Aprenda a tocar as 19 melhores músicas de Steve Vai
Separamos dicas fundamentais para você aprender grandes hits de Steve Vai na guitarra!
Inegavelmente, Steve Vai é um guitarrista que sabe mesclar virtuosismo com sentimento, imprimindo uma marca de bom senso ao seu repertório. Certamente, essa é uma das características que fazem dele um dos maiores guitarristas de todos os tempos. Por isso, fizemos uma lista te ensinando como tocar as melhores músicas de Steve Vai!
Dono de uma técnica única, Steve Vai consegue passear por diferentes estilos de tocar em uma mesma música. Dessa forma, é possível ouvirmos o guitarrista ir de um lento tema melódico de puro feeling para um solo de extrema rapidez em poucos segundos. Mas isso sempre respeitando o que a canção pede, até mesmo nos seus momentos mais virtuosísticos.
Por isso, tão importante quanto estudar as técnicas, é preciso desenvolver um sentimento ao tocar para tirar o repertório desse mestre das seis cordas.
Como tocar as músicas de Steve Vai na guitarra?
As músicas de Steve Vai são naturalmente mais indicadas para guitarristas intermediários e avançados. Porém, os iniciantes podem aproveitar para evoluir em alguns aspectos também!
Olha só algumas das músicas que escolhemos:
- Answer
- The Audience Is Listening
- My Guitar Wants To Kill Your Mama
- Bad Horsie
- The Crying Machine
- For The Love Of God
- Crossroads
- Amazing Grace
Então, tudo pronto para começar a aprender as melhores músicas de Steve Vai?
1. Beethoven’s 5th
A versão de Steve Vai para Beethoven’s 5th é uma boa para quem quer treinar técnicas com uma música sem muitas complexidades. Nesse sentido, ela é um bom treino de hammer on, pull off, bend e harmônico artificial. Por fim, treine os trechos mais rápidos em um andamento mais lento, com a ajuda de um metrônomo.
2. Avalancha
Além de ser uma das melhores músicas de Steve Vai, Avalancha é boa para quem quer tocar guitarra com mais velocidade. No entanto, os trechos rápidos dela não são extremos, facilitando o estudo dessa técnica. Ainda assim, comece praticando em um andamento mais lento.
3. Answer
Guitarristas querendo passar do nível iniciante para o avançado terão um bom estudo em Answer. Assim sendo, fragmente seu treino, começando pelos trechos que demandam o uso de palhetada alternada. Depois que você estiver dominando essas partes, avance para o resto da música.
4. Angel Food
Um belo exemplo de como Steve Vai também domina o violão é a música Angel Food. Ela é um excelente treino de velocidade e palhetada alternada. Portanto, vá tirando essa música frase por frase. Além disso, comece praticando em um andamento mais lento.
5. Amazing Grace
Amazing Grace ilustra bem como Steve Vai também sabe usar o feeling. Essa faixa é um bom treino de slide e harmônicos. No entanto, o mais importante é você conquistar a pegada certa para tocá-la. Ou seja, com sutileza e sentimento.
6. Alive In An Ultra World
O solo de Alive In An Ultra World não é tão complicado. Além disso, ele vai ser um bom treino de como pisar no pedal de wah-wah. Por outro lado, a base exige precisão, pois é feita com licks se alternando entre dedilhados. Por isso, tire o dedilhado primeiro. Depois que você estiver craque nele, aprenda os licks e vá inserindo eles entre os dedilhados.
7. Viv Woman
Com toda a certeza, Viv Woman é uma das melhores músicas de Steve Vai. Tecnicamente, ela não tem segredos. No entanto, é preciso caprichar na pegada funkeada dela. Por isso, ouça bem a faixa para saber onde devem ser feitas as acentuações com palheta. Se achar necessário, comece treinando em andamento mais lento.
8. The Audience Is Listening
Definitivamente, The Audience Is Listening é um curso de guitarra. Steve Vai usa muita alavanqueada, rapidez e palhetada alternada nessa música. Portanto, vá tirando técnica por técnica. Em outras palavras, treine primeiro a alavanqueada. Ficou Legal? Comece a estudar palhetada alternada, e assim por diante.
E, por falar em curso de guitarra, você já conhece o Cifra Club Academy? Na nossa plataforma de ensino de música online, você pode estudar com os melhores instrutores de onde e quando quiser, por um preço acessível!
9. Attitude Song
Se você está querendo ganhar mais velocidade ao tocar, mas não quer tirar uma música ultra rápida, Attitude Song é para você. Além disso, ela é um bom treino de bend e alavanqueada. Por fim, treine as frases rápidas em um andamento mais lento, até que você consiga tocá-las direitinho.
10. Sisters
Sisters é uma das melhores músicas de Steve Vai para quem quer desenvolver técnicas com uma faixa não tão complexa. Assim sendo, ela é um estudo completo, pois temos slide, hammer on, pull off, palm muting, bend e harmônico. Por isso, treine essa música parte por parte ou técnica por técnica, como você se sentir mais confortável.
11. My Guitar Wants To Kill Your Mama
O que mais demanda dedicação em My Guitar Wants To Kill Your Mama são os solos. Isso porque eles são bem rápidos. Por isso, mais uma vez recomendamos começar estudando em andamento mais lento e ir aumentando até você conseguir tocar com a música original. Por último, estude as frases com sweep picking separadamente.
12. Building The Church
O treino de Building The Church deve ser fragmentado. Assim sendo, comece praticando, em andamento mais lento, os tappings da música. Depois que você estiver dominando eles, passe a estudar o restante da faixa.
13. The Crying Machine
Além de ser uma das melhores músicas de Steve Vai, The Crying Machine é uma de suas faixas mais completas. Dessa forma, ela é ótima para o estudo de sweep picking, hammer on, pull off e palhetada alternada. Além disso, em muitos trechos da música, é preciso tocar com o feeling falando mais alto que a técnica. Por isso, vá treinando essa música parte por parte.
14. Liberty
O tema de Liberty, tecnicamente, é bem fácil de tocar. Porém, é preciso caprichar no feeling. Os solos da música são curtos, mas bem rápidos. Portanto, treine-os separadamente. Depois que você pegar os solos, pratique a música do começo ao fim.
15. Bad Horsie
Primeiramente, afine todas as cordas (menos o mizão) 1 tom abaixo – o mizão é afinado 2 tons abaixo. Feito isso, Bad Horsie é uma das melhores músicas de Steve Vai para treinar harmônico artificial. Ademais, essa música exige alavanqueadas intensas, tapping e vibrato. Portanto, treine uma técnica de cada vez.
16. Paganini 5th Caprice
Recomendamos que apenas os guitarristas que estão indo do nível intermediário para o avançado ou que já sejam avançados toquem Paganini 5th Caprice. Com toda a certeza, ela é uma das músicas mais difíceis de tocar. Assim, ela exige extrema rapidez e domínio de técnicas como palhetada alternada, hammer on, pull off e sweep picking. Por isso, pratique essa música por partes e em andamento mais lento.
17. Crossroads
Aprender a tablatura de Crossroads, do Steve Vai, requer dedicação e paciência. Além de ser longa, ela traz várias técnicas de guitarra. Dessa forma, muitos trechos dessa música demandam bastante estudo. Portanto, fragmente seu treino e vá tirando essa faixa aos poucos.
18. Tender Surrender
A base de Tender Surrender traz o uso de power chords onde a quinta é abafada. Ou seja, o anelar só encosta na corda, sem apertá-la. Ademais, o feeling ao tocar é primordial. Por outro lado, o solo abusa de rapidez e é bem longo. Assim sendo, tire por partes e comece praticando em andamento mais lento.
19. For The Love Of God
Inegavelmente, For The Love Of God é uma das melhores músicas de Steve Vai. Apesar de seu tema principal ser fácil de tocar, mais uma vez, o feeling faz a diferença. Por outro lado, o solo é um excelente treino de alavanqueada, rapidez, bend, pull off, hammer on e vibrato. Assim sendo, treine-o em um andamento mais lento.
Agora você tem tudo o que precisa para tocar as melhores músicas de Steve Vai! Se você sente que ainda dá para evoluir mais no instrumento (e sempre há onde melhorar), não deixe de conferir o Cifra Club Academy!
No curso de guitarra da nossa plataforma, você vai aperfeiçoar técnicas como tapping, harmônico artificial, sweep picking e tudo relacionado ao universo da guitarra.
Além de estudar com um método que prioriza o seu desenvolvimento pessoal, as aulas são online. Ou seja, você pode estudar a qualquer hora e de onde estiver!
E tem mais: você terá acesso a canais para tirar dúvidas e materiais de apoio. Tudo isso por um preço totalmente acessível!
Então, está esperando o que para se tornar fera na guitarra? Inscreva-se agora!
Carlos de Oliveira
Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.