Cifra Club

Como aprender a cantar do zero?

Para você que se interessa em saber como aprender a cantar, apresentamos agora um guia básico, reunindo as melhores dicas e informações para quem deseja iniciar essa caminhada.

Homem praticando os conhecimentos de como aprender a cantar
Pôr em prática os conhecimentos teóricos absorvidos é a virada de chave para começar como vocalista (Foto/Pexels)

Tendo ou não um “dom” ou uma boa voz, mais cedo ou mais tarde precisará de aprendizados como os deste artigo. Afinal, eles fazem parte do dia a dia de qualquer profissional de canto, que, por melhor que seja, sempre terá novos patamares a alcançar.

Portanto, não adie: comece agora mesmo sua jornada neste meio. O céu é o limite!

Como aprender a cantar: 4 passos para vocalistas iniciantes

Antes de tudo, precisamos reconhecer que, infelizmente, não tem como aprender a cantar lendo um artigo e virar logo um Freddie Mercury ou Whitney Houston.

Por outro lado, também podemos dizer que ninguém precisa “aprender a cantar”, porque este já é um comportamento absolutamente natural do ser humano.

Nesse sentido, o que se aprende, no máximo, são técnicas para tudo se torne mais profissional, de acordo com padrões do mercado musical. Mas cantar você já sabe! E não deve deixar nunca que lhe digam o contrário!

Portanto, vamos agora aos aprendizados básicos que você precisa ter para estar lado a lado com os profissionais nessa jornada!

1. Ouvir o outro

O primeiro aprendizado que você precisa ter é o de escutar corretamente. Quer dizer, a partir do momento em que você decide se tornar um profissional do canto, não poderá mais ouvir como um mero espectador. Talvez nem consiga.

A partir desse ponto, você passará a escutar tudo com maior atenção às questões técnicas. E isso mesmo que, a princípio, não tenha muitos conhecimentos e acabe fazendo de maneira mais intuitiva.

Bem, o objetivo de qualquer aprendiz é trocar a intuição pelo conhecimento, e isso acontece conforme você acumula prática e estudos propriamente ditos.

Mas espera aí. Quer dizer então que é preciso estudar para aprender a cantar?

Sim, é preciso! No mínimo, você precisa reunir conhecimentos de teoria musical, sobre tom e escalas, terças e oitavas, entre outros. Isso lhe dará muito mais segurança e recursos para usar a voz como uma verdadeiro profissional do canto.

Além disso, é fundamental que você esteja aberto a conhecer e entender cantores dos mais variados estilos, não só daqueles que você costuma ouvir. Afinal, lembre-se, não se trata mais de ouvir com o coração, mas com a cabeça. Ouvir com conhecimento e compreensão daquilo que está ouvindo. Ouvir para saber o que e como fazer.

2. Escutar a própria voz

Do mesmo modo que sua percepção da voz dos outros vai se transformar, você mudará também a maneira como escuta e entende a própria voz.

Mais uma vez, este processo acontece naturalmente, mas precisa ser aproveitado e direcionado do jeito certo, se você quiser realmente crescer. Portanto, é bom reunir o máximo de conhecimentos possível a respeito de sua voz, como saber exatamente qual é a sua extensão vocal.

A extensão vocal, bem como o timbre, é um conceito básico em relação à voz. Em outras palavras, é essencial que você compreenda esses elementos e suas implicações para a prática do canto. Veja, por exemplo, o que a instrutora Natália Sandim tem a dizer a respeito do timbre:

Por fim, quanto mais você escutar e explorar a própria voz, mais claramente perceberá as potencialidades e os recursos dela. Nesse sentido, é fundamental entender como sua postura e respiração se relacionam com a voz.

Assim, você aprenderá a usar isso da melhor maneira, no sentido de aproveitar ao máximo o potencial que seu vocal possui.

3. Cuidar da voz

À medida que você aprofunda autoconhecimento e percepção técnica da voz, precisa também estabelecer uma rotina de cuidados.

Em outro momento, falamos aqui sobre os fundamentos do cuidado com a voz e demonstramos como ele está ligado ao desenvolvimento técnico. Conforme detalhamos lá, há vários comportamentos que você deve adotar ou evitar se quiser garantir que sua voz aguente uma rotina de usos intensos.

E não estamos falando apenas de práticas de treino ou exercícios constantes. Mas também de hábitos cotidianos que podem ter impacto sobre sua voz (positiva ou negativamente).

Nesse sentido, segue uma lista de pequenos cuidados que você precisa ter:

  • Evite substâncias nocivas, como álcool e cigarros, além de alimentos como pimenta e café;
  • Evite forçar a voz em gritos e sussurros. Além disso, bocejos e pigarros são outras atividades que que podem machucar a garganta e as cordas;
  • Beba bastante água e prefira ambientes mais úmidos, evitando ainda as temperaturas extremas e os choques térmicos;
  • Coma maçãs. Elas têm um ótimo efeito sobre sua garganta e voz.

Sob o mesmo ponto de vista, ainda, é importante estar atento a dicas e sugestões que encontra por aí sobre cuidados com a voz. Muitas vezes, esses truques se baseiam em crenças sem nenhuma comprovação, e eventualmente podem até ser nocivas! 

Você pode se informar melhor sobre isso tudo em nosso artigo Verdades e mentiras sobre técnicas de como melhorar a voz pra cantar. De toda forma, quando tiver dúvidas, o melhor é consultar algum profissional da área, sejam cantores, professores ou fonoaudiólogos.

Por último, não podemos deixar de mencionar a importância de estar constantemente fazendo exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal. Então, preocupe-se em reunir uma boa quantidade de exercícios do tipo! E, se você não conhece nenhum ou quer ampliar seu repertório, fique ligado neste vídeo:

4. Desenvolver a técnica

Agora que você reuniu um conhecimento básico sobre a própria voz, vamos ver como colocá-la em uso para, de fato, saber como aprender a cantar.

Há técnicas específicas de canto, cobrindo desde a produção vocal até a afinação, passando por inúmeras questões de modulação, articulação e ritmo. 

Assim, vale destacar aqui um conceito básico dos trabalhos de preparação vocal para o canto, que é o de vocalise. Os vocalises são exercícios em que você canta várias notas em sequência sem usar palavras, apenas sons, com as vogais, por exemplo.

Esses e outros exercícios devem ser praticados constantemente em vários níveis de preparação vocal, desde o aquecimento até os treinos de ritmo e afinação. Aliás, é indispensável que você domine sua voz em todos os aspectos, portanto não subestime a importância do trabalho em nenhum desses níveis!

Atualmente, é bem fácil encontrar na internet todos os tipos de exercícios, incluindo os vocalises. Para um treinamento básico e sem muito compromisso, você pode tranquilamente pesquisar e reunir uma boa quantidade de exercícios úteis.

No entanto, vale assinalar mais uma vez a importância de se aconselhar com profissionais da área, a fim de evitar exercícios ineficazes ou até nocivos. 

Eventualmente, ainda, você terá que abandonar as práticas mais gerais para focar somente naquelas necessárias ao seu trabalho específico. Afinal, tanto em relação ao tipo da sua voz quanto ao seu grau de desenvolvimento, sempre haverá alguns exercícios mais apropriados do que outros.

Cantar é um dom ou é possível uma pessoa aprender?

Assim como em tudo na vida, alguns indivíduos podem ter mais facilidade que outros para cantar ou desenvolver-se tecnicamente. Então, naturalmente, dizemos que essa pessoa tem um dom ou que nasceu para isso. É um modo de falar, mas não quer dizer que ninguém mais possa aprender a fazer o mesmo.

Não são raras as histórias de grandes cantores profissionais que tiveram dificuldades técnicas no início da carreira. Aliás, muitos deles continuaram tendo problemas mesmo depois de se tornarem estrelas. É bem comum que cantores profissionais contem com preparadores vocais que acompanhem suas carreiras e rotinas de apresentações.

Portanto, há, sim, como aprender a cantar e se tornar um grande profissional mesmo que atualmente você só colecione críticas por imprecisões técnicas. Além de não desanimar nem desistir diante de comentários negativos, tudo o que você precisa fazer é dedicar-se ao trabalho.

Neste artigo, apontamos vários caminhos para isso. Não encerramos o assunto, conforme avisamos logo no início, mas certamente oferecemos uma boa base. A partir daqui, você pode avançar sozinho, se quiser. Mas para crescer realmente, o ideal é que você procure por alguma orientação profissional e especializada.

Aprenda a cantar do zero com o Cifra Club Academy

Uma das melhores opções em aulas de canto, atualmente, está no Cifra Club Academy, que conta com excelentes profissionais e oferece inúmeras vantagens.

Além de avançar na questão de como aprender a cantar, você terá à disposição vários outros cursos, que vão desde teoria musical à prática de diversos instrumentos! E isso porque a assinatura mensal libera o acesso a todos os cursos do Cifra, além de benefícios exclusivos dos assinantes do Cifra Club PRO.

Pondo tudo na ponta do lápis, é o curso com o melhor custo-benefício que você vai encontrar! Então, não espere mais, acesse agora mesmo o Cifra Club Academy e aprenda a cantar sem sair de casa!

Foto de Roger Dorl

Roger Dorl

Artista formado em Teatro, especialista em Língua e Literatura Brasileira. Professor, escritor e produtor cultural. Toca violão e teclado, é cantor, compositor e arranjador. Escreve para o Cifra Club desde dezembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK