Cifra Club

Conheça a história da criação da guitarra elétrica

Quem inventou a guitarra elétrica? Essa é uma pergunta difícil de responder. Assim como a maioria das invenções, a guitarra foi resultado de várias pequenas criações ao longo dos anos. Portanto, há diversos eventos e nomes de pessoas e de empresas que precisam ser citadas para conhecer bem essa história.

Leo Fender trabalhando em modelo de guitarra
Leo Fender, certamente, é um dos nomes mais relevantes quando falamos da história da guitarra elétrica (Foto/Reprodução/Internet)

É claro que as primeiras versões do instrumento são bem diferentes daquilo que conhecemos hoje. Afinal, desde os primeiros modelos, muitas inovações tecnológicas foram somadas até chegarmos aos padrões que temos atualmente. Quer entender melhor como foram essas transformações todas? Então, vem com a gente!

Todas as respostas para “Quem inventou a guitarra elétrica?”

A fim de facilitar seu entendimento, criamos uma linha do tempo explicando não só quem inventou a guitarra elétrica, bem como os responsáveis por cada parte e, além disso, a época dos acontecimentos que marcaram a história.

Assim, você conhecerá com detalhes as diversas etapas dessa evolução e saberá tudo sobre quem inventou a guitarra elétrica. Confira!

1890 — George Breed registra a patente do violão elétrico

Em 2 de Setembro de 1890, o oficial da marinha dos Estados Unidos, George Breed, registrou a patente de um design para violão elétrico. Sua invenção se baseava em fazer as cordas vibrarem perto de um campo magnético, que era, digamos, o trisavô dos captadores que temos hoje.

Apesar de ser bastante inovadora, a criação de Breed era muito pesada e, além disso, produzia um som muito diferente daquilo que chamamos de guitarra.

1923 — LIoyd Loar monta um protótipo de guitarra com captação elétrica

LIoyd Loar era um músico muito respeitado em sua época, e seus instrumentos favoritos eram o bandolim e a viola. Como resultado do sucesso artístico, viajou diversas vezes pelos Estados Unidos e pela Europa.

Além disso, Lloyd também era luthier e engenheiro de som. Assim, trabalhou para a Gibson durante muitos anos, tanto produzindo instrumentos quanto divulgando a empresa em seus trabalhos como músico.

Então, em 1923, ele construiu um protótipo de uma guitarra-harpa elétrica, tida por muitos como a primeira guitarra elétrica da história. Por isso, em muitos lugares você lerá que foi Lloyd Loar quem inventou, de fato, a guitarra elétrica!

Guitarra-harpa elétrica
Modelo da guitarra-harpa elétrica de Lloyd Loar (Foto/Reprodução/Internet)

Atualmente, o protótipo faz parte da coleção de Skip Maggiora, dono da rede de lojas Skip’s Music. Porém, na época da criação, esse ainda não era o foco da Gibson, então o projeto de Lloyd acabou sendo recusado.

Mas ele não parou por aí. Logo depois, em 1924, construiu um baixo elétrico e se apresentou em um concerto com uma viola elétrica de sua própria autoria.

Posteriormente, cansado de lutar por sua invenção, abriu a empresa Vivi-Tone, a fim de unir o acústico com o elétrico. Infelizmente, a companhia logo desistiu da linha e passou a produzir apenas teclados.

1928 — Instrumentos elétricos da Vega e da Stromberg-Voisinet

Ainda nos anos 20, o instrumento que dominava o mercado era o banjo. Por isso, as empresas investiam bastante em avanços tecnológicos para o instrumento. Assim, em 1928, a Vega foi uma das primeiras marcas a lançar um modelo de banjo elétrico.

Entretanto, foi a Stromberg–Voisinet que lançou no mercado o violão elétrico. A empresa não investiu muito nessa linha, mas acabou entrando para a história por causa do feito.

1931 — Adolph Rickenbacker e George Beauchamp colocam a guitarra elétrica no mercado

Adolph Rickenbacker era um engenheiro elétrico suíço que tinha uma loja em Los Angeles junto ao músico George Beauchamp.

No início da década de 30, Beauchamp andava decepcionado com a indústria dos instrumentos musicais, que tinha se recusado a lançar guitarras elétricas. Muito parecido com LIoyd Loar, mas com a diferença de que George havia realmente otimizado com sucesso a tecnologia do instrumento. 

Então, a dupla Rickenbacker e Beauchamp criou a Ro–Pat–In Corporation, empresa que lançou a primeira guitarra elétrica moderna, de som amplificável e comercialmente viável. Tudo isso em 1931!

Diferente dos modelos anteriores, o instrumento deles tinha uma boa qualidade de som, suficiente para que fosse utilizado em um cenário profissional musical.

1935 — A Gibson volta ao jogo

Em 1935, a Gibson finalmente acordou e entrou para o mercado de elétricos com o modelo E-150. Um ano depois, a empresa lançou o modelo de guitarra ES Electric Spanish, que marcou a história por ser o primeiro a conter os famosos buracos em “f”.

E assim, começou para valer a trajetória dessa fabricante que, ao longo do século XX, produziu algumas das guitarras mais icônicas da história do rock. Desse modo, a Gibson é considerada uma das principais marcas do instrumento.

1947 — Paul Bigsby e Merle Travis: a guitarra com corpo sólido

O músico Merle Travis entrou em contato com o inventor Paul Bigsby em 1947, querendo construir a primeira guitarra elétrica com o corpo sólido.

Não demorou muito para que eles alcançassem esse objetivo. Como resultado disso, fizeram um instrumento com design inovador, mais fino e com todos os seis reguladores de afinação do mesmo lado da headstock. Um verdadeiro marco!

1950 — Leo Fender populariza o modelo de corpo sólido

Leo Fender, fundador da empresa que leva seu sobrenome, aprovou a invenção de Bigsby e Travis e resolveu produzir em massa guitarras de corpo sólido. O modelo de Fender era muito superior aos de sua época, possuindo som mais limpo, com ressonância de cordas excelente.

Com apenas um captador, seu modelo foi lançado em 1950 e tinha o nome de Broadcaster. Ela se tornou a primeira guitarra elétrica com o corpo sólido a ter sucesso comercial.

Foi só depois do seu lançamento que o nome Broadcaster foi substituído por Telecaster, por conta de uma disputa judicial envolvendo o primeiro título. Acontece que a marca rival Gretsch já tinha registrado Broadkaster em seu catálogo.

1952 — A chegada de Les Paul

Em 1927, um menino de 12 anos colocou um captador e o receptor de voz do telefone dos pais debaixo das cordas do seu violão. Em seguida, conectou tudo no rádio e fez funcionar um incrível amplificador caseiro.

Esse menino se chamava Les Paul, e é por causa dele que hoje existem as famosas guitarras batizadas com seu nome.

Em 1939, ele começou a trabalhar em um modelo sólido e elétrico, que era algo como um Frankenstein de instrumentos. Ele juntava um pedaço de pinho a partes de um modelo Gibson L e peças de uma Epiphone. Então, Les Paul apresentou o resultado para a Gibson, que não aceitou lançar o modelo exótico.

Porém, em 1950 a mesma Gibson procurou Les Paul para lançar sua criação, pois o modelo Telecaster, da Fender, estava dominando o mercado. Assim, a marca assinou contrato com o guitarrista, que viu o instrumento ser lançado com seu nome já no ano seguinte.

1952 — A Gibson cria a guitarra de dois braços (double neck)

Depois de experimentar uma guitarra de dois braços com um mesmo corpo acústico, a Gibson desenvolveu o modelo com dois sistemas independentes de captação.

O modelo definitivo, batizado de EDS-175, apresentava uma chave seletora para alternar entre os captadores dos braços superior e inferior. O de cima possuía 12 cordas, e o inferior as comuns 6 cordas.

Um dos principais propagadores desse modelo foi o músico Earl Hooker, uma lenda do Chicago blues. Mais tarde, outros grandes guitarristas aderiram à novidade. Confira, por exemplo, a lenda Jimmy Page em ação com uma guitarra de dois braços:

1964 — A chegada da guitarra sintetizada

Certa vez, em 64, Robert Moog apresentou à AES o primeiro modelo de sintetizador para instrumentos musicais. O protótipo tinha um preço muito elevado, mas se destacava pela inovação, que permitia criar diferentes sonoridades a partir do que era tocado.

O sistema está na base do que depois se desenvolveu como os pedais que temos atualmente, e que muitos consideram uma parte inseparável da guitarra. Até hoje, a Moog Music é uma referência na produção de pedais para guitarristas.

E aí, descobriu quem inventou a guitarra elétrica?

Como você viu, existem muitas respostas diferentes para a simples pergunta “quem inventou a guitarra elétrica”. Mas é assim mesmo que funciona a história da música e das invenções, com as criações de uns sempre inspirando as ideias de outros.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe com seus amigos e fique ligado no Cifra Club para mais curiosidades do mundo da música!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK