado a preferência de vários instrumentistas, até mesmo no lugar de grandes fábricas estrangeiras!

O que é um luthier?

O luthier é o profissional que fabrica e conserta instrumentos musicais. Cuidar do seu instrumento inclui fazer regulagens periódicas, o que exige o trabalho de um luthier.

Fora isso, quanto mais for se desenvolvendo como músico, maior será a necessidade de customizar seu equipamento para o seu estilo. Aliás, personalizar guitarras, violões e etc. também é uma especialidade do luthier. 

Por que contratar um luthier?

Se você tem uma guitarra, violão, baixo ou outro instrumento e ainda desconfia do porquê de levar seu instrumento ao luthier, algo está errado.

É comum muitos músicos tentarem resolver problemas com o instrumento em casa. Porém, o ideal é que um luthier seja contatado. Ele vai oferecer as soluções certeiras para as falhas. 

Claro que a limpeza e a manutenção diária são práticas altamente recomendadas. Mas, frente a questões técnicas, não deixe de procurar um profissional. 

Além disso, alguns desequilíbrios na estrutura do instrumento podem não ser percebidos a olho nu. Por isso, o luthier é imprescindível nessas situações. 

Instrumentos feitos com madeira, por exemplo, costumam reter umidade do ambiente se contraindo ou se expandindo. Essa alteração afeta a afinação e a tensão das cordas, impactando o timbre e diminuindo a vida útil do instrumento.

Até mesmo o instrumento recém comprado deve ser avaliado por um luthier profissional, para verificar eventuais problemas de fabricação e regulagem. 

Caso o instrumento já tenha perdido o prazo de garantia, é ideal procurar um luthier. Ele identificará e solucionará problemas elétricos, instabilidades na afinação, fissuras na madeira e outros defeitos. 

Como escolher o melhor luthier?

Mesmo com o crescimento do e-commerce e dos serviços oferecidos pela internet, o bom e velho boca a boca ainda é o melhor marketing do luthier. Afinal, não existe propaganda melhor que um cliente satisfeito. 

Por isso, ouvir colegas e conferir as recomendações de pessoas do mercado pode te ajudar a escolher o profissional ideal.

Em compensação, para o luthier, ganhar a confiança do cliente pode significar contar com ele por um longo tempo. 

Qual a função de um luthier?

O luthier desempenha um trabalho muito especializado e detalhado. Por isso, cada profissional da área irá apresentar características singulares. 

No geral, o profissional luthier executa: 

  • Consertos simples;
  • Manutenção e limpeza;
  • Adaptações e melhorias de instrumentos;
  • Personalização de instrumento ao desejo do cliente;
  • Construção de instrumentos customizados.

O luthier tem competência para ajustar a tensão das cordas, polir a escala, regular o braço, trocar peças e restaurar a madeira. 

O trabalho do luthier começa no entendimento da demanda solicitada: o conserto ou a fabricação de um instrumento. Tal etapa demanda muita pesquisa e testes de moldes e design. 

Após a definição de técnicas a serem aplicadas no trabalho, ocorre o levantamento de fornecedores e matéria prima ideal. A pintura e o acabamento concluem a tarefa. 

Onde o luthier trabalha?

O luthier costuma atender em uma oficina ou em um estúdio particular. Outros locais em que pode ser encontrado são escolas de música, lojas de instrumentos (como consultores ou vendedores) e fábricas de instrumentos musicais.

Origem da profissão

Lutheria vem da palavra francesa “luth”, que significa “alaúde”, um instrumento pioneiro de cordas usado nas antigas civilizações. 

A lutheria é praticada desde a invenção do primeiro instrumento musical. Ao longo de milênios, as técnicas foram aprimoradas, mas foi apenas na Idade Média que a atividade se formalizou. 

Com o desenvolvimento do ofício, passaram a surgir os primeiros destaques na lutheria. No século XVII, nomes como Antonio Giacomo Stradivari já chamavam a atenção.

Stradivari criou várias técnicas de produção adotadas até hoje. Entre elas, utilizar tetraborato de sódio na madeira para melhorar a propagação do som.

Luthiers famosos

Nas últimas três décadas, o Brasil registrou crescimento não só dos nomes dessa técnica no país, mas também do reconhecimento a eles. Confira alguns dos destaques na lutheria

  • Seizi Tagima: fundador da marca que leva seu nome; 
  • Alex Cheruti: já prestou serviços para Caetano, Steve Morse e outros artistas notáveis da música; 
  • Márcio Zaganin: especialista em amplificadores e assistência técnica para várias marcas;
  • Lineu Bravo: sabe tudo de violões, cavaquinhos e bandolin;.
  • Shigemitsu Sugiyama: trabalhou na Giannini nos anos 70 e foi o primeiro luthier a usar o pau-brasil na construção de um violão;
  • Sérgio Abreu: ajudou a criar um dos mais famosos violões semi-artesanais do Brasil, o Giannini Modelo Abreu;   
  • Jônatas Kerr: comanda o incrível projeto Lutheria de Pobre

O que o luthier precisa estudar?

Para praticar a lutheria, é necessário ter conhecimento em música e acústica, habilidades de marcenaria e desenho, além de ter noções de elétrica e mecânica. Ademais, ao longo da prática, o luthier acaba empregando técnicas ligadas a física e a química.

Assim como várias outras ocupações ligadas à música, a formação para luthier é escassa. Até hoje, o conhecimento em lutheria é transmitido, na maioria das vezes, de mestres para aprendizes.

O Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do MEC (Ministério da Educação), lista um curso especializado: Técnico em Fabricação de Instrumentos Musicais.

Por se tratar de um serviço altamente especializado, a lutheria apresenta boa remuneração. Além disso, é uma atividade de mão de obra artesanal. 

A alta demanda e o fato de existirem poucos luthiers no mercado fazem com que o ganho desse profissional seja acima da média.

Quais instrumentos feitos/consertados por um luthier?

Devido à sua história, o luthier teve o nome associado ao trabalho com instrumentos de corda acústicos com corpo de madeira, como violino, viola e violoncelo.

Mas, ao longo dos tempos, sopros e demais tipos de instrumentos foram incluídos ao leque de um luthier.

A partir do século XX, instrumentos elétricos ampliaram o campo de atuação da lutheria, que passou a trabalhar também com guitarra elétrica, baixo e outros. Atualmente, existem luthiers também especializados em teclados e percussão.

Agora, além de saber o que faz um luthier e a importância desse profissional, compartilhe este artigo com seus colegas músicos! Além disso, continue acompanhando o Blog do Cifra Club para mais conteúdo de qualidade!

Foto de Geraldo Paim

Geraldo Paim

Jornalista e produtor de conteúdo. Fissurado em música e ligado em artes, história e crítica cultural. Cantor e compositor, além de tocar violão, guitarra, piano e baixo.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK