Cifra Club

15 cifras de músicas do Legião Urbana para tocar no violão

Aprenda clássicos do Legião Urbana com dicas facilitadoras para tocá-los!

Para a galera das seis cordas, saber como tocar músicas do Legião Urbana no violão é inevitável. Além de fazer sucesso nas rodinhas, elas são um grande aprendizado para quem está começando no instrumento!

Integrantes do Legião Urbana na foto da capa do disco Que País É Este
Clássico registro dos integrantes da banda para a capa do álbum Que País É Este (Foto: Divulgação)

Além de grande nome do rock nacional dos anos 80, a banda consagrou seu jeito rock de tocar violão no Brasil. Por isso, vamos listar aqui 15 faixas do Legião, juntamente com dicas fundamentais para você aprender a tocá-las.

Como tocar Legião Urbana no violão?

Entre as músicas listadas aqui, há faixas super fáceis, com apenas 3 acordes, por exemplo, mas você encontrará também cifras com grau de complexidade maior. No entanto, as dicas que separamos são justamente para te ajudar no aprendizado.

Confira nosso repertório de hoje:

  • Quando o Sol Bater na Janela do Seu Quarto
  • Teatro dos Vampiros
  • Eu Sei
  • Há Tempos
  • Que País é Este?
  • Vento no Litoral
  • Ainda é Cedo
  • Índios
  • Hoje à Noite Não Tem Luar
  • Faroeste Caboclo
  • Quase Sem Querer
  • Eduardo e Mônica
  • Será
  • Pais e Filhos
  • Tempo Perdido

1. Quando o Sol Bater na Janela do Seu Quarto

Com a tradicional levada de pop rock, Quando o Sol Bater na Janela do Seu Quarto traz uma harmonia interessante, com alguns acordes de passagem. Por exemplo, do D para o G, temos o D5(7M/9); do G para Em, aparece o G5/F#; do Em para voltar ao G, surge o A5(9).

2. Teatro dos Vampiros

Na tablatura de Teatro dos Vampiros, você aprende a tocar o belo dedilhado da introdução. A 1ª corda é tocada sempre no contratempo do tempo 1. Ademais, a harmonia traz uma sequência intuitiva de acordes, com shapes próximos uns aos outros, o que vai facilitar a transição entre eles.

3. Eu Sei

Eu Sei pede uma batida com palheta, para cima e para baixo, de preferência em cordas de aço, para preencher bem os acordes. Atenção para o acorde de passagem D11/F#, que faz toda a diferença entre o G e o Em. Se liga também no desenho dos shapes do refrão (principalmente C9 e G/B), que dão um clima melancólico à música.

4. Há Tempos

Aqui, temos uma bonita melodia tocada por toda a canção paralelamente aos acordes. São apenas três notas. Portanto, não deixe de tentar! A única mudança notável de Há Tempos acontece no final da canção, com a letra cantando a palavra “proteção” em cima dos acordes A4, A e A7.

5. Que País é Este?

Neste clássico, você pode começar reproduzindo a linha de baixo, depois os power chords de Em, C e D e, em seguida, o riff marcante da canção! Apesar desses detalhes, Que País é Este? é uma das músicas do Legião Urbana com 3 acordes apenas, o que torna tudo muito mais fácil!

6. Vento no Litoral

Na introdução dessa música, os acordes Am, Em, F e C, podem ser tocados seguindo a melodia, descrita na tablatura de Vento no Litoral. Aliás, essa ideia aparece várias vezes na canção. Por exemplo, durante o longo instrumental no meio da canção e na parte especial com Cm, G/B, A7(4) e Dm. É fácil de tocar, bonito e faz toda a diferença!

7. Ainda é Cedo

Se você veio aqui querendo saber como tocar Ainda é Cedo, não terá problemas. Essa é mais uma das músicas do Legião Urbana com 3 acordes (Dm, C e A7). Para dar uma complementada, você pode começar novamente com o fraseado do baixo, tocando as notas D, C e A. Os licks agudos feitos na guitarra também saem fácil, então não deixe de tocá-los também!

8. Índios

Os dedilhados de Índios são bem intensos e rápidos. Ou seja, é preciso de cuidado para não ralentar ou acelerar. Eles são baseados nos acordes Am7, D11, Bm e Em. Assim, começam grave e vão subindo de altura até ficarem bem agudos. A segunda parte traz o shape de G7M/B, que pode dificultar um pouco para os iniciantes.

9. Hoje à Noite Não Tem Luar

Essa releitura dos Menudos mostra o estilo consagrado por Renato Russo no violão. Ela é divida em três partes. A primeira é baseada em G, Am7, G/B, C e D. Já a ponte, B7, Em, C, G, Am7, D, G e D9/F#. Por fim, o refrão de Hoje à Noite Não Tem Luar apresenta os acordes C, G, D e G/F.

10. Faroeste Caboclo

Não se assuste com os 9 minutos de música, pois Faroeste Caboclo até que é fácil de tocar! Aqui, a função do violão é, basicamente, acompanhar o vocal cantando a icônica letra. As 7 primeiras estrofes trazem os acordes G, D e G/F#, tocados em dedilhados. A partir daí, temos batida de reggae, balada, pop rock… Atenção para as convenções dos power chords G5, Ab5 e F5, no ritmo conhecido como Bo Diddley beat.

Sacou as várias batidas que aparecem nessa música? Para aprimorar ainda mais esses e outros fundamentos do instrumento, conheça o curso de violão do Cifra Club Academy!

Curso de violão do Cifra Club Academy

11. Quase Sem Querer

Após a introdução com G e G5, temos uma sequência GCD9(11). A estrofe de Quase Sem Querer é tocada com os acordes G, Am7, C e D9(11), enquanto a ponte tem os shapes de C, D9, Em, Bm7(11) e Am7. No refrão, os acordes são tocados com as cordas abafadas.

12. Eduardo e Mônica

Eduardo e Mônica exige toques alternados, com palhetadas para cima e para baixo. Após a introdução com E, A5 e D5, há duas sequências que se alternam: BEA e EA5D5.

13. Será

Confira a tablatura de Será para aprender a tocar a introdução da música! Com uma batida rápida, a canção traz uma das progressões de acordes mais utilizadas: CGAmF. Se liga também na parte especial da música, que conta com o complicado shape de Gm/Bb.

14. Pais e Filhos

Durante a introdução e as primeiras estrofes de Pais e Filhos, você pode manter o dedilhado, baseado nos acordes C, D e G. Ao mesmo tempo, outro violão faz a batida no contratempo, sendo uma boa ideia caso você tenha companhia para tocar esse clássico do Legião. No refrão, faça a batida cheia nos acordes G, C e Em.

15. Tempo Perdido

O dedilhado melódico que permeia Tempo Perdido é simples, mas tem algumas pegadinhas, sobretudo no ritmo. Mais uma vez, se você tiver companhia, é legal alterar dois violões: um na batida pop rock e outro executando esse intenso dedilhado.

Depois de aprender como tocar as músicas do Legião Urbana no violão, aposto que um universo de possibilidades musicais se abriu para você, não foi? Para saciar a vontade de aprimorar suas habilidades no instrumento, acesse o curso de violão do Cifra Club Academy!

Saca só os benefícios de estudar na nossa plataforma de ensino musical online:

  • Acesso a todos os cursos da plataforma com apenas uma assinatura (são mais de 10);
  • Estudar de onde e quando quiser (basta ter internet);
  • Materiais de apoio;
  • Lives exclusivas para tirar dúvidas;
  • Grupo exclusivo no Telegram.
  • Acesso automático ao Cifra Club Pro (que inclui vantagens como navegação no site sem anúncios publicitários e newsletters exclusivas, entre outros).

Viu só como não dá para não aproveitar essa oportunidade fantástica de estudar música online?

Cursos do Cifra Club Academy
Foto de Geraldo Paim

Geraldo Paim

Jornalista e produtor de conteúdo. Fissurado em música e ligado em artes, história e crítica cultural. Cantor e compositor, além de tocar violão, guitarra, piano e baixo.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK