Cifra Club

9 músicas de superação para tocar agora

Aumente seu repertório e aprenda a tocar músicas que vão te encorajar em momentos difíceis.

Existem momentos na vida em que nos sentimos para baixo, sem forças e motivação para seguirmos adiante. Mas a música pode nos consolar. Por isso, fizemos uma lista com músicas de superação para tocar.

Assim, você busca força nos seus momentos desafiadores e evolui no violão. Pode ser a saudade de tempos melhores, planos que não deram certo nos causando tristeza, decepções amorosas ou muitas outras coisas.

Porém, a música nos mostra que sempre podemos sacudir a poeira e dar a volta por cima. Então, bora lá conhecer a nossa lista de músicas de superação?

9 músicas de superação para tocar no violão

Antes de mais nada, ressaltamos que nossa lista foi elaborada com músicas de diferentes gêneros e material de estudo para violonistas iniciantes, intermediários e avançados. Então, pegue o seu material e venha com a gente!

1. Tente Outra Vez ― Raul Seixas

Nada melhor que começar a lista de músicas de superação matando saudades de Raul Seixas, com um dos seus maiores clássicos: Tente Outra Vez.

Recomendamos essa música para quem quer se firmar de vez no nível intermediário, pois ela tem 10 acordes, sendo que 3 deles têm formato de pestana: Bm, F e G7.

A batida de violão dela exige atenção. Ela começa com três toques para baixo, alterna um toque para cima e outro para baixo duas vezes.

Por fim, ela alterna um toque para baixo e outro para cima também por duas vezes.

2. Enquanto Houver Sol ― Titãs

Com toda a certeza, Enquanto Houver Sol é uma ótima música de superação em português. 

Ela também é indicada para o pessoal de nível intermediário, pois tem 8 acordes, sendo que 4 deles são pestanas: A, B F#m e G#m.

Na primeira estrofe, a batida é feita com palhetadas para baixo usando palm muting.

Algumas dessas batidas são acentuadas. Por isso, ouça bem essa parte da música para identificar esses toques. Já no refrão, é tocada uma batida simples de rock.

3. O Sol ― Jota Quest

O Sol é presença obrigatória em um repertório de músicas de superação. Ela é ótima para os iniciantes, já que só tem 5 acordes e nenhum deles é pestana.

Outro grande lance dela é que o solo do início é um ótimo estudo para quem quer começar a se aventurar por esse caminho.

4. We Are The Champions ― Queen

Se você está precisando ouvir músicas de conquistas e vitórias para te encorajar, We Are The Champions é uma ótima pedida.

Recomendamos o estudo dessa música para aqueles que já estão no nível avançado, pois ela tem 21 acordes.

Dentre eles, 11 utilizam pestanas ou meia pestanas. Sem falar nos 4 acordes dissonantes e 2 diminutos cujos formatos são bem complexos.

A primeira parte é tocada com um dedilhado na guitarra acompanhando o piano, seguido de acordes tocados para baixo com distorção. Já no refrão, a guitarra faz diversos riffs sobre os acordes da cifra.

5. Man In The Mirror ― Michael Jackson

Michael Jackson se faz presente na nossa lista de músicas de superação com Man In The Mirror. Se você está querendo conhecer acordes que te tragam novos desafios, ela é um ótimo material de estudo.

A música tem 5 acordes dissonantes com formatos extremamente intrincados. Além disso, temos mais 6 acordes com pestana. Fora os outros 10 acordes mais tranquilos.

Por fim, a introdução dela é um bom estudo de dedilhado.

6. Amanhã ― Guilherme Arantes

Definitivamente, uma das mais belas músicas de superação brasileira é Amanhã, do Guilherme Arantes.

Ela é excelente para quem deseja dar seus primeiros passos em direção ao nível intermediário.

Com 19 acordes, apenas 2 deles são pestanas: o A# e o Bm7; e 2 são dissonantes com shapes mais difíceis: o C#m7(5-) e o E7/G#.

A batida dela, assim como outras músicas da nossa lista, também pode ser feita com toques alternados, começando para baixo e depois para cima.

Ouça a música acompanhando a cifra para entender quantas vezes tocar essa batida por acorde.

Por último, recomendamos o treino desta música em andamento mais lento com a ajuda de um metrônomo.

7. Sorri ― Djavan

Para aqueles que já estão em um nível avançado e querem se aperfeiçoar em MPB, Sorri é um prato cheio.

Dentre seus 13 acordes, 9 são dissonâncias com formatos bem complexos, e os 4 acordes restantes são pestanas.

Além disso, o ritmo da mão direita exige dedicação e paciência. Nossa videoaula vai te ajudar bastante.

8. Beautiful Day ― U2

O U2 é uma das bandas que mais tem músicas de superação. Portanto, nossa escolha foi Beautiful Day.

Entre seus 11 acordes, temos 2 pestanas e 7 acordes dissonantes. Por isso, ela é indicada para os violonistas avançados.

Uma peculiaridade interessante dessa música é que, se você for tocá-la na guitarra, é interessante buscar por uma timbragem limpa, que realce as frequências médias e graves.

9. Happy ― Pharrell Williams

Além de ser uma das músicas de superação para tocar que pode te alegrar, Happy é um excelente exercício de superação de pestana. Isso porque todos os seus 5 acordes são nesse formato.

Use a batida de rock para tocar essa música. Por fim, comece praticando em um andamento mais lento.

Aprenda músicas de amor com o Cifra Club

Agora que você já sabe algumas das melhores músicas de superação para tocar, te convidamos a aprender músicas que falam de amor.

Com a vida moderna cada vez mais corrida e atribulada, ter um repertório de músicas que falam de belos sentimentos é um grande diferencial para um violonista.

Além disso, você vai continuar ampliando seus conhecimentos e ficando cada vez mais fera no violão!

Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK