Cifra Club

15 músicas sertanejas para treinar dedilhado no violão

Separamos as melhores cifras sertanejas com dedilhados fáceis para você tocar hoje mesmo!

Se você ama música sertaneja e quer se aprimorar no violão, este é o lugar certo! Isso porque vamos te indicar 15 músicas sertanejas para treinar dedilhado. Essa técnica é amplamente utilizada pelos artistas do gênero musical e gera um resultado sonoro muito bonito.

Músico tocando violão com dedilhado
Aperfeiçoar o dedilhado é um passo importante para qualquer violonista (Foto: Reprodução/Pexels)

Nesse sentido, você vai conferir dicas simples e certeiras para acertar a mão nessa abordagem do violão sertanejo. Em outras palavras, depois de tirar as 15 faixas aqui listadas, o seu nível no instrumento subirá consideravelmente!

Então, bora conferir cifras sertanejas com dedilhados fáceis?

Músicas sertanejas para treinar dedilhado

Afinal, como melhorar o dedilhado no violão? Olha só: há muitas formas de atingir esse objetivo, mas a melhor é praticando com músicas.

Como resultado, você enriquece o seu repertório ao mesmo tempo em que treina o movimento. Ademais, não há como negar que aprender canções é mais estimulante do que fazer exercícios, né?

Além disso, não se preocupe se você é iniciante, porque as músicas abaixo não apresentam grande complexidade. Obviamente, um ou outro trecho pode exigir mais treino para ser tocado perfeitamente, mas temos certeza de que você dará conta do recado.

Se liga só nas músicas que separamos para você hoje:

  • Flor e o Beija-flor
  • Evidências
  • Convite de Casamento
  • Tocando em Frente
  • Caso Indefinido
  • Na Hora de Amar
  • Dois Corações e Uma História
  • Louca de Saudade
  • Graveto
  • Frio da Madrugada
  • Vestido de Seda
  • Madri
  • Notificação Preferida
  • Escreve Aí
  • Mudando de Assunto

1. Flor e o Beija-flor — Henrique e Juliano

Primeiramente, uma música bem fácil para aquecer. Flor e o Beija-flor está no tom de C e possui apenas 6 acordes, todos básicos. Apenas atente-se ao F devido à pestana, beleza? O dedilhado deve ser feito com os dedos, seguindo a tablatura presente na cifra da canção. Certifique-se de que todas as notas saiam bem definidas e niveladas.

2. Evidências — Chitãozinho & Xororó

A clássica faixa Evidências conta com um dedilhado no violão em boa parte do arranjo. Antes de tudo, ouça a música para compreender o padrão do dedilhado, que varia um pouco. Usar uma palheta cai muito bem para extrair um timbre mais brilhante e destacado. No mais, tire direitinho as convenções e tenha paciência para memorizar os 25 acordes da música.

3. Convite de Casamento — Gian e Giovani

Com exceção do refrão, todas as partes da música Convite de Casamento são tocadas de forma dedilhada no violão. Não há muitas variações no padrão da técnica, o que acaba facilitando na hora de tocar. O grande desafio são os 4 acordes com pestana, pois, se você não pressionar as cordas como deve, o dedilhado soará estranho.

4. Tocando em Frente — Almir Sater

Na videoaula abaixo de Tocando em Frente, há duas principais linhas de violão que se complementam muito bem. Assim, ambas têm trechos dedilhados, que percorrem todo o braço do instrumento. A música está no tom de C e possui poucos acordes, somente 4, e o único que vai te exigir um pouco mais é o F9.

5. Caso Indefinido — Cristiano Araújo

Agora, uma música que apresenta mais técnicas de violão. Para tocar Caso Indefinido, você vai usar apenas os dedos. Repare que o dedilhado mescla com uma levada, além de ser intercalado com frases que usam slides e ligados. Para te ajudar na missão de aprender essa música, confira todas as dicas na aula abaixo:

6. Na Hora de Amar — Gusttavo Lima

Na Hora de Amar tem trechos dedilhados que antecedem partes com batidas rítmicas. Dessa forma, trata-se de uma ótima música para treinar a constante mudança de abordagem da mão direita (para os canhotos, a esquerda). Falando da harmonia, há alguns acordes com extensões e baixos invertidos, mas nada de outro mundo.

Aliás, já que tocamos no assunto das batidas sertanejas, aqui vai uma dica para você: que tal ingressar em um curso voltado para a sua evolução no violão tocando ritmos sertanejos? Conheça o Cifra Club Academy!

Curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy

7. Dois Corações e Uma História — Zezé Di Camargo e Luciano

O maior desafio de Dois Corações e Uma História está na introdução, que traz um dedilhado com um tema melódico e algumas firulas. No entanto, quando entra a voz, o padrão do dedilhado se mostra mais simples. Assim, não tem segredo – basta seguir o passo a passo da nossa videoaula:

8. Louca de Saudade — Jorge e Mateus

Em Louca de Saudade, o dedilhado possui alternâncias. Às vezes, executa as notas de forma simultânea; em outras partes, as cordas são tocadas sequencialmente. Seja como for, o polegar fica a cargo dos bordões (cordas mais graves), enquanto os demais dedos são os responsáveis pelas primas (cordas agudas).

9. Graveto — Marília Mendonça

Graveto tem padrões de dedilhado muito interessantes, que destacam as cordas agudas e apresentam pequenos temas melódicos. Assim, trata-se de uma verdadeira aula de como arranjar uma música sertaneja. A canção está no tom da A, mas use um capotraste na 2ª casa e toque os acordes no formato de G, combinado?

10. Frio da Madrugada — Rionegro e Solimões

Apenas 6 acordes compõem a cifra de Frio da Madrugada, que tem um dedilhado com variações que seguem a melodia vocal. Ao mesmo tempo, o andamento da música é lento, o que facilita ainda mais a execução. Sem dúvida, é uma das mais fáceis músicas sertanejas para treinar dedilhado.

11. Vestido de Seda — Teodoro e Sampaio

Um dedilhado calmo e tranquilo está presente em várias partes de Vestido de Seda. Dessa forma, toque com os dedos e preze pela sensibilidade. Além disso, tenha em mente que a cifra da música, que está na tonalidade de G, conta com apenas 5 acordes básicos.

12. Madri — Fernando e Sorocaba

Na introdução da versão original de Madri, o violão é tocado com uma técnica especial, que mistura dedilhado com palhetadas. No entanto, como se trata de um recurso de nível avançado, nossa videoaula abaixo simplifica para você, juntando o dedilhado a uma levada padronizada:

13. Notificação Preferida — Zé Neto e Cristiano

Notificação Preferida está no tom de G#m. Assim, fica mais fácil tocar colocando um capotraste na 4ª casa e tocando os acordes no shape de Em. Ao mesmo tempo, a faixa contém um dedilhado simples, mas muito bonito.

14. Escreve Aí — Luan Santana

O dedilhado de Escreve Aí é perfeito para treinar a constância de movimentos. Busque reproduzir direitinho as pausas, pois dão um charme especial à linha de violão, ok? Além disso, tenha atenção para não se perder durante as trocas de acordes – são 10 shapes no total, sendo 2 com pestana.

15. Mudando de Assunto — Henrique e Juliano

Outra música de Henrique e Juliano para encerrar a nossa lista de cifras sertanejas com dedilhados fáceis. Mudando de Assunto fica ótima com violão de cordas de nylon e apresenta um dedilhado de extremo bom gosto. Os 10 acordes estão no tom de E, sendo que metade deles tem cordas soltas. Nesse contexto, só tenha cuidado para não acelerar o andamento, ok?

Aqui, chegamos à parte final do artigo de hoje. Esperamos que tenha curtido a nossa lista de músicas sertanejas para treinar dedilhado no violão! Definitivamente, aprender essas canções fará de você um músico muito melhor.

E você sabia que, no curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy, há uma forma muito mais rápida e garantida de dominar as técnicas do estilo? Isso porque a nossa plataforma de ensino musical online oferece aulas de alta qualidade por um preço bem acessível.

Para completar, as vantagens de estudar violão conosco são várias. Saca só:

  • Estudar de onde e quando quiser (basta ter acesso à internet);
  • Materiais de apoio;
  • Com a mesma assinatura, acesso a todos os outros cursos da plataforma (são mais de 10);
  • Lives e canal no Telegram exclusivos para tirar dúvidas;
  • Acesso automático ao Cifra Club Pro (que inclui benefícios como navegação sem anúncios no site e recebimento de newsletters exclusivas).

Então, está esperando o que para estudar violão sertanejo com a gente?

Enquanto isso, você pode conferir também o nosso e-book gratuito de introdução ao violão sertanejo!

E-book de violão sertanejo do Cifra Club Academy
Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK