Cifra Club

Como tocar violão? 14 passos essenciais até tocar sua primeira música

Se você deseja ingressas no mundo do violão, este artigo é para você! Confira um guia completíssimo para aprender a tocar violão.

O violão tem uma forte presença em diversas culturas e estilos musicais. Além disso, versatilidade, bom custo-benefício e facilidade de transportar também são razões pelas quais tocar violão se torna tão atrativo.

Músico tocando violão
O violão é um dos instrumentos mais desejados pelos músicos iniciantes (Foto: Reprodução/Freepik)

Mas como, de fato, aprender a tocar violão? A má notícia é que não há fórmula mágica. Porém, aprender esse instrumento que encanta o mundo está ao alcance de todos! Para isso, preparamos uma lista de recomendações para te ajudar a iniciar seus estudos violonísticos.

Como começar a tocar violão?

Os 14 passos a seguir foram preparados pensando naquilo que é fundamental para que você possa conhecer o instrumento e começar a praticar.

Lembre-se de sempre aplicar os conceitos usados com calma e consciência. Ao aprender a tocar um instrumento, qualquer que seja, é importante confiar no processo!

Vamos, enfim, às dicas para começar a tocar violão do zero!

1. Compre um bom violão

O fato é que você não precisa investir muito para comprar o seu primeiro violão. O foco é em desenvolver suas habilidades e se familiarizar com o instrumento. Portanto, procure um violão que caiba no seu orçamento e que tenha um bom acabamento.

Nossa dica é que você pesquise tanto na internet quanto em lojas físicas por marcas e modelos estabelecidos no mercado. Assim, repare no acabamento e na altura que separa as cordas do braço (que não estejam muito distantes).

Aliás, para te ajudar nessa missão de escolher o primeiro violão, você pode conferir um e-book gratuito e completo sobre o tema:

E-book

2. Escolha o tipo de cordas

É comum que as pessoas que querem aprender a tocar violão se perguntem se devem iniciar com um violão com cordas de aço ou cordas de nylon. A verdade é que, para essa escolha, deve se considerar o gosto musical e a sonoridade que cada um associa ao instrumento.

Por exemplo, se você gosta de samba ou bossa nova, talvez seja interessante pensar em um violão com cordas de nylon. Se, por outro lado, você gosta de rock, blues ou sertanejo, possivelmente as cordas de aço sejam uma melhor pedida.

Sobre o fator tocabilidade, via de regra, violões com cordas de nylon tendem a ser mais confortáveis. Isso porque as cordas de nylon possuem menos tensão que as cordas de aço.

Porém, nos dois casos, você experimentará uma sensação de desconforto nos dedos até que se criem calos, pois isso faz parte do processo. Entretanto, com o tempo, você não sentirá mais dor. E, lembre-se, qualquer iniciante passa por isso!

3. Conheça as partes do violão

Um passo fundamental no processo de aprender a tocar violão é se familiarizar com as diferentes partes do instrumento.

A ideia é entender a “geografia” do violão e como ele funciona (o termo chique é organologia). Confira cada parte do instrumento:

Ilustração com a anatomia do violão e a explicação de cada parte do instrumento

4. Conheça as cordas do violão

O violão padrão possui seis cordas, como pode ser visto na figura abaixo:

Notas de cada corda do violão na afinação padrão

Elas são ordenadas, geralmente, de baixo para cima, ou seja, da mais aguda para a mais grave. A primeira corda Mi é popularmente chamada de “Mizinha”, enquanto a outra é conhecida como “Mizona” ou “Mizão”.

O conjunto das três primeiras cordas (mais agudas) chama-se “primas”, e o das três últimas (mais graves), “bordões”.

5. Aprenda a afinar o violão

Existem várias maneiras de afinar o seu violão, sendo que a mais prática é com um afinador eletrônico. Nesse sentido, a melhor opção para você é o aplicativo gratuito do afinador do Cifra Club! Baixe o app no seu celular e tenha essa ferramenta sempre que precisar.

No modo cromático do aplicativo, cada corda solta aparecerá acompanhada de sua nomenclatura formal:

  • 1ª: E4
  • 2ª: B3
  • 3ª: G3
  • 4ª: D3
  • 5ª: A2
  • 6ª: E2

Ao tocar as cordas, o ponteiro permanecerá ao centro e na cor verde, caso a corda esteja afinada corretamente.

Se ela precisar ser apertada, o ponteiro se moverá para a esquerda e se tornará laranja. Já se a corda precisar ser afrouxada, ele se moverá para a direita e se tornará vermelho. Daí, é só ajustar até que o ponteiro fique verde.

Outra opção para afinar o violão é com afinadores embutidos no próprio instrumento, que é o caso de alguns modelos. Dessa forma, eles seguem a mesma lógica. O mais importante é sempre checar a afinação das cordas antes de tocar, ainda mais se elas forem novas.

6. Segure o violão do jeito certo

A verdade é que não há uma maneira que seja a certa. Tudo depende do estilo que você vai tocar, bem como da abordagem adotada.

Violonistas clássicos costumam apoiar o violão na perna esquerda (no caso dos destros) elevada, com a ajuda de um suporte. Já o posicionamento do violão para quem toca música popular é, geralmente, na perna direita – seja ela cruzada ou com os dois pés no chão.

No entanto, isso não é regra. De qualquer forma, há dois princípios básicos ao segurar o instrumento:

  • Criar um ponto de equilíbrio com a coluna ereta, onde você possa movimentar os braços pelo instrumento sem dificuldade;
  • Inclinar levemente para frente, como se seu tórax e o violão se apoiassem um no outro.

O mais importante é você ficar confortável para tocar!

É interessante experimentar diferentes posturas até encontrar a que melhor funciona para você. Mas, se nenhuma das dicas acima te ajudar, saiba que há uma série de apoios ergonômicos para posicionar o violão, como o ergoplay e o pompeo.

A vantagem é que eles permitem ajustar a altura do violão ao mesmo tempo em que se mantém os dois pés no chão.

7. Identifique a numeração dos dedos

É muito importante compreender o papel de cada dedo para tocar violão. Para isso, há uma nomenclatura correta para cada um deles, que te ajudará a lidar melhor com a prática do instrumento.

Na mão esquerda (a que pressiona as cordas, no caso dos destros), eles são identificados de 1 a 4. Lembrando que o polegar não está incluído, pois o lugar dele é quase sempre “atrás” do braço.

Já na mão direita, eles são identificados pelas letras p (de polegar), i (de indicador), m (de médio) e a (de anular/anelar). O mindinho, quando utilizado, pode aparecer com a letra c (do espanhol chiquillo), mas é algo menos usual.

Ilustração com as indicações dos dedos no violão

8. Como posicionar a mão esquerda? 

Tradicionalmente, o violão se posiciona com o braço virado para o lado esquerdo. Portanto, se você é destro, os acordes serão formados pela sua mão esquerda. Se você é canhoto, é possível aprender na posição tradicional (muitos tocam assim!) ou investir em um violão para canhotos.

O importante aqui é que sua mão e seu braço possam se movimentar livremente (por isso, muitos acabam elevando um pouco o violão).

Sobre o posicionamento, é importante termos duas ideias em mente:

  • A mão deve ser “encaixada” no braço do violão de forma relaxada e natural. Para isso, faça o seguinte exercício: segure um copo com a mão esquerda, memorize a fôrma da mão e transfira para o violão;

  • Não exagere ao flexionar o pulso e evite estendê-lo. Por mais que não pareça, usaremos muito mais os movimentos do braço para nos ajudar a formar acordes do que o pulso. Portanto, busque um certo alinhamento entre o pulso e o antebraço.

9. Como posicionar a mão direita?

Mantendo a lógica do tópico acima, a mão direita é a que será responsável por pinçar ou percutir as cordas. Ou seja, é ela quem executa as batidas e os dedilhados.

Aqui também é importante que você permita que seu braço e sua mão se acomodem de forma natural ao corpo do violão. Para isso, posicione sua mão próxima à boca do instrumento e permita que ela e seu braço relaxem. Essa é a posição natural de seu braço.

Mais uma vez, evite posições que forcem o punho para a esquerda ou para a direita. Tocar violão dessa forma pode gerar dores e até lesões!

10. Aprenda a ler cifras

Como você sabe, o violão é um instrumento muito usado como acompanhamento para o canto. Por isso, o mais comum é tocar acordes, e não apenas notas isoladas.

A diferença entre acorde e nota é a seguinte: nota é uma frequência sonora definida, medida em hertz (Hz). Já acorde, é um conjunto de três ou mais notas.

Apesar de usarem os mesmos nomes das notas musicais (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si), os acordes são identificados por cifras, que é uma das várias formas de notação musical. Elas são indicadas pelas letras do alfabeto, como na figura abaixo:

Cifragem das notas musicais

Mas e como saber quais dedos usar para tocar esses acordes?

É comum as cifras virem acompanhadas (no início ou no final da música) por diagramas que te explicam quais dedos usar e onde posicioná-los no violão.

Ilustração da formação do acorde Lá menor no violão

O exemplo acima explora o acorde Am (Lá menor). As linhas verticais indicam as cordas a serem pressionadas (a mais aguda estando na direita). As horizontais indicam a casa do violão em que você posicionará o dedo.

Portanto, você usará:

  • O dedo 2 na quarta corda (Ré) na segunda casa;
  • O dedo 3 na segunda casa, mas na terceira corda (Sol);
  • O dedo 1 na primeira casa e na segunda corda (Si).

Abaixo, você terá outros exemplos de outros acordes (C e G).

Ilustração da formação dos acordes Dó maior e Sol maior

Esses acordes fazem parte da música Anunciação, de Alceu Valença:

Cifra de primeira parte da música Anunciação, de Alceu Valença

Perceba que a indicação das cifras fica acima das letras das músicas, geralmente indicando o momento de mudança do acorde. No vídeo abaixo, você confere um tutorial completo para tocar essa música.

Com o tempo, você aprenderá novos acordes, com novas posições, mas também perceberá que muitos deles se repetem em outras músicas.

11. Toque a primeira música

Agora você já possui os conhecimentos essenciais para aprender a tocar sua primeira música no violão!

A canção Ainda É Cedo, do Legião Urbana, além de muito conhecida, possui os três acordes apresentados anteriormente e ainda apresenta um novo acorde, o Dm (Ré menor), sendo um ótimo primeiro passo.

Assim, além de aprender a primeira música, você já adiciona um novo shape no seu repertório de acordes!

Tocar violão é um processo de aprendizado contínuo. Portanto, é importante ter paciência e manter a mente aberta e criativa!

12. Monte seu repertório

Enquanto você aprende a tocar sua primeira música no violão, você já pode pensar em outras canções que também gostaria de tocar.

A dica é buscar canções que utilizem os mesmos acordes, para que você continue treinando com mais variedade, e outras que sirvam como “desafios”, introduzindo novos acordes, batidas e posições.

Pouco a pouco, você construirá um setlist de músicas que você gosta e domina no violão.

13. Mantenha a organização e a disciplina

Tocar um instrumento musical é um caminho cheio de descobertas e alegrias, mas que exige dedicação e constância. Porém, como dissemos no início do texto: confie no processo!

A seguir, mais alguns conselhos para você que está aprendendo a tocar violão:

  • Pratique todos os dias, mesmo que por um curto período de tempo (vale mais a pena praticar meia hora por dia do que três horas em um só dia na semana);
  • Possua uma pasta onde possa guardar seus materiais de estudo (cifras, apostilas etc.) e para que você possa avaliar sua própria evolução;
  • Cada corpo é único e, por vezes, algumas soluções práticas podem funcionar para uns, e não para outros;
  • Converse e faça um som com amigos para trocar informações e dicas;
  • Explore diferentes estilos. Um gênero musical que não gostamos de ouvir pode nos ajudar a descobrir soluções e ferramentas técnicas para aquilo que gostamos de tocar.

14. Busque sempre uma orientação qualificada

Ainda que muita informação esteja disponível na internet, o valor de uma boa orientação profissional não pode ser subestimado.

Aqui no Cifra Club, temos uma plataforma que te oferece a oportunidade de desenvolver suas habilidades, trocar ideias e ter acesso a um repertório vasto. Tudo isso guiado por músicos experientes e qualificados!

Estamos falando do Cifra Club Academy! Por meio dele, você tem acesso a aulas de diferentes instrumentos e estilos musicais, como violão, violão sertanejo e fingerstyle.

Além disso, você poderá acompanhar lives exclusivas com os instrutores, terá acesso a uma plano de aprendizagem gradual, que é constantemente atualizado e complementado por materiais extras elaborados pelos próprios instrutores.

Isso tudo com a possibilidade de conhecer e trocar ideias com outros instrumentistas por meio do chat das lições e do grupo no Telegram!

Acesse e explore os planos e as demais vantagens que nossa plataforma oferece.

Um grande abraço e até a próxima!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Marco Teruel

Marco Teruel

Marco Teruel é músico e violonista, com mestrado pela USC Thornton School of Music (EUA) e doutorado em música pela UFMG. Seus interesses musicais incluem o repertório do violão clássico, a música dos séculos XVI e XVII, a música brasileira e o heavy metal.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK