Aprenda a tocar 15 músicas de Natal no cavaquinho
Quer aprender a tocar as melhores músicas de Natal no cavaquinho? Então, acompanhe este artigo!
Com a chegada do Natal, é hora de pensar no repertório para esse clima festivo. Por isso, no artigo de hoje, vamos te ensinar a tocar as melhores músicas de Natal no cavaquinho, para você arrasar musicalmente neste final de ano!
As canções natalinas são muito conhecidas por despertar emoções e sentimentos bons, não é mesmo? Então, aproveite para aprender algumas dessas músicas, de uma maneira bem prática e detalhada!
Quais as melhores músicas de Natal para tocar no cavaquinho?
Na nossa lista, constam tanto obras mais fáceis quanto faixas um pouco mais complicadas de tocar. No entanto, separamos dicas valiosas para que você possa aprender sem canseiras e sustos essas 15 músicas de Natal no cavaquinho.
Confira o setlist de hoje:
- Um Feliz Natal
- Boas Festas
- Silent Night
- Pinheirinho de Natal
- A Todos um Bom Natal
- O Natal Existe
- Natal das Crianças
- Bom Natal
- We Wish You a Merry Christmas
- Sapatinho de Cristal
- Anoiteceu
- Jingle Bells Rock
- Jingle Bells
- Bate o Sino
- Noite Feliz
1. Um Feliz Natal
Começamos nossa lista com Um Feliz Natal, que conta com 12 acordes! Note que alguns shapes possuem formas iguais, mas são posicionados em casas diferentes, como: C#m, Ebm e Em; F# e G; F#m e G#m. Além disso, há uma pestana, no acorde B.
2. Boas Festas
Para tocar Boas Festas no cavaquinho, você precisa se atentar ao ritmo dividido entre os acordes! Dê atenção também para os finais das frases, onde estão as passagens. Aqui, temos uma pestana (G7) e mais 8 acordes. Portanto, treine bastante as sequências!
3. Silent Night
5 acordes são o que você precisa para tocar Silent Night! As três estrofes da música têm a mesma progressão, mudando somente a letra. Então, é só fixar a posição dos shapes que logo você conseguirá tocar a canção inteira. Vamos tentar?
4. Pinheirinho de Natal
Está dando os primeiros passos no estudo de cavaquinho? Pinheirinho de Natal é uma boa pedida para iniciantes, já que possui apenas 4 acordes: A7, D, E7 e G. Perceba que todas as estrofes iniciam com D e G, mas variam os outros acordes, então preste bastante atenção para não se confundir!
5. A Todos Um Bom Natal
A Todos Um Bom Natal possui dois acordes com pestana: G7 e A. Além disso, aqui vamos explorar um pouco mais o braço do instrumento, tocando o Ab na 4ª casa. Ademais, o D7 pode causar certa dificuldade, pois exige flexibilidade nos dedos, mas não desista!
6. O Natal Existe
Tocar O Natal Existe te fará treinar trocas de acordes em diferentes casas do cavaco! Isso porque temos shapes na 2ª, 3ª, 4ª e 9ª casas. Estude cada estrofe separadamente para entender melhor a disposição dos acordes na música!
7. Natal Das Crianças
Para tocar Natal Das Crianças, é preciso muita dedicação e boas repetições. A música possui muitos acordes – são 28 no total, sendo que vários deles são sustenidos. O que é excelente para ampliar seu repertório de acordes e te fazer evoluir muito nos estudos. Vamos encarar esse desafio?
8. Bom Natal
A canção Bom Natal é dividida em três partes: primeira parte, pré-refrão e refrão. Quanto aos acordes, temos uma pestana (G7) e um shape que pode dificultar para quem ainda não tem muita prática, que é o D7. O restante é mais tranquilo, como o Em7, formado por apenas um dedo.
9. We Wish a Merry Christmas
Para tocar We Wish a Merry Christmas, você precisa saber 5 acordes: G, C, D7, A7 e D. A boa notícia é que nenhum deles possui pestana. Busque treinar tocando e ouvindo a música ao mesmo tempo, para se familiarizar com a levada e o tempo entre a troca dos acordes.
10. Sapatinho de Natal
Sapatinho de Natal tem duas partes (primeira parte e refrão), que se repetem duas vezes. Aqui, temos 7 acordes, dentre eles, uma pestana (A). Além disso, há o shape de Bm7/A, formado na 9ª casa, e o A/C#, na 5ª casa. Atente-se quanto ao ritmo que será tocado em cada acorde, pois ele será dividido em diversos momentos.
11. Anoiteceu
Em Anoiteceu, é preciso prestar atenção nos finais de cada frase, onde temos as passagens. Nessa música, o ritmo irá variar de acorde para acorde, então estude bem cada parte! Ao todo, são 17 acordes – alguns mais simples, como E7, e outros mais complicados, como A/B.
12. Jingle Bells Rock
Jingle Bells Rock faz parte daquele tipo de música que assusta logo de cara, devido à quantidade de acordes que parecem complexos. Porém, calma! A dica é ir por partes, ou até mesmo, frase por frase. Prepare-se também para a troca de acordes em casas mais distantes umas das outras, pois temos shapes na 7ª, na 9ª e na 10ª décima casa.
13. Jingle Bells
Para tocar Jingle Bells, você só precisa de 5 acordes! Os shapes são: A7, D, E7, Em e G. Estude escutando e tocando a música ao mesmo tempo para se acostumar com a levada e com o tempo em cada acorde. No refrão, por exemplo, na maioria dos acordes, o ritmo será dividido.
14. Bate o Sino
Bate o Sino é a versão em português de Jingle Bells. Há algumas diferenças entre as cifras. Por exemplo, ao invés de 5, são 4 acordes no total. Nessa versão, os shapes são: A, D, E7 e G. Mas, assim como a original, é preciso ficar atento quanto aos ritmos de cada acorde, principalmente no refrão.
15. Noite Feliz
Para finalizar as melhores músicas de Natal para tocar no cavaquinho, a cifra de Noite Feliz é bem tranquila! São apenas 3 acordes: A, D e E. Além disso, a música possui somente duas partes, e ambas são idênticas quanto à sequência dos shapes, variando somente a letra. Moleza, não é?
Chegamos ao final da nossa lista de músicas de Natal no cavaquinho! Esperamos que você tenha aprendido muito, evoluído nos estudos do instrumento e curtido adicionar várias canções natalinas em seu repertório!
Por fim, aproveite que chegou até aqui e compartilhe este artigo com amigos e amigas que precisam saber dessas dicas! Caso eles não saibam tocar cavaquinho, sem problemas, pois preparamos também uma lista especial com 15 músicas de Natal fáceis de tocar no violão!
Até a próxima, e feliz Natal!
Ana Julia Santos
Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.