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Downpicking: saiba tudo sobre essa técnica de guitarra

Já ouviu falar na técnica de downpicking na guitarra? Confira um guia completo sobre esse assunto e evolua suas habilidades nas seis cordas!

Se você toca guitarra e curte punk e/ou heavy metal, dominar o downpicking é imprescindível. Aliás, existem vertentes do metal, como o thrash metal e o speed metal, que usam e abusam dessa técnica em alta velocidade.

Guitarrista tocando a técnica de downpicking
O downpicking é uma técnica que chama a atenção por suas palhetadas intensas (Foto: Reprodução/Freepik)

Para executar essa técnica de guitarra, é preciso desenvolver a resistência muscular do braço direito (esquerdo para canhotos). Afinal, o downpicking é sempre feito junto com o palm muting, técnica de abafamento das cordas com a parte externa da mão rítmica.

Neste artigo, vamos te dar dicas para entender como funciona e exercitar sua técnica de downpicking. Bora lá?

O que é downpicking?

Como diz o nome, downpicking é uma técnica de guitarra caracterizada por palhetadas para baixo. A velocidade com que essa técnica é feita varia de música para música e também de estilo para estilo.

Algumas músicas exigem downpicking rápido, para criar um efeito conhecido como “galope”, que são palhetadas feitas em tercina.

Executar o downpicking de maneira eficaz requer dedicação, pois é preciso, entre outras coisas, desenvolver a coordenação entre a mão direita e a mão esquerda.

Além disso, recomendamos praticar o downpicking em um andamento lento, com a ajuda do metrônomo. À medida que a resistência, o controle e a precisão são aprimoradas, o andamento pode ir aumentando gradativamente.

Quem criou o downpicking?

O downpicking se desenvolveu ao longo do tempo e foi adotado por vários guitarristas. Por exemplo, Tony Iommi usou o downpicking na clássica Paranoid, do Black Sabbath, em 1970.

Porém, muitos guitarristas pensam, erroneamente, que James Hetfield, guitarrista base do Metallica, foi o inventor do downpicking. Ele é conhecido por seu estilo rítmico preciso e potente, que muitas vezes envolve o uso dessa técnica para criar um som rápido e agressivo. Mas, apesar de contribuir com a popularização do downpicking, ele está longe de ser o seu inventor.

Além disso, há quem diga que James Hetfield influenciou, na verdade, o guitarrista solo do Metallica, Kirk Hammett, a usar o downpicking. No entanto, o próprio Kirk Hammett admitiu que começou a tocar com downpicking desde criança por influência de Joey Ramone, guitarrista dos Ramones.

Portanto, é impossível dizer quem inventou o downpicking. Mas, existem guitarristas lendários que usaram essa técnica com maestria.

Como evoluir na técnica de downpicking?

Conforme já falamos, o downpicking exige resistência. Além disso, é uma técnica que, se não for praticada de forma correta, pode causar lesões musculares.

Confira algumas dicas de como treinar downpicking:

Escolha da palheta

Recomendamos o uso de palhetas mais pontiagudas, pois elas têm menos atrito com as cordas, facilitando a movimentação da mão direita (esquerda para canhotos).


Além disso, procure por palhetas cuja espessura e o tamanho te deixem confortável na hora de tocar.

Como segurar a palheta?

A forma de segurar a palheta é essencial para um bom downpicking. Portanto, segure a palheta deixando apenas a pontinha dela para fora – ou seja, exatamente a parte pontiaguda dela.

Por fim, posicione a ponta da palheta mais para cima, deixando a parte arredondada dela mais para baixo. Isso facilita no aumento da resistência da mão.

Movimentação

Apesar de serem palhetadas para baixo, o downpicking tem um movimento de subir a palheta sem relar na corda, que é o movimento de volta. Por isso, o downpicking não é uma técnica de palhetada alternada.

Assim sendo, para que o movimento de volta seja feito de forma adequada, é preciso mexer apenas o polegar e o indicador (os dedos que estão segurando a palheta).

Portanto, nunca acione a musculatura do braço todo, pois isso gera cansaço em pouco tempo, limitando consideravelmente a velocidade do downpicking.

Amplitude

Outro ponto a se prestar atenção é que a palheta deve se mover ao redor das cordas a serem tocadas. Nesse sentido, se é um riff só na sexta corda, por exemplo, a amplitude da palheta não deve se distanciar demais dessa corda.

Já se for um power chord de duas cordas, a palheta tem que se mover na região das cordas pressionadas. O mesmo vale para os power chords de três cordas.

Tensionamento

Um fator importante para se tocar um bom downpicking é não segurar a palheta com muita força. Dessa forma, sua musculatura fica menos tensionada, e você não deve sentir sua mão cansar em tão pouco tempo.

Portanto, segure a palheta com a intensidade necessária para ela não escorregar dos seus dedos. Assim sendo, é muito importante que as musculaturas do ombro, do braço e do antebraço estejam totalmente relaxadas.

Por fim, o controle da respiração também é muito importante. Ao tensionar a musculatura, tendemos a ficar ofegantes ou respirar mais rápido. Isso contribui para o cansaço aparecer mais em menos tempo.

Resistência

Lembra quando falamos de treinar downpicking em andamento lento? Pois bem: esse é o segredo para ganhar resistência! Isso porque é impossível atingir uma grande velocidade sem ter uma boa resistência.

Exercícios para evoluir no downpicking

Agora, vamos ver alguns exercícios para tocar a técnica de downpicking. A dica é executar cada um dos exercícios em blocos de 3 minutos, começando sempre no andamento de 70 BPM. Você vai entender com total clareza que a resistência é a base dela na prática. Veja:

Exercício 1: o movimento de volta

Palhete o Mizão solto com palm muting nos clicks. Entre eles, faça o movimento de volta. Ou seja, traga o polegar e o indicador para cima da corda sem tocá-la.

À medida que você for melhorando a movimentação do polegar e do indicador, vá aumentando o andamento no metrônomo.

Exercício 2: quartina

Novamente no Mizão solto, palhete a corda uma vez no click e três vezes entre eles. Ou seja, toque quatro notas por batida, fazendo uma quartina.

Confira o diagrama (a letra c indica o click):

↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓
c      c     c

Exercício 3: quartina alternando cordas

Existem muitos riffs de guitarra que usam downpicking em duas ou três cordas. Por isso, recomendamos esse exercício, cujo raciocínio é semelhante ao exercício 2, só que usando as cordas Mizão, Lá e Ré soltas.

Assim sendo, toque o Mizão no click. Depois, palhete as corda Lá e Ré em sequência e, por fim, o Lá novamente, entre os cliks. Dessa forma, temos uma quartina, mas usando três cordas diferentes.

Exercício 4: dobrando as palhetadas

Comece esse exercício palhetando o Mizão solto nos clicks por 4 compassos. Depois, palhete o mizão uma vez nos clicks e uma vez entre eles por 4 compassos também.

Por fim, faça o exercício 2 por 8 compassos, mas sem parar entre as mudanças de palhetadas, como mostra o diagrama abaixo:

↓   ↓   ↓   ↓   ↓↓  ↓↓  ↓↓  ↓↓  ↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓
c   c   c   c   c    c    c    c   c      c     c

Exercício 5: tercina

Toque o mizão solto nos clicks e duas vezes entre eles, sobrando um espaço vazio da terceira palhetada para a primeira, tocada no click seguinte.

↓↓↓ ↓↓↓ ↓↓↓ ↓↓↓
c     c     c    c

Exercício 6: cordas soltas e apertadas

Esse exercício é recomendado para depois que os diferentes tempos e as mudanças de cordas dos exercícios anteriores estiverem bem assimiladas.

Os clicks estão sempre junto dos primeiros 0 de cada um dos quatro grupos de quatro notas na tablatura abaixo:

E|—————————————————–|
B|—————————————————–|
G|—————————————————-|
D|——————————–0-0-5-7———–|
A|———–0-0-3-5-0-0-5-7———————|
E|-0-0-3-5——————————————|

Ao praticar esses exercícios, você vai começar a dominar o downpicking! Mas lembre que essa técnica exige muita dedicação. Portanto, seu estudo não é fácil, sendo preciso treinar com frequência e a médio/longo prazo.

Foque em adquirir a resistência e vá aumentando o andamento dos treinos aos poucos. Além disso, faça um bom aquecimento antes de treinar esses exercícios.

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Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

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