Cifra Club

As melhores cifras simplificadas de Eduardo Costa

Aprenda novas canções para o seu repertório de violão com essas cifras simplificadas das músicas de Eduardo Costa!

Você não precisa ter longa experiência no violão para tocar músicas de sucesso quando pode contar com cifras simplificadas de Eduardo Costa! Nesse sentido, separamos 12 músicas do cantor ideais para fazer seu público cantar junto e animar qualquer rodinha de amigos!

Eduardo Costa fazendo um solo de violão em show
As músicas de Eduardo Costa são ótimas para turbinar seu repertório sertanejo no violão (Foto: Reprodução)

Com mais de 20 anos de carreira, Eduardo Costa construiu um legado de respeito dentro do universo sertanejo, acumulando diversos hits em seu repertório. Com nossa lista, você pode tocar muitos deles mesmo sendo iniciante no instrumento! Então, vamos nessa?

12 cifras simplificadas de Eduardo Costa para tocar hoje

Uma das melhores notícias sobre estas cifras simplificadas de Eduardo Costa é que muitas delas nem mesmo são versões alternativas, mas as próprias versões originais!

Ou seja, você pode tocar algumas músicas exatamente como elas são, pelo fato de serem fáceis de aprender. Em alguns casos, você vai contar com videoaulas, para facilitar ainda mais o aprendizado das canções. Mas, como são cifras simplificadas, em geral, não tem muito segredo.

Confira o nosso repertório de hoje:

  • Sapequinha
  • Olha Ela Aí
  • Página de Amigos
  • Eu Duvido
  • Ainda Tô Aí
  • Os 10 Mandamentos do Amor
  • Fui Dando Porrada
  • Me Apaixonei
  • Sou Seu Fã Nº 1
  • A Carta
  • Saudade
  • Amor de Violeiro

1. Sapequinha

Para tocar Sapequinha, utilize o capotraste na 1a casa. São 5 acordes no total, incluindo as pestanas de Bm e F# – porém, mesmo nesses casos, não são shapes muito complicados. E, para tirar qualquer dúvida, principalmente sobre a batida da música, assista à nossa videoaula:

2. Olha Ela Aí

Não precisamos nem simplificar a cifra para tocar o sucesso Olha Ela Aí sem dificuldades. Nenhum dos 6 acordes possui pestana, mas você vai precisar de um pouco de atenção no shape de D/F#. Mais uma vez, coloque capotraste na 1a casa.

3. Página de Amigos

O que há de mais fácil nos 5 acordes de Página de Amigos é que 2 deles são variações de outros 2. Por exemplo, CC7 e FFm. Novamente, faça o uso do capotraste na 1a casa. Ademais, a canção conta com um solo de abertura interessante para quem quer se aprofundar nisso.

4. Eu Duvido

Você pode tocar Eu Duvido só com os acordes maiores A, D e G, além da pequena variação A7, que também é bem simples. Detalhe: esta é a cifra original, não a simplificada! O solo de abertura inclui slides e bends, mas também não chega a ter grande complexidade. Ou seja: mais um grande sucesso fácil de tocar!

5. Ainda Tô Aí

Com capotraste na 5a casa, os 6 acordes de Ainda Tô Aí têm shapes básicos e uma única pestana, no F. De resto, só é preciso das conhecidas formas de C, G, Am, Em e Dm para tocar este hit de Eduardo Costa.

6. Os 10 Mandamentos do Amor

Os 10 Mandamentos do Amor é mais uma cifra original que incluímos como simplificada porque só tem formatos básicos. O único acorde que pode te demandar um pouco mais de tempo para pegar é o D#°, mas que também não é nada de outro mundo. A tablatura da passagem após a introdução possui só três notas, e, para facilitar tudo, você pode aprender com a videoaula abaixo:

Está curtindo aprender essas cifras simplificadas de Eduardo Costa? Então, temos uma dica especial para você: no curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy, você vai aprender ainda mais!

Curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy

7. Fui Dando Porrada

Não desanime com o tamanho dos solos de Fui Dando Porrada. Em contrapartida, mantivemos a cifra original dessa música porque os acordes, em si, são super fáceis. O único com pestana é o Bm, e os outros 5 acordes são os básicos Em, Bm, C, D7 e G. Se quiser focar somente no acompanhamento, não se preocupe com os solos!

8. Me Apaixonei

Com apenas 3 acordes, a versão simplificada de Me Apaixonei é muito fácil de tocar. Além disso, acaba sendo uma ótima oportunidade para treinar pestana, com o acorde F. Afinal, é o único shape da música com este fundamento, acompanhando os básicos C e G.

9. Sou Seu Fã No 1

Dos 5 acordes de Sou Seu Fã Nº 1, 2 deles incluem sétima: Em7 e Bm7. Este último, ademais, também possui pestana. Mas observe que a sétima não altera muito o shape original e pode ser incluída sem muita dificuldade. De resto, para tocar a música, você só precisa dos acordes A, D e G. Fácil demais, não é mesmo?

10. A Carta

A cifra original de A Carta inclui as pestanas de C9 e G7, que não são shapes complexos. Assim, mais uma vez, a cifra original pode ser tocada por iniciantes. Os acordes restantes são Am, C, D e G. Mesmo que ainda esteja pegando o fundamento das pestanas, você vai conseguir executar este hit!

11. Saudade

Agora, mais uma cifra original com solos longos, mas com acordes muito fáceis. Saudade é tocada com os shapes de G, C, F e D. Assim, novamente, se você ainda está aprendendo a fazer pestana, pode praticar com uma música de sucesso! Com o tempo, arrisque-se também nos solos.

12. Amor de Violeiro

Por sua vez, os solos da cifra original de Amor de Violeiro podem ser experimentados também pelos iniciantes no fundamento. Já os acordes, incluem uma única pestana (F) e, apesar de nomes que escapam do básico, C7 e G/B não representam nenhum desafio. Ademais, restam somente os básicos Am, C e G.

Boas demais essas 12 cifras simplificadas de Eduardo Costa! Agora, você pode tocar grandes sucessos do artista com muito mais facilidade. Então, bora tocar e compartilhar essas músicas com outras pessoas, para que mais gente possa aprender as canções!

Para dar um passo adiante e desenvolver suas habilidades musicais, saiba que pode contar com aulas especialmente preparadas, pensadas na sua evolução no violão. E o que é melhor: você pode aprender sem nem sair de casa!

Nesse sentido, venha conhecer o curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy! Saca só os benefícios em se cadastrar na nossa plataforma:

  • Método de ensino pensado nos alunos;
  • Conteúdos completos sobre os ritmos sertanejos no violão;
  • Materiais de apoio;
  • Padrão Cifra Club de qualidade de ensino;
  • Lives e canal no Telegram exclusivos para tirar dúvidas;
  • Com apenas uma assinatura, acesso a todos os cursos da plataforma (são mais de 10);
  • Acesso automático ao Cifra Club Pro.

Curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy
Foto de Roger Dorl

Roger Dorl

Artista formado em Teatro, especialista em Língua e Literatura Brasileira. Professor, escritor e produtor cultural. Toca violão e teclado, é cantor, compositor e arranjador. Escreve para o Cifra Club desde dezembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK