Cifra Club

6 razões para comprar instrumentos musicais usados

Não importa se você já tem um instrumento ou se está pensando em comprar o seu primeiro. Uma dúvida que pode surgir é se vale a pena comprar instrumentos musicais usados ou não.

Ilustração de um músico vendendo instrumentos musicais usados para outros
As compras desse tipo de material beneficiam tanto quem adquire quanto quem vende (Foto/Freepik)

Embora haja muito preconceito com esse tipo de material, ele pode ser uma boa opção tanto para quem está começando quanto para quem já é experiente. Por isso, é importante ficar atento às vantagens que um instrumento musical usado pode trazer.

Por que comprar instrumento musical usado?

Neste artigo, vamos mostrar 6 razões para você deixar de lado suas dúvidas e se abrir para novas possibilidades na hora de ir às compras. Entre os temas que abordaremos estão a diferença de preço entre instrumentos novos e usados, a menor desvalorização, a possibilidade de ajudar outros músicos e as melhorias que esse tipo de material pode trazer na hora de tocar. Enfim, confira nossa lista!

1. Instrumentos usados são mais baratos

Quantas vezes você já quis aquela guitarra ou teclado de uma marca famosa, mas o preço era inacessível? Nesses casos, comprar um instrumento de segunda mão pode te ajudar a realizar seu sonho. Isso porque na hora da revenda, mesmo que sejam marcas e modelos conhecidos, sempre vai sair mais barato que um novo.

Dependendo do estado do instrumento usado, o valor pode ser até 50% menor do que o do novo. Porém, vale ressaltar que é importante testar tudo antes de fechar negócio. Afinal, após anos de uso, existe a possibilidade de que algo esteja danificado e o antigo dono não tenha arrumado. Por isso, faça todos os testes que achar necessários antes de concretizar a compra.

2. Instrumentos usados perdem menos valor

Quando você compra um instrumento novo, ao tirá-lo da loja ele já perde um pouco do valor. Porém, isso não ocorre ao comprar algo já usado. É a mesma coisa que acontece quando compramos carros ou móveis. Por isso, se você não quer perder dinheiro, adquirir instrumentos musicais usados pode ser uma boa opção.

Além disso, não é difícil encontrar vendedores particulares dispostos a parcelar o valor total da compra. Sendo assim, converse com o dono do instrumento e veja as possibilidades que ele oferece para pagamento. Só feche negócio depois que o valor e a forma de pagamento estiverem dentro daquilo que você acha ideal.

3. Comprar instrumentos usados ajuda outros músicos

Geralmente, quem anuncia um instrumento usado é um músico que está precisando levantar capital. As razões podem ser as mais diferentes possíveis: situação financeira desfavorável, comprar outro modelo de instrumento, conseguir verba para outros instrumentos etc. Independentemente da razão, você estará ajudando seu colega de profissão.

Nós, músicos, vivemos dizendo que a classe musical é muito desunida e que dificilmente nos ajudamos. Bem, essa é uma das possibilidades de fazer a diferença.

Portanto, se você está pensando em comprar um instrumento usado, pergunte para pessoas do meio musical da sua cidade se conhecem quem esteja vendendo aquilo que quer comprar. Esse é o primeiro passo para criar uma rede de fortalecimento da cena musical que você frequenta!

4.  Instrumentos usados podem ser melhores que os novos

Embora essa afirmação pareça contraditória, não é difícil provar que é verdadeira. Basta imaginar que alguém que ficou muito tempo com algum instrumento acabou fazendo melhorias nele. Por exemplo, um baterista que colocou peles melhores, um guitarrista que trocou os captadores originais por mais sensíveis ou um trompetista que substituiu as molas dos pistos.

Mesmo que isso nem sempre aconteça, você pode pesquisar antes de comprar e encontrar algo que vale a pena por um preço acessível. Além do mais, no caso de instrumentos acústicos de corda, o envelhecimento da madeira pode melhorar o som. É o caso de violões, cavaquinhos, violas e violinos. Não à toa, o Stradivarius, o violino mais famoso do mundo, tem 300 anos.

5.  Instrumentos usados oferecem mais opções

Você já deve ter notado que os fabricantes de instrumentos musicais seguem as mesmas tendências, ao mesmo tempo. Isso implica a diminuição de opções em peças novas. Sendo assim, caso não goste de uma determinada característica do modelo que está no mercado, haverá um problema. Porque, provavelmente, todas as fabricantes estarão produzindo algo muito parecido.

No caso dos usados, o leque de opções é muito maior. Caso não goste do material da guitarra dos anos 2000, pode procurar por uma dos anos 90 e ver se é diferente. Ou ir mais longe e procurar pelos modelos dos anos 80 e 70 e ver a que mais te agrada. As possibilidades são quase infinitas dependendo do quanto você pode gastar!

6.  Instrumentos usados são uma opção sustentável

Além de todas as vantagens de nível pessoal que já descrevemos até agora, há uma vantagem coletiva que merece ser lembrada. Ao comprar instrumentos musicais usados, você está agindo de maneira sustentável. Embora saibamos que grande parte da madeira usada hoje na confecção das peças venha de reflorestamento, muitos recursos não renováveis são usados na produção das mesmas.

É o caso do combustível que alimenta os tratores e caminhões que fazem o transporte dos materiais até as fábricas, a tinta e os componentes de plástico. Levando isso em consideração, ao optarmos por um instrumento de segunda mão, ajudamos a reduzir o consumo desses produtos. Pode parecer uma atitude pequena, mas, certamente, ela fará diferença para as futuras gerações.

Afinal, vale a pena comprar um instrumento musical usado?

Conforme pudemos acompanhar nessa lista, instrumentos musicais usados oferecem uma série de benefícios. No caso de quem compra, os valores são menores, os instrumentos melhores, não desvalorizam com o passar do tempo e há mais opções para aquisição.

Para quem vende, não importa o motivo, pode ser o dinheiro que faltava para fechar as contas do mês ou para dar sequência num sonho. No âmbito geral, há a questão da sustentabilidade que não pode ser deixada de lado.

Se você conhece alguém que está indeciso entre comprar instrumentos musicais usados ou novos, compartilhe esse artigo com ele e ajude na escolha!

Foto de Guilherme Ferragut

Guilherme Ferragut

Jornalista, com mestrado em Divulgação Cultural e Científica pela Unicamp. Tem na música a grande paixão, por isso coleciona discos de vinil e está sempre aberto a novas experiências sonoras. Toca guitarra, baixo e violão. Escreve para o Cifra Club desde março de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK