Cifra Club

As 14 músicas gospel mais fáceis para tocar no violão

Começando a tocar violão? Incremente seu repertório com músicas gospel realmente fáceis!

Para melhorar o louvor dos irmãos e das irmãs abençoadas por Deus, selecionamos 14 músicas gospel fáceis de tocar no violão! Ou seja, preparamos uma sugestão de repertório para que qualquer iniciante no instrumento possa tocar também.

Aluno de violão sentado no chão com o instrumento no colo e uma bíblia apoiada na perna
Aprender louvores fáceis no violão é uma ótima forma de dar os primeiro passos no instrumento (Foto: Reprodução/Freepik)

Nesse sentido, além de transbordarem mensagens lindas em harmonias suaves, as cifras gospel fáceis te ajudarão a se desenvolver nas seis cordas.

Quais as músicas gospel mais fáceis de tocar no violão?

Vale destacar que não vamos abordar canções com cifras simplificadas, mas sim aquelas que já são fáceis por essência. Confira algumas músicas que você vai aprender a tocar hoje:

  • A Ele a Glória
  • Nada Além do Sangue
  • Deus da Força
  • Lugar Secreto
  • Quando Ele Vem
  • Santo Espírito

Então, vamos lá expandir o seu repertório de adoração?

1. Aceito o Teu Chamado – Bruna Karla

Em Aceito o Teu Chamado, temos 5 acordes, e nenhum deles precisa de pestana. A levada é fácil de tocar, mas atente-se para os momentos em que mais de um acorde é tocado em um único compasso. Nessas situações, é importante ter calma e treinar com atenção para acertar a batida.

2. De Coração Pra Coração – Shirley Carvalhaes

Se você não teve dificuldades com a canção anterior, então De Coração Pra Coração será fácil de tocar, pois possui 4 acordes. Além disso, a levada é tranquila, sem grandes surpresas. Nesse sentido, na maior parte da música, um acorde soa por dois compassos. Mas há uma variação: no final da primeira estrofe, C e D soam por um compasso cada.

3. Quebra de Orgulho – Anderson Freire

Quebra de Orgulho tem 5 acordes, e nenhum possui pestana. Logo no início, a voz está desacompanhada, mas, no final da primeira frase, aparece o acorde G. Algumas passagens são rápidas, como no terceiro compasso, com Em e D. Para dar mais dinâmica à execução, experimente uma levada suave nas estrofes, e intensifique a batida no refrão.

4. A Ele a Glória – Diante do Trono

Para evoluir no violão, precisamos de desafios. Sendo assim, mesmo com as cifras gospel fáceis, temos condições de superar limitações. A canção A Ele a Glória possui 5 acordes (um deles está na primeira inversão, o D/F#). Sobre o ritmo, ele é moderado e suave, mas há compassos com mais de um acorde.


5. Nada Além do Sangue — Fernandinho

Num olhar apressado, Nada Além do Sangue pode parecer difícil. Isso se deve às tensões harmônicas, representadas pelos números na cifra. No entanto, não precisa se preocupar, ainda mais que não há pestana em nenhum dos 5 acordes. Ademais, coloque o capotraste na 1ª casa para tocar essa música. Sobre o ritmo, não há dificuldades, até porque a maioria das estruturas é tocada por mais de um compasso.

6. Fala Comigo – Eyshila

Não há surpresas em relação aos 7 acordes de Fala Comigo, com exceção dos shapes menos usuais de D/F# e D4. Em contrapartida, nenhum exige pestana. A parte rítmica tem surpresas, já que a maioria dos compassos possui 2 acordes. Porém, em alguns casos, como nas primeiras estrofes, podemos tocar uma vez a cada dois tempos. Nas pontes, o ritmo é intensificado e exige levadas mais cheias.

7. Deus da Força – Thalles Roberto

Ótima para os amantes de rock, Deus da Força tem guitarras distorcidas, mas também fica linda ao som do violão. Portanto, é fundamental caprichar nas palhetadas. Além disso, temos apenas 3 acordes: Am7, Dm e E5. O último é um power chord, ou seja, tocamos apenas as três últimas cordas. É uma música indispensável para o repertório dos adoradores rockeiros!


Gostando de conhecer as músicas gospel mais fáceis para tocar no violão? Se você tem interesse em evoluir mais nessa abordagem musical, confira um e-book gratuito com dicas para tocar worship no violão:

E-book de violão gospel do Cifra Club Academy

8. Lugar Secreto – Gabriela Rocha

Agora, vamos aumentar a dificuldade das músicas gospel para iniciantes. Em Lugar Secreto, encontramos o básico shape de Am, mas também há formações complexas entre seus 5 acordes. A maioria deles possui tensões harmônicas, mas todos dispensam a pestana. Quanto ao ritmo, é importante prestar atenção. Afinal, há variações de intensidade, principalmente entre as estrofes iniciais e o refrão.

9. Meu Mestre – Irmão Lázaro

Meu Mestre tem 5 acordes bem básicos, que provavelmente estão entre os que você aprendeu nas suas primeiras aulas de violão. Porém, um deles (Bm) precisa de pestana. Além disso, há variações no ritmo no final de cada estrofe. Portanto, atente-se e treine com paciência.

10. Quando Ele Vem – Ana Nóbrega

Quando Ele Vem é uma canção suave, com ritmo leve e fácil de tocar. No entanto, há um desafio para os iniciantes: o acorde F, que possui pestana. Os outros três acordes são: C, C/E e G. Dessa forma, quem conseguir montar o F estará preparado para tocar muitas canções!

11. Rendido Estou – Aline Barros e Fernandinho

Rendido Estou tem 10 acordes, mas os mais usados são apenas os básicos D, A, G e Bm. A música tem uma dinâmica que vai crescendo ao decorrer da execução. Por isso, é importante prestar atenção à batida, que deve potencializar tal dinâmica. Pratique bastante a transição entre os acordes e ouça bem a música antes de começar a treinar.

12. Santo Espírito – Laura Souguellis

Com o capotraste na 2ª casa, será muito fácil tocar Santo Espírito, já que são apenas 4 acordes utilizados nessa música: E/G#, E9, F#m e A5(7M). A batida é suave e melódica, com destaque para a melodia vocal. Foque na execução dos acordes e tente acompanhar a dinâmica da música.

13. Hey, Pai – Isadora Pompeo e Marcela Tais

Hey, Pai é uma música tocada com apenas 4 acordes básicos: G, D, Em e C. A mesma sequência de acordes se repete durante toda a música, tornando-a muito fácil e ideal para músicos iniciantes. Para a levada, faça uma batida de reggae. Tente tocar enquanto ouve a canção, para facilitar o aprendizado.

14. Estou Trocando a Tristeza – Massao Suguihara

Estou Trocando a Tristeza é uma música que utiliza 5 acordes básicos, provavelmente já conhecidos por você desde as suas primeiras aulas de violão. No entanto, é importante mencionar que um deles, o F#m, requer o uso de pestana. A batida é simples, mas, especialmente no refrão, toque com um pouco mais de intensidade. Pratique as transições entre os acordes e explore diferentes nuances de dinâmica.

Se você está buscando mais formas de evoluir musicalmente, para se tornar um músico completo, não deixe de conhecer o mais novo curso de violão gospel do Cifra Club Academy!

Com a nossa plataforma de ensino musical online, você poderá desenvolver as técnicas mais usadas nesse gênero e aumentar o seu repertório significativamente!

Ou seja, se quer se tornar um músico de igreja completo e arrasar com louvores de sucesso, não fique de fora do curso de violão gospel!

Curso de violão gospel do Cifra Club Academy

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK