Cifra Club

Quem foi Rita Lee? Conheça o legado deixado pela artista

Explore a vida e a carreira da lendária Rainha do Rock, que deixou um legado duradouro na música!

Cantora, compositora, multi-instrumentista, escritora e ativista brasileira: tudo isso é importante para entender quem foi Rita Lee. Mas, acima dos seus dons artísticos, foi sua irreverência, coragem e atitude que a fizeram despontar para o Brasil. Ao som do rock, Rita Lee lutou pela liberdade contra tudo aquilo que tentava fazê-la parar.

Rita Lee posando para sessão de foto com a mão apoiada no rosto
Rita nos deixou aos 75 anos, após décadas de colaboração para a música brasileira (Foto: Divulgação)

Assim, livre, percorreu diversos estilos, como psicodelia, tropicalismo, pop rock e disco, flertando até com a bossa nova. Como resultado, construiu uma carreira sólida, que definiu a história do rock nacional, tanto ao lado dos Mutantes quanto em carreira solo. 

Intitulada como Rainha do Rock nacional, Rita Lee Jones, a “Ovelha Negra”, foi referência para muitos, dentro e fora da música. Ela deixa um país órfão de sua presença, mas jamais de sua arte. Por isso, venha conosco saber mais sobre a história de Rita Lee!

Como Rita Lee ficou famosa?

Rita Lee ficou famosa ao aparecer como uma das primeiras mulheres a tocar guitarra no palco, com irreverência e nenhum pudor. Ao lado de Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, a artista foi integrante da banda Os Mutantes durante um período de seis anos.

Juntos, gravaram alguns álbuns, alguns dos mais relevantes do cenário nacional, como Tropicália e ou Panis et Circenses (ao lado de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa, Nara Leão e Tom Zé).

Além disso, canções como Ando Meio Desligado e A Minha Menina ganharam o Brasil, levando tanto a artista quanto a banda para o estrelato.

Para além de companheiros de banda, Rita Lee e Arnaldo Baptista também foram casados durante quatro anos e viveram entre apresentações e conflitos.

Por que Rita Lee foi expulsa dos Mutantes?

A soma de um casamento conturbado com Arnaldo Baptista com divergências criativas levaram à saída de Rita Lee dos Mutantes, em 1972. Apesar da expulsão, a história de Rita Lee como uma artista relevante não terminava por aí.

Após a sua saída, Rita formou com amigos a banda Tutti Frutti, onde assumiu não só os vocais, como também piano, gaita, violão e sintetizador. Assim, a nova banda lançou em 1974 o seu primeiro álbum, intitulado Atrás do Porto Tem uma Cidade.

Mas foi com o disco Fruto Proibido, do ano seguinte, que a consagração do grupo veio. Aliás, a canção de mesmo nome é um dos destaques do projeto.

O álbum tornou-se um clássico do rock nacional, devido aos sucessos Agora só Falta Você, Esse Tal de Roque Enrow e Ovelha Negra. Juntamente aos hits, veio a vendagem de mais de 200 mil cópias e o título de Rainha do Rock brasileiro!

Os discos seguintes contavam com composições de Raul Seixas e Paulo Coelho, como a faixa Bruxa Amarela, de 76. No mesmo ano, Rita conheceu o músico Roberto de Carvalho e iniciou talvez a maior parceria de sua vida, dentro e fora dos palcos.

Como Rita Lee e Roberto de Carvalho se conheceram?

Rita e Roberto se conheceram em um show de Ney Matogrosso no início dos anos 70, tendo o cantor do Secos e Molhados como cupido. Após o evento, todos saíram para jantar, e o casal deu início a um romance que renderia frutos, musicais e de vida.

Foi também nessa época, já namorando Roberto, que Rita foi presa, mesmo estando grávida de seu primeiro filho, Beto Lee, pelo porte de maconha. Tal episódio marcou não só a biografia de Rita Lee, mas também a maneira como a ditadura militar procedeu durante o seu regime.

Apesar de mudar para prisão domiciliar, Rita não se intimidou e tampouco se deixou levar pela censura. Nesse sentido, lançou Arrombou a Festa, novamente em parceria com Paulo Coelho.

Rita e Roberto são pais de Beto, Antônio e João. Ao mesmo tempo que a família era construída, os sucessos também. Logo, as canções Mania de Você e Lança Perfume, compostas em conjunto, inauguram uma fase mais pop da cantora.

Após os álbuns Rita Lee e Roberto de Carvalho (ou Flagra), Rita e Roberto, Flerte Fatal, Zona Zen e outro homônimo, a dupla se separou profissionalmente.

A pausa durou alguns anos, enquanto Rita se aventurava na apresentação de programas, compunha abertura de novelas e inovava com o disco Bossa ‘n’ Roll, de 1991.

Depois, em 95, Roberto voltou aos palcos e participou de grandes marcos da biografia de Rita Lee. Por exemplo, a abertura do show dos Rolling Stones e o lançamento do Acústico MTV, em 98.

O projeto contou com as participações de Cássia Eller, Paula Toller, Titãs e Milton Nascimento.

Quantas músicas Rita Lee compôs?

Seu dom com as palavras se traduziram em centenas de composições. Ao todo, foram 324 músicas e 642 gravações creditadas em seu nome, catalogadas no Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad).


Qual foi o maior sucesso de Rita Lee?

Rita Lee acumulou diversos hits durante a sua carreira, tornando difícil eleger apenas um como grande sucesso. Apesar de, segundo o Ecad, Mania de Você ser a música mais tocada da cantora nos últimos 10 anos, há várias outras faixas de destaque.

Assim, dentre as canções mais tocadas de Rita Lee, estão:


Quando e por que Rita Lee parou de cantar?

Do final dos anos 90 para o começo dos anos 2000, a artista seguiu um ritmo intenso de lançamentos, composições e turnês. Porém, em 2012, devido à fragilidade física, anunciou sua aposentadoria dos shows.

Sua última canção lançada foi Change, de 2021, que integrou a trilha sonora da novela Um Lugar ao Sol. Em seguida, em 2022, ela foi homenageada pelo Grammy Latino por suas contribuições à indústria fonográfica, recebendo o Lifetime Achievement Award.

Mas sua arte não para por aí. Ela estampou sua rebeldia em duas biografias (Rita Lee: Uma Autobiografia, de 2016, e Rita Lee: Outra Autobiografia, anunciada em 2023). Além disso, lançou livros infantis e de ficção.

Mas, apesar de uma carreira brilhante, a história de Rita também é marcada pelo diagnóstico de câncer. Nesse sentido, em 2021 ela descobriu um tumor no pulmão, e, após tratamentos, obteve melhora. Porém, de maneira geral, sua saúde continuou vulnerável, levando a novas internações e, posteriormente, ao triste falecimento.

Celebre a biografia de Rita Lee!

É impossível resumir quem foi Rita Lee e todo o seu legado em uma breve biografia. Sua irreverência atravessou gerações e, de mau exemplo, tornou-se referência.

Foi ode à liberdade feminina e reforçou com um certo tom de deboche que o rock ‘n’ roll pode – e deve – ser feito por mulheres.

Tratou com tamanha honestidade questões sobre sexo e drogas, da mesma maneira que defendeu os animais. Assim, intensa e rebelde em tudo o que se propôs a fazer, questionou a juventude dos anos 60, 70 e a de agora.

E, se você quer celebrar o legado da Rainha do Rock, nada melhor do que aprender a tocar os sucessos de Rita Lee!

Desculpa o auê, Rita. É que para pedir silêncio por você, primeiro vamos fazer barulho.

Foto de Laryssa Costa

Laryssa Costa

Jornalista, também graduada em Letras e com especialização em Música e Negócios. Amante e pesquisadora da música, viciada em shows e biografias. Escreve para o Cifra Club desde junho de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK