Cifra Club

As 10 melhores músicas românticas brasileiras para tocar no violão

Neste artigo, reunimos uma lista de músicas românticas brasileiras para você tocar no violão, acompanhadas de dicas certeiras para aprender, de fato, sem dificuldades!

Caetano Veloso tocando violão e cantando em show
Caetano Veloso expressando o amor através de sua música (Foto/Reprodução/Internet)

Você concorda que a música brasileira é linda, exuberante e sabe contar histórias de amor incríveis? Para a nossa sorte, são muitas obras bonitas. Sendo assim, selecionamos as melhores músicas românticas brasileiras para tocar no violão.

Se você gosta de canções apaixonadas, é bem provável que conheça ou já toque alguma delas. No entanto, nada te impede de absorver mais conhecimento com a nossa seleção. Afinal, um bom romance sempre cai bem!

10 músicas românticas brasileiras para ampliar o seu repertório

Assim, você conhecerá obras de estilos musicais diferentes, mas que têm um ponto em comum: o tema romântico. Além disso, vamos dar dicas certeiras para facilitar a execução no violão. Está preparado? Então, vamos lá!

Sozinho

Começando por um clássico da música brasileira, a canção Sozinho foi composta por Peninha e imortalizada na voz de Caetano Veloso. Possui o andamento moderado e melodia fácil de entoar. Para executar o caráter intimista da canção, busque atacar as cordas com suavidade.

Além disso, mesmo na versão simplificada, a progressão dos acordes exige a pestana. Contudo, vale a pena se dedicar para aprendê-la. Ela é capaz de emocionar até as pessoas mais racionais!

Se preferir, confira a aula simplificada:

La Belle De Jour

Mais um romance em forma de hino, La Belle De Jour é suave e poderosa. O compositor Alceu Valença caprichou na melodia da canção. O dedilhado é intuitivo e qualquer iniciante pode tocá-lo.

A música possui somente 5 acordes, e todos estão no tom de C. Um deles, o F, precisa da pestana. No entanto, se você ainda não domina essa técnica, pode substituir pelo F/C. A seguir, confira a videoaula do Cifra Club:

Se ainda está pegado para você, iniciante, não desista. Assista à aula da versão simplificada de La Belle De Jour:

Fico Assim Sem Você

A próxima canção é um dos grandes sucessos da cantora Adriana Calcanhoto. Para tocar como ela, vamos precisar colocar o capotraste na 1ª casa. Aliás, Fico Assim Sem Você possui 8 acordes e algumas transições que merecem atenção.


Para deixá-la bem movimentada, capriche no dedilhado. Além disso, você pode variar o ritmo para contrastar as partes da música. Experimente adicionar os intervalos de sétima maior nos acordes de A e D, pois eles dão um toque especial.

Quer conhecer o passo a passo para tocar esse sucesso? Então veja nossa aula completa:

Ela Une Todas As Coisas 

Agora, vamos conhecer uma música romântica muito bonita, swingada e difícil de tocar. Ela Une Todas As Coisas possui 17 acordes, dedilhados desafiadores e ritmos variados.

Sendo assim, os iniciantes precisam se atentar e muito, porque é preciso dominar as transições de acordes para executá-las com segurança. Algumas pestanas e shapes abertos são complicados, mas você pode vencê-los com muito treino.

Garota de Ipanema

A música brasileira mais gravada de todos os tempos, Garota de Ipanema também tem o tema romântico. É um dos maiores clássicos da bossa nova, composta pela incomparável dupla Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Apesar da complexidade, não é preciso se preocupar com a pestana.

Sobre o dedilhado, ataque as notas graves com o polegar e o restante com os dedos indicador, médio e anelar. Não rasgue as cordas do violão, mas toque com suavidade. Afinal, a bossa nova tem o caráter intimista.

Dois Corações e Uma História 

O sertanejo é um estilo musical que relata muitos contos de amor. Nesse sentido, a dupla Zezé Di Camargo & Luciano emplacou a canção Dois Corações e Uma História. A boa notícia é que qualquer iniciante pode tocá-la!

A versão principal foi gravada no tom de A. Contudo, para evitar a pestana, experimente tocar em G. Assim, você pode executar sem nenhuma dificuldade. A seguir, a aula completa:

Confira também a aula simplificada, caso esteja essa música esteja um pouco puxada para você:

Sentimento Louco

Marília Mendonça foi uma das grandes cantoras românticas do Brasil. Aliás, Sentimento Louco prova a sensibilidade da compositora. Com melodias rápidas e um ritmo suave, ela conquistou o país.

Todos os 6 acordes estão no tom de G, esomente um deles (Bm) precisa da pestana. Para facilitar, troque-o pelo Bm/D ou Bm/F#.

A aula simplificada pode te ajudar, iniciante: 

Amei Te Ver 

Os artistas contemporâneos da MPB também sabem compor músicas românticas, é claro! Com Amei Te Ver, o cantor Tiago Iorc encantou os fãs. A melodia é muito equilibrada e fácil de cantar.

Sobre o ritmo, não há nenhum segredo. Portanto, pode ser executado tanto com palheta quanto com dedilhado. Mas lembre-se: o segundo deixa a execução mais suave. Por fim, não se preocupe com a pestana.

Mais uma vez, se for necessário, assista à aula simplificada da canção:

Céu Azul 

Uma banda que fez história no Brasil foi o Charlie Brown Jr. Além do repertório cheio de energia, com a música Céu Azul o grupo mostrou toda sua sensibilidade. No entanto, é um desafio para os iniciantes.

Sendo assim, é preciso usar o capotraste na 1ª casa, caprichar no dedilhado e dominar a pestana. Não é uma tarefa fácil, mas vale a pena. Afinal, é uma das canções mais românticas da banda!

Aonde Quer Que Eu Vá

Para fechar a nossa lista de músicas românticas brasileiras, mais um grande sucesso do rock nacional. Aonde Quer Que Eu Vá é uma das músicas mais conhecidas dos Paralamas do Sucesso. Sendo assim, para tocá-la com emoção, você precisará do capotraste na 5ª casa e, também, dominar a pestana.

Além disso, a canção possui 11 acordes e algumas transições complicadas. No entanto, o ritmo é tranquilo, facilitando a execução. Por fim, invista na suavidade para interpretá-la com elegância!

Aqui a aula com a versão simplificada de Aonde Quer Que Eu Vá para os iniciantes:

E aí, gostou da nossa seleção de músicas românticas brasileiras? As dicas te ajudaram a tocar? Então, compartilhe o texto nas suas redes sociais! Quem sabe pode até surgir um dueto por aí…

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK