Cifra Club

- OS -CAÇA DESCONTOS
CUPONS DE ATÉ 100% NA BLACK FRIDAY

Inscreva-se e invista em seu talento:

Inscrição confirmada

Aprenda como limpar o violão com 5 dicas

Descubra como limpar o violão com nosso guia completo que vai falar desde os cuidados básicos até quais produtos você deve usar!

Fazer um som é ótimo. Todo mundo curte, não é mesmo? Agora, a parte difícil é manter o instrumento musical conservado. Por isso, fizemos um guia completo de como limpar o violão!

Existem técnicas específicas e produtos indicados que ajudam na limpeza, de acordo com o tipo do seu violão, baixo ou guitarra. Então, vamos lá?

O guia definitivo de como limpar o violão

A maioria dos violões e guitarras possuem as partes principais (como corpo, braço, escala e headstock) feitas de madeira. Também é muito comum o uso de verniz finalizador para proteger o instrumento contra danos diretos, além de auxiliar na estética.

Assim, todos os cuidados de limpeza devem preservar esse verniz e a madeira do instrumento. Se você tem interesse em descobrir como limpar o violão de maneira correta, confira sobre o que vamos falar a seguir:

  • Produtos para limpar violão
  • Frequência de limpeza
  • Como limpar cordas e escalas
  • Como evitar arranhões no instrumento
  • Limpeza de instrumentos pretos e foscos

Pegue seu violão e venha com a gente!

1. Produtos para limpar violão

Para retirar sujeiras mais leves, use apenas o pano umedecido. No entanto, se seu instrumento estiver encardido, use pasta polidora fabricada especialmente para essa finalidade.

Existem várias marcas no mercado que possuem kits de limpeza bem práticos para facilitar a higienização nessas situações.

E a dica mais importante de como limpar o violão é não usar, de forma alguma, óleo de peroba, cera de carro, álcool ou outros tipos de produtos. Eles podem danificar o instrumento de maneira permanente.

Evite também palha de aço, lixas e buchas, pois podem causar arranhões irreversíveis.

2. Frequência de limpeza

Crie um cronograma de limpeza para o seu instrumento, principalmente quando terminar de tocar, seja em ensaios ou em apresentações.

Limpe também quando o violão ficar exposto à ação do tempo, ou seja, após viagens ou se estiver guardado por um longo período.

O mesmo conselho vale para quando você comprar instrumentos novos, sobretudo os que ficam no mostruário das lojas.

3. Como limpar cordas e escalas

Para fazer a limpeza das cordas do seu instrumento, procure usar pano, flanela ou um papel seco bem macio. Limpe tanto a parte superior, que entra em contato com os dedos, quanto a parte inferior, que fica em contato com a escala. 

Passe o pano por toda a extensão da corda, sempre tomando cuidado para não acumular resíduos nas extremidades da escala e no rastilho.

Quando for limpar a escala, use algodão ou pano para tirar as sujeiras leves.

Se você mora em uma cidade que tem o clima mais seco, experimente pingar algumas gotinhas de óleo de limão no algodão e passar na escala para mantê-la hidratada. Mas cuidado, pois essa dica só funciona nos instrumentos que não tenham a escala envernizada.

Nas escalas envernizadas, não use palha de aço ou outro produto áspero. Nesses casos, você deve insistir mais com o pano e manter o instrumento limpo com maior frequência.

4. Como evitar arranhões no instrumento

Os arranhões estão suscetíveis até mesmo nas partes do instrumento que não são feitas de madeira, como a ponte da guitarra ou o sistema de captação do violão. Para limpá-los, use apenas o pano limpo e seco.

Para evitar arranhões que possam desvalorizar seu instrumento, tenha calma e evite esfregar o pano com muita força, mesmo nos desgastes mais grossos. Isso porque os pontinhos de sujeira mais duros podem riscar o acabamento do seu violão.

5. Limpeza de instrumentos pretos e foscos

Nos violões e guitarras na cor preta, o ideal é fazer uso de um pano de microfibra mais fino para remover as manchas.

Tente polir o instrumento sempre na mesma direção, ou seja, evite esfregar em círculos e de forma excessiva, pois isso pode causar arranhões.

Com os instrumentos foscos ou que não levam praticamente nenhum verniz, tenha cuidado redobrado para não deixar os produtos impregnados na madeira.

Nestes casos, a melhor opção é manter o instrumento limpo com mais frequência e não fazer uso de produtos, dando preferência para o bom e velho paninho.

Confira mais dicas para cuidar do seu instrumento

E então, gostou das dicas de como limpar o violão? É muito importante saber as técnicas de conservação para que ele tenha um bom som e dure por muito tempo.

E se você quer continuar aprendendo sobre o tema, descubra mais dicas para cuidar do seu instrumento musical!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK