Cifra Club

25 cifras simplificadas de música sertaneja para tocar hoje

Listamos as melhores cifras simplificadas de música sertaneja com dicas especiais para você praticar no violão!

Se você é fã de música sertaneja e gosta de tocar violão, precisa conferir as melhores cifras sertanejas simplificadas para tocar! Com acordes e batidas fáceis, essas versões de músicas são ideais para quem está começando a aprender a tocar violão. Além disso, são ótimas para quem quer se divertir tocando suas músicas preferidas!

Jorge, cantando, e Mateus, tocando violão, em show da dupla
Grandes sucessos sertanejos também podem ser interpretados por iniciantes no violão (Foto: Reprodução/Divulgação)

A música sertaneja é um dos gêneros mais populares do Brasil. Nesse sentido, você também não pode deixar de arrasar tocando um sertanejo no violão, não é mesmo?

Então, prepare seu instrumento e confira a lista completa de cifras sertanejas simplificadas que preparamos para você. Vamos começar a tocar?

25 cifras sertanejas simplificadas para tocar hoje

A grande vantagem das cifras simplificadas é que elas são feitas para você tocar agora mesmo, sem perder muito tempo para aprender. Dá só uma olhada nos sucessos que você vai aprender de uma forma fácil:

  • Convite de Casamento
  • Batom de Cereja
  • Estrelinha
  • Caso Indefinido
  • Que Sorte a Nossa
  • Te Esperando
  • Domingo de Manhã
  • Medo Bobo
  • De Quem é a Culpa?
  • Boate Azul

1. Não Aprendi Dizer Adeus — Leandro & Leonardo

A versão simplificada de Não Aprendi Dizer Adeus, de Leandro & Leonardo, é realmente bem tranquila de tocar, com apenas 5 acordes. Entre eles, só um tem pestana, o Bm. Além disso, o ritmo é o mesmo durante a música toda. Para uma execução mais próxima do original, atente-se para as pausas que o violão faz ao final da introdução e da primeira estrofe.

2. Humilde Residência – Michel Teló

Ainda que, originalmente, Humilde Residência tenha uma série de variações rítmicas, sua versão simplificada é bem mais enxuta, com apenas 4 acordes. Dessa forma, as palhetas devem ser as seguintes: ↓↑↓↑↓↑↓↑↓↑↓↑. Não se esqueça de abafar os acordes ao final de cada palhetada, para dar o swing que a música precisa.

3. Convite de Casamento – Gian & Giovani

Com 10 acordes, Convite de Casamento vai exigir bastante foco na hora do estudo. Nossa dica é separar a música em partes antes de treiná-la por inteiro. Assim, fica mais fácil de memorizar as sequências de acordes. Sobre a batida, ela é a mesma durante toda a canção: ↓↓↑.

4. Batom de Cereja – Israel & Rodolffo

Batom de Cereja é uma ótima canção para quem está precisando treinar pestana. Isso porque 2 dos 5 acordes da música exigem o fundamento. Além disso, fique ligado nos ritmos da introdução e da primeira parte. A sequência de palhetadas deve ser a seguinte: ↓↓ ↑↓↑↓ ↓↓↑. Não se esqueça que a quarta palhetada deve ser abafada.

5. Estrelinha – Di Paullo & Paulino

A primeira coisa que você vai precisar para tocar Estrelinha é de um capotraste. Ele deve ser colocado na 2ª casa do braço do violão. Como essa música não tem pestana, pode ser tocada tranquilamente até por iniciantes, pois tem apenas 4 acordes. Com relação à batida, a sequência de palhetadas é essa: ↓ ↑↑↓↓.

6. Dois Corações e Uma História – Zezé Di Camargo & Luciano

Para quem já domina os acordes com pestana, tocar Dois Corações e Uma História, de Zezé Di Camargo & Luciano, vai ser super fácil. O ritmo da música é o mesmo durante toda a canção: ↓↓↓↑. Mas preste atenção na duração da batida em cada um de seus 6 acordes. Os três últimos, por exemplo, são tocados com apenas uma palhetada para baixo.

7. Facas – Diego & Victor Hugo

Grande sucesso de Diego & Victor Hugo, Facas, em sua versão simplificada, tem apenas uma batida (↓ ↑↑↓ ↑↑↓) e 6 acordes. Mas, no refrão, ao fazer os shapes de Am e D, você deve dar duas palhetadas para baixo em cada um. Em seguida, retorne para o ritmo anterior.

8. Na Hora de Amar – Gusttavo Lima

Na Hora de Amar, de Gusttavo Lima, é mais uma dessas músicas que vão exigir um pouco mais de treino. Não porque os 7 acordes são complicados, mas sim porque a batida é um tanto complexa. As palhetadas devem seguir este movimento: ↓↓ ↓↑ ↓↓ ↓↑ ↓↓ ↑↑↓↓ ↓↑. Pratique e ouça bastante a música para pegar certinho as trocas de acordes.

9. Caso Indefinido – Cristiano Araújo

Na versão simplificada de Caso Indefinido, você vai precisar prestar atenção em alguns dos 7 acordes que aparecem. É o caso do shape de E/G#. Ele aparece na segunda parte da música, logo depois do F#m. Portanto, para conseguir fazer a transição entre esses acordes no tempo certo, vale se dedicar treinando o encaixe dos dedos nessa sequência.

10. Largado Às Traças – Zé Neto e Cristiano

Essa é uma daquelas cifras sertanejas fáceis para iniciantes! Largado Às Traças só tem 3 acordes (A, B e C#m), e o ritmo é o mesmo durante a música toda: ↓ ↑↓↑↓↑. Lembrando que essa sequência de palhetadas deve ser repetida duas vezes no acorde C#m.


11. Menino da Porteira – Sérgio Reis

Com apenas 3 acordes (todos eles sem pestana) e um ritmo que se repete a música toda, Menino da Porteira é ideal para iniciantes. A sequência da batida é a seguinte: ↓ ↑↓ ↓. Acompanhe a cifra da canção para saber a hora exata das transições entre cada acorde.

12. Que Sorte a Nossa – Matheus e Kauan

O padrão rítmico de Que Sorte a Nossa é o mesmo durante toda a canção. Isso significa que a sequência de palhetadas não vai se alterar: ↓↓↑↓↓↓↑↓↓↓↑. As trocas dos 4 acordes, porém, não seguem um padrão. Por essa razão, quando estiver tocando, siga a cifra para não se perder.

13. Madri – Fernando e Sorocaba

Mesmo com apenas 5 acordes, Madri pode ser um pouco complicada para tocar devido ao ritmo. A primeira palhetada é para baixo, mas você só vai tocar a corda mais grave do acorde. Depois, é preciso tocar uma vez para cima e outra para baixo, sendo que essa última será abafada. Por fim, faça uma palhetada para cima, tocando todas as cordas.

Curtindo aprender com essas cifras simplificadas sertanejas? Saiba que você pode evoluir muito mais com o curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino musical online!

Curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy

14. Dona Maria – Thiago Brava

Dona Maria é uma dessas músicas com 4 acordes fáceis, mas que o ritmo pode dificultar um pouco na hora de tocar. A sequência de palhetadas é assim: ↓↑↓↑ ↓↑↓↑. Porém, a primeira, segunda, quinta e sexta palhetadas são abafadas. Para fazer esse efeito, basta deixar os dedos da mão esquerda (para os canhotos, a direita) apenas encostados no braço do violão, sem pressionar as cordas.

15. Te Esperando – Luan Santana

Te Esperando tem apenas 3 acordes, e nenhum deles exige pestana. Fique ligado quando o acorde Dm aparecer. Isso porque ele deve ser tocado apenas uma vez, com uma palhetada para baixo.

16. Domingo de Manhã – Marcos e Belutti

Para tocar Domingo de Manhã, atente-se para quando for mudar do E para o E7M. Eles são bem diferentes e vão exigir treino para que a transição seja suave. Além disso, o ritmo da música não muda em nenhuma parte: ↓↓ ↑↑↓ ↓↑↓↑. Por fim, essa cifra possui 5 acordes no total.

17. Tocando em Frente – Almir Sater

Há dois ritmos em Tocando em Frente. O primeiro, conhecido como guarânia, consiste em tocar as cordas cinco vezes, sempre para baixo, abafando a segunda e a quarta palhetada. Já o segundo ritmo você vai fazer dessa forma: ↓↑↓↑↑. Assista à videoaula abaixo para entender melhor a dinâmica e pratique tudo com calma e atenção. Além disso, a música tem 4 acordes.

18. Pássaro de Fogo – Paula Fernandes

Os 6 acordes de Pássaro de Fogo são bem simples de fazer, já que não há pestana. O principal é o ritmo, que deve ser feito da seguinte maneira: ↓↑↑↓↑↑↓↓↑. Um ponto importante para essa música é tocar o refrão com palhetadas mais fortes. Assim, dará o clima certo para esse trecho.

19. Amo Noite e Dia – Jorge e Mateus

Atenção quando for tocar Amo Noite e Dia, porque 2 dos 4 acordes exigem pestana. Por outro lado, a vantagem é que você vai precisar de um único ritmo durante toda a canção: ↓↓↑↑↓↑. Portanto, se você ainda tem dificuldade com esse tipo de shape, essa é uma ótima oportunidade para praticar!

20. Medo Bobo – Maiara e Maraisa

Medo Bobo tem somente 4 acordes. Nossa dica é para quando for tocar a introdução e a primeira parte. Nesses trechos, você vai dar apenas uma batida para baixo em cada acorde e deixar eles soarem.

21. De Quem é a Culpa? – Marília Mendonça

A música De Quem é a Culpa? tem um jeito especial de tocar todos os seus 5 acordes. Inicialmente, são dois toques para baixo. Mas, no segundo, você vai tocar apenas as cordas mais graves. Depois, toque uma vez para baixo em todas as cordas. Finalmente, para baixo e para cima, bem rápido, também em todas as cordas.

22. Flor e o Beija-Flor – Henrique e Juliano

Para tocar Flor e o Beija-Flor, atente-se para a sequência de seus 5 acordes, que muda ao longo da música. O ritmo, porém, permanece o mesmo em todos os trechos: ↓↑↓↑↓. Ou seja, divida a música em partes com sequências iguais e depois junte tudo para tocar a canção completa. Assim fica bem mais fácil!

23. Evidências – Chitãozinho e Xororó

A versão simplificada de Evidências tem 9 acordes ao todo. Além disso, a cifra pede que seja usado um capotraste. O acessório deve ser colocado na 4ª casa do braço do violão. Assim, somente 2 acordes precisarão de pestana para serem montados.

24. Boate Azul – Bruno e Marrone

Além de ter 9 acordes, Boate Azul também vai exigir que você se prepare bem para fazer a batida de guarânia. Ou seja, faça cinco toques para baixo, alternando dedão e indicador. No começo, pode parecer pouco natural. Porém, com o passar dos tempo, vai conseguir tocar do jeito certo, e a música vai fluir numa boa.

25. Borboletas – Victor e Leo

Em Borboletas, o ritmo permanece o mesmo durante toda a canção. A cifra possui 6 acordes, e a sequência de palhetadas é assim: ↓↓↑↑↓↑. A única parte diferente são os dois primeiros acordes da introdução. Eles devem ser tocados apenas uma vez para baixo.

Chegamos ao fim da nossa lista de cifras simplificadas sertanejas! Curtiu aprender a tocar esses grandes sucessos de uma forma mais fácil?

Além de aprender cifras simplificadas, uma excelente ideia é investir em um aprendizado musical de qualidade. Nesse sentido, acesse o curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy e aprimore ainda mais suas habilidades para tocar esse gênero musical icônico nas seis cordas!

Na nossa plataforma online, você terá acesso a uma metodologia de qualidade, desenvolvida especialmente para ajudar no seu progresso musical. Além disso, diversos benefícios acompanham a assinatura do Cifra Club Academy. Olha só:

  • Materiais de apoio;
  • Flexibilidade para assistir às aulas quando e onde quiser;
  • Lives exclusivas para tirar dúvidas;
  • Canal exclusivo no aplicativo Telegram;
  • Acesso ilimitado a todos os cursos da plataforma (mais de 10) com apenas uma assinatura;
  • Acesso ao Cifra Club Pro.

Então, bora turbinar os estudos de sertanejo no violão?

Curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy
Foto de Guilherme Ferragut

Guilherme Ferragut

Jornalista, com mestrado em Divulgação Cultural e Científica pela Unicamp. Tem na música a grande paixão, por isso coleciona discos de vinil e está sempre aberto a novas experiências sonoras. Toca guitarra, baixo e violão. Escreve para o Cifra Club desde março de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK