Cifra Club

Como tocar músicas do Theo Rubia: dicas para você tirar no violão

Fala, colega das cordas! Seja para ministrar na igreja ou louvar sozinho em casa, nunca é demais aprender novas canções da música gospel, certo? Nesse sentido, hoje vamos te ensinar a tocar músicas do Theo Rubia no violão.

Theo Rubia se apresentando em show
Estamos falando de uma das novas sensações do gospel brasileiro (Foto/Reprodução/Internet)

Ele é um cantor de muito talento que coleciona diversos hits na carreira – composições essas que estão sendo entoadas em comunidades cristãs de todo o Brasil. Dessa forma, daremos dicas preciosas para você tirar essas faixas, facilitando seu processo de aprendizado e fortalecendo seu repertório de música gospel.

Curtiu a ideia? Então, bora lá!

7 músicas do Theo Rubia para tocar no violão

Primeiramente, vale deixar registrado que o nosso maior foco aqui neste artigo é a parte didática musical. Assim, as dicas de execução serão bastante práticas, tudo para que você não se distraia do objetivo principal, que é aprender as músicas do Theo Rubia no violão.

Pode Morar Aqui

Essa música está no tom de Eb. Antes que você fique preocupado com as pestanas, saiba que usar um capotraste na terceira casa permite que os acordes sejam feitos na forma de C. Isso facilita bastante a execução, pois só haverá uma pestana, com o restante dos desenhos usando cordas soltas.

A música começa com base de teclado, mas você pode fazer um dedilhado no violão para dar essa intenção mais envolvente, conforme a tablatura presente na cifra de Pode Morar Aqui. Depois que a bateria entrar, faça uma batida suave com palheta.

Na hora do solo de guitarra, é hora de “descer a mão” para acompanhar o restante da banda, que toca pesado.

Eu Só Quero Tua Presença

A canção Eu Só Quero Tua Presença começa bem lenta e emocional, portanto você deve ter bastante sensibilidade no dedilhado de violão. No tom de G, a música tem dez acordes ao todo – alguns com adição de sétima e nona, que dão uma sonoridade muito bonita.

No geral, a faixa não apresenta grandes dificuldades. O maior desafio está justamente no andamento, que é um pouco arrastado e exige bom controle de tempo.

Um Milhão de Anos

Essa música, pelo menos na primeira parte, fica melhor com dedilhado sem palheta. Nesse sentido, o som se torna mais macio e suave ao tocar com os dedos.

Os 11 acordes estão no tom de Bb. Porém, a exemplo do próprio Theo Rubia no vídeo da canção, você pode usar um capotraste na terceira casa, para fazer na forma de G.

A harmonia de Um Milhão de Anos é interessante e um pouco mais complexa do que a das faixas anteriores. Então, talvez haja alguns acordes que você não reconheça de primeira.

Coisas Novas

Mais uma música de Theo Rubia no campo harmônico de Bb! Parece que essa tonalidade funciona bem para a voz dele.

No entanto, de acordo com a nossa cifra (e para dar uma variada), é possível usar um capotraste na primeira casa. Assim, você executa os acordes no shape de A. Outra maneira é colocar o capo na terceira casa e tocar na forma de G novamente. Para isso, mude o tom da cifra de Coisas Novas na página da música no nosso site, combinado?

Os seis acordes da música são simples e estão presentes em muitas outras canções. A batida de violão também é básica; nada com o que se preocupar nesse quesito.

Manifestação dos Filhos de Deus

A parte inicial de Manifestação dos Filhos de Deus já mostra que o violão é um dos instrumentos mais importantes da canção. O padrão do dedilhado faz toda a diferença no arranjo, portanto tente tocar igual, ok?

Caso ainda não tenha muita familiaridade com a técnica, é possível que você sofra para tocar no andamento original. Porém, com um pouco de treino, você chega lá!

No total, a música tem dez acordes e está na tonalidade de B, com algumas pestanas e baixos invertidos. Fora isso, temos bastante simplicidade por aqui.

Deixa o Céu Descer

Uma das músicas de Theo Rubia mais fáceis de tocar da nossa lista, Deixa o Céu Descer apresenta cinco acordes básicos no tom de D. Dessa forma, a progressão do refrão é bastante comum – você vai reconhecer a sonoridade dessa sequência de acordes em muitas outras canções.

Em relação à batida, não há segredo. Use uma palheta e mantenha o ritmo, tendo atenção às pausas do arranjo. No refrão com maior dinâmica, você pode fazer batidas só para baixo, para ficar bem alinhado com a guitarra e o contrabaixo, beleza?

Eis o Rei

O tema introdutório dessa música é feito na guitarra, mas você pode executar no violão sem maiores problemas. Tire direitinho as notas e os ligados dessa parte – vai ficar muito bonito, pode apostar!

A canção Eis o Rei está no tom de Bm e conta com cinco acordes apenas. Dois deles têm pestana, enquanto os outros são com cordas soltas. No trecho mais pesado da música, novamente você pode fazer um ritmo apenas com palhetadas para baixo, dando mais peso e constância ao arranjo geral.

No meio da faixa, há um solo de guitarra simples de ser executado, porém você pode tirar no violão para treinar o seu ouvido e aperfeiçoar as principais técnicas.

Aumente o seu nível no violão

Por fim, esperamos que tenha curtido as dicas acima! Uma vez que você já sabe como tocar as músicas do Theo Rubia no violão e enriqueceu o seu repertório, é hora de dar o próximo passo.

Nesse sentido, o Cifra Club Academy é a ponte que te levará para o próximo nível no instrumento. O método dos nossos cursos online já foi testado e aprovado por inúmeros alunos. Além disso, você pode fazer as aulas quando e de onde quiser, aprendendo de forma gradual e completa.

Se você está preocupado com o preço, fique tranquilo, porque já adiantamos aqui que é bastante acessível. Então, o que você está esperando para fazer parte da nossa academia? Junte-se a nós nessa maravilhosa jornada em busca da evolução musical!

Por hoje, é só. Um abraço, colega das cordas! Até a próxima.

Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK