Cifra Club

Palm muting: o que é e como fazer?

Fala, colega das cordas! No artigo de hoje, trazemos um tema muito especial: a técnica de palm muting. Tanto na guitarra quanto no violão, e até mesmo no baixo, esse recurso é extremamente utilizado nos mais variados estilos musicais.

Guitarrista fazendo palm muting
O abafamento das cordas é uma técnica bastante utilizada pelos guitarristas, sobretudo no metal (Foto/Pexels)

Nesse sentido, vamos explicar o conceito do palm mute e dar dicas bem bacanas que vão facilitar a sua evolução na execução dessa técnica. Além disso, destacaremos algumas músicas para você tirar e aperfeiçoar o fundamento.

Então, é hora de empunhar seu instrumento, pegar uma palheta e abafar muitas notas com a gente!

O que é palm muting?

Antes de mais nada, é importante frisar que o palm muting é uma das principais técnicas de guitarra e violão. Ao lado de bends, vibratos, ligados, slides e harmônicos, o recurso é simplesmente essencial para quem toca instrumentos de cordas.

Vamos lá: o palm mute significa abafar as cordas com a mão direita (no caso dos destros). Isso cria um som seco, de menor sustentação, que gera um efeito todo especial.

Com sonoridade limpa, o timbre fica bem destacado e percussivo. Já com o uso de distorção, a técnica fornece bastante agressividade – esse é o segredo das bases de guitarra “malvadas” de heavy metal!

Ah, nas tablaturas, o palm muting é caracterizado pela sigla PM. Quando várias notas seguidas usam o recurso, é comum apenas a primeira apresentar as letras, enquanto as demais possuem um pontinho em cima delas como indicação.

Como tocar o palm mute?

Primeiramente, encoste a lateral da mão direita nas cordas, perto da ponte. Você precisa achar a posição certa. Se ficar muito afastado da ponte, o som das notas será praticamente nulo, ou seja, você só vai ouvir um som abafado. Se ficar em cima da ponte, praticamente não haverá abafamento.

Nesse sentido, mova a mão e teste o posicionamento que soar melhor. O timbre deve ficar seco, mas ainda assim você tem de conseguir distinguir as notas, ok? Geralmente, a posição ideal é bem ali onde as cordas estão saindo da ponte, mas isso pode variar de guitarra para guitarra.

Não precisa fazer força ou pressão excessiva no movimento do palm muting. Relaxe a mão e, simplesmente, a coloque em cima das cordas, deixando o peso natural dela fazer o trabalho para você.

Em seguida, palhete as cordas que estão sendo abafadas. Isso pode ser um pouco difícil no começo, pois a mão fica “travada” por conta do palm mute. Porém, logo você se acostuma, beleza?

6 dicas para melhorar a execução do palm muting

Agora, confira conselhos eficientes para você ter melhor noção de como funciona o palm mute na prática. Claro, por consequência, você evoluirá na tocabilidade da técnica também. Vamos às dicas!

Comece em apenas uma corda

Devagar e sempre! Para iniciar a prática, faça o palm muting em apenas uma corda, como o “mizão” – pois em cordas graves é mais fácil de executar. Encontre a posição ideal da mão e faça as palhetadas, aumentando a velocidade aos poucos.

Logo depois, passe para a corda Lá e realize o procedimento novamente. Faça a mesma coisa com todas as cordas de maneira individual. Você vai notar que nas agudas é um pouquinho mais difícil de executar o palm muting com precisão, mas é questão de prática.

Agora, faça mudanças de corda

Uma vez que você já consegue fazer o abafamento de maneira correta nas cordas individualmente, é hora de treinar a passagem entre elas.

Você pode treinar digitando o shape de uma escala que você domina, como a pentatônica ou a maior natural. Suba e desça a escala abafando todas as notas. Conforme você for chegando às cordas agudas, será necessário reposicionar a mão do palm mute, certo?

Em seguida, treine a técnica com acordes, power chords, double stops (duas cordas ao mesmo tempo) e por aí vai. Misture com outras técnicas e pratique também tanto com palhetada normal quanto com alternada.

Use uma boa distorção

As bases nervosas e cavalgadas de heavy metal são um dos principais motivos para aprender palm muting, não é verdade? Dessa forma, utilizar uma boa distorção é fundamental para dar o efeito certo à técnica.

Regule o ganho com atenção, tomando cuidado para não exagerar e “borrar” o timbre. Em contrapartida, se tiver pouca saturação, o som ficará sem peso. Portanto, encontrar o equilíbrio é fundamental.

Ao mesmo tempo, a equalização também é muito importante. Os graves precisam estar presentes, mas, se passar do recomendado, o som ficará embolado. Experimente ainda retirar um pouquinho dos médios e acentuar levemente os agudos – essa é a famosa equalização em V, muito usada no heavy metal. 

Tenha uma palhetada firme e limpa

Você lembra que dissemos para não pressionar as cordas com a mão? Continue assim, porém não esqueça de deixar a palhetada firme. Principalmente em bases pesadas com distorção, a pegada faz toda a diferença. Então, palhete com atitude!

Falando nisso, a palheta também deve ser adequada, com uma boa espessura. Se ela for fina demais, o som ficará fraco e sem graça. Anotou aí?

Seja preciso no tempo

Quando fazemos o palm mute, as notas ficam com pouca duração, bem destacadas. Isso naturalmente já fornece um “swing” diferenciado à execução. Portanto, tocar no tempo correto é fundamental.

Nesse sentido, treine com metrônomo ou uma batida de bateria eletrônica, elevando o andamento aos poucos. Assim, você aperfeiçoará a sua precisão rítmica de maneira muito eficaz.

Além disso, esse método é bem interessante para conquistar resistência, já que muitas músicas têm bases com palm mute o tempo todo.

Cordas grossas podem ajudar no palm muting

No violão ou na guitarra, seja como for, cordas de maior calibre vão gerar um som mais cheio para a técnica de palm muting. Essa é a preferência de muitos músicos, porém não é uma regra. Fica apenas como uma sugestão para você experimentar, ok?

Do mesmo modo, a altura das cordas também faz diferença. Se estiverem baixas demais, ocorrerá trastejamento, fator que pode prejudicar – e muito – o palm mute. Então, fique ligado!

3 músicas para treinar palm muting

Para que você possa aplicar as dicas acima, trazemos aqui algumas sugestões de músicas fáceis para treinar a técnica de palm muting. Se liga só:

Every Breath You Take — The Police

Essa música foi (e ainda é) um sucesso extraordinário. Não há quem não reconheça a guitarra da introdução da faixa, aquele arpejo limpo e muito bonito. E o que mais ele tem? Sim, palm mute!

Se você reparar bem, todas as notas do arpejo são abafadas, criando esse som tão característico. Portanto, essa é uma ótima música para treinar o fundamento. Confira a nossa videoaula completa de Every Breath You Take:

When I Come Around — Green Day

O riff principal do hit When I Come Around usa a técnica de palm mute de uma maneira muito interessante. Com ele, você vai intercalar as notas abafadas com palhetadas soltas, acentuando em tempos diferentes. 

Depois de dominar essa música, você pode se arriscar a aprender alguns riffs de heavy metal com palm muting. Assista à aula da música do Green Day: 

Posso Voar — Anderson Dantas

Para os amantes de violão, trazemos aqui uma bela canção gospel do cantor Anderson Dantas. A introdução de Posso Voar tem apenas três acordes: C#m, A9 e E, todos abafados com palm mute.

Note que o ritmo da palhetada se mantém constante, sendo um bom treino de resistência. Ouça a seguir: 

Aprimore o palm muting e muito mais

Quer aperfeiçoar o palm muting e muitas outras técnicas com um método online de alta qualidade e preço acessível? Então, não perca tempo e faça parte do Cifra Club Academy, a nossa plataforma de cursos que aborda vários instrumentos musicais, incluindo guitarra e violão!

Hoje, ficamos por aqui. Um abraço e até a próxima!

Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK