Cifra Club

Aprenda como tocar as melhores músicas do Trio Parada Dura

Hoje você vai aprender a tocar 20 cifras do famoso Trio Parada Dura e, consequentemente, arrasar com um bom sertanejo no violão!

Quem curte o sertanejo das antigas certamente conhece as músicas do Trio Parada Dura. Grande parte delas marcou época e anima até hoje os fãs desse grupo precursor do gênero. Por isso, nós preparamos uma lista com 20 cifras do Trio Parada Dura para você aprender a tocar no violão hoje mesmo!

Formação original do Trio Parada Dura
O Trio Parada Dura acumulou diversos sucessos ao longo da carreira (Foto: Reprodução)

Com este artigo, ficará muito mais fácil aprender essas cifras, pois separamos dicas fundamentais para você evoluir no sertanejo no violão. Portanto, prepare o seu instrumento e venha aprender as melhores músicas do Trio Parada Dura com a gente!

20 cifras do Trio Parada Dura para tocar no violão

A nossa lista de hoje é direcionada a quem está começando a tocar e/ou deseja aprender novas músicas. No geral, as canções listadas são fáceis, mas há alguns acordes, por exemplo, que necessitam de atenção especial.

No entanto, não se preocupe. Não existe nada de muito mirabolante por aqui, já que as cifras do Trio Parada Dura são tranquilas. Dá uma olhadinha em alguns dos sucessos que você vai aprender por aqui:

  • Blusa Vermelha
  • Cordão de Ouro
  • Luz da Minha Vida
  • Barco de Papel
  • Último Adeus
  • Fuscão Preto
  • As Andorinhas

1. Telefone Mudo

Embora seja a sanfona que toque a introdução de Telefone Mudo originalmente, você pode praticar esse solinho super legal também no violão. Os acordes são apenas 3: A, D e E7, todos muito simples de montar. A levada segue a característica batida de guarânia.

2. Boate Azul

9 acordes, todos muito tranquilos, são necessários para você tocar Boate Azul. Atente-se às 4 pestanas da música, que exigem pouca mudança de uma para outra. A levada segue a característica batida de guarânia.

3. Me Mata de Uma Vez

O acorde menos comum de Me Mata de Uma Vez é o A4, mas ele é super tranquilo de fazer. Os outros, mais conhecidos, também são fáceis de montar. Para o ritmo da canção, não há nada com o que se preocupar. Basta alternar toques para cima e para baixo.

4. Dama Entre Aspas (Dama do Vestido Longo)

Você precisa de somente 6 acordes para tocar Dama Entre Aspas (Dama do Vestido Longo) – e todos eles são bem tranquilos. Para ter uma ideia, a pestana do G7 é o maior desafio. O ritmo também é fácil de tocar. Nesse sentido, ouça a canção algumas vezes para pegar a levada certinha.

5. Cordão de Ouro

Certamente, você sabe montar os 4 acordes de Cordão de Ouro. São eles: D, G, A7 e D7. Além disso, não há com o que você se preocupar em relação ao ritmo. Isso porque, novamente, é feita a batida de guarânia, clássico do sertanejo raiz!


6. Homem de Pedra

O único acorde de maior atenção para tocar Homem de Pedra com destreza é o C#m, que aparece na 4ª casa do violão. O restante do shapes é super tranquilo de montar. Ademais, atenção na levada, que é tocada no ritmo de bolero.

7. Espinho Na Cama

A cifra de Espinho Na Cama conta com 4 acordes: 2 pestanas (B e F#) e 2 acordes simples (E e B7). Ou seja, nada vai tirar o seu sossego na hora de aprender essa canção! Para a batida, siga a famosa guarânia.

8. Não Quero Piedade

Dos 6 acordes de Não Quero Piedade, somente as duas pestanas (G7 e F) e, talvez, o shape de C7 exigem maior atenção. Tirando isso, basta tocar o ritmo de guarânia para executar essa cifra do Trio Parada Dura com perfeição!

9. Se For Passar Em Goiânia

Para tocar Se For Passar Em Goiânia, veja com cuidado os seguintes acordes: C9, por conta da pestana; D/F#, devido à digitação; e D9, por ser um acorde menos comum no gênero. Ademais, atente-se às convenções nas transições da canção. Por isso, é bom ouvir a música várias vezes antes de tocar.

10. Barco de Papel

Para tocar Barco de Papel, você só precisa dos acordes C7, F e Bb. Apesar de duas pestanas, são 3 acordes fáceis. Portanto, basta praticar bastante cada shape para tocar com facilidade. Por fim, o ritmo é mais lento, facilitando ainda mais na hora de tocar.

11. Avião das Nove

Coloque o capotraste na 2ª casa do violão e atente-se ao acorde G#m, que é montado na 6ª casa nessa música. Sobre o ritmo, segue a “regra” das músicas do grupo: batida de guarânia. Você vai tocar Avião das Nove bem rápido!

Tá vendo como várias cifras do Trio Parada Dura são tocadas no ritmo de guarânia, não é? Se você quer se aprofundar nos estudos dessa e de todas as outras batidas sertanejas, confira o curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy!

Curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy

12. Amor Distante

Mais uma vez, o ritmo característico do sertanejo antigo é utilizado em Amor Distante. Em relação aos acordes, são apenas 3 durante a música toda: os básicos G, D e C, que certamente você aprendeu nas primeiras aulas de violão.

13. Fuscão Preto

Quer saber como tocar a música Fuscão Preto no violão? Essa é mais uma que você vai aprender num piscar de olhos! Os acordes são os super básicos A, D e E. Tenha atenção na levada, sobretudo por causa das abafadas nas cordas que a mão direita (para os canhotos, a esquerda) faz.

14. Luz da Minha Vida

Sabe como tocar a música Luz da Minha Vida? Primeiramente, coloque o capotraste na 1ª casa do violão. Além disso, dê uma conferida no acorde de G#m, que aparece na 5ª casa. A batida é a mesma de grande parte das músicas da nossa lista (guarânia), com a vantagem de ser bem mais lenta do que as demais.

15. Aceita Que Dói Menos

São somente 5 acordes bem fáceis – incluindo uma pestana super tranquila (Bm) – em Aceita Que Dói Menos. Em relação à batida da música, ela segue o ritmo cateretê (↓↑↑↓). Ouvindo bem a música antes de tocar, você não vai encontrar muita dificuldade para aprender.

16. Castelo de Amor

Em Castelo de Amor, todos os shapes são tranquilos – somente o acorde D6 precisa de uma atenção especial, por ter uma montagem pouco comum. Além disso, não há segredos quanto à levada: continua valendo a tradicional guarânia, mas com pequenas acentuações ao longo da música.

17. As Andorinhas

Não mais que 4 acordes são necessários para você tocar As Andorinhas. São eles A, D, E e E7, shapes fáceis e usuais. Sobre o ritmo, temos novamente o cateretê. Basta ouvir a canção algumas vezes para que a levada seja assimilada com facilidade.

18. Último Adeus — Trio Parada Dura

Quer descobrir como tocar Último Adeus, um clássico do modão sertanejo? Antes de tudo, existem alguns acordes que merecem atenção especial: E/G# e F#/A#, que são pouco comuns nesse tipo de música e possuem digitação complicada. A batida é a guarânia, e o andamento da música é mais lento que o habitual.

19. Vivendo Aqui No Mato — Trio Parada Dura

Apesar de ter 12 acordes, a cifra de Vivendo Aqui No Mato conta com shapes básicos e fáceis de montar. Nesse sentido, a formação do acorde G# é a única que merece uma olhada com calma. Ademais, aproveite o ritmo mais lento da canção para praticar a técnica de dedilhado.


20. Blusa Vermelha — Trio Parada Dura

Quer ver como você vai tocar a música Blusa Vermelha rapidinho? Primeiramente, atente-se à digitação do shape de B/D#. Por fim, a levada da música não poderia ser outra: guarânia, que você certamente já domina!

Aprender as cifras do Trio Parada Dura foi, sem dúvida, um enorme aprendizado musical, não é mesmo? Diante disso, convidamos você a conhecer o curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy!

Na nossa plataforma de ensino musical online, você vai aumentar o seu nível técnico e conhecer muitas outras músicas para ampliar o seu repertório sertanejo. Não há maneira melhor de evoluir nas seis cordas!

Curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy
Foto de Pablo Sathler

Pablo Sathler

Contrabaixista com mestrado em Nietzsche. Professor, ouvinte universal e leitor contumaz. Escreve mensalmente na coluna Escambo Sonoro para o Immub e atua como revisor no GESEL da UFRJ.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK