Cifra Club

10 cifras sertanejas antigas que você precisa aprender

Está buscando por músicas para acrescentar ao seu repertório de violão? Então, confira este artigo com as melhores cifras sertanejas antigas para tocar!

Chegou a lista de cifras sertanejas antigas que todo amante desse gênero musical precisa incluir no seu repertório! Afinal, ninguém vai querer passar vergonha por aí dizendo que não sabe tocar ou não conhece esses verdadeiros clássicos da música caipira.

Chitãozinho e Xororó cantando em show
Chitãozinho & Xororó são os responsáveis por vários hinos da música sertaneja (Foto: Divulgação)

Ideais também para quem está chegando agora no mundo do violão sertanejo, as músicas vão envolver qualquer ouvinte, que certamente saberá cantar junto com você.

Então, prepare o coração para esses grandes sucessos do passado que vão te encher de nostalgia destilando a mais pura sofrência e o encanto sertanejos!

As 10 melhores cifras sertanejas antigas

Em geral, nossas cifras sertanejas antigas são fáceis e, além disso, todas elas contam com videoaulas completas, ensinando tudo o que você precisa para tocar.

Buscamos também trazer uma variedade de artistas e estilos, já que, mesmo dentro do gênero sertanejo, existem abordagens diferentes.

Não sabe de quais estilos diferentes estamos falando? Bom, se você quiser dominar de verdade o violão sertanejo, aqui vai uma dica quentíssima: dá uma olhada no mais novo curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy para aprender tudo sobre este universo musical!

Curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy

Agora, vamos, enfim, às canções. Confira o repertório especial que separamos para você:

  • Evidências
  • Boate Azul
  • Ainda Ontem Chorei de Saudade
  • Tocando Em Frente
  • A Majestade, o Sabiá
  • Romaria
  • Sinônimos
  • Menino da Porteira
  • Dois Corações e Uma História
  • Não Aprendi Dizer Adeus

1. Evidências – Chitãozinho & Xororó

Já vamos começar com o maior clássico sertanejo de todos os tempos, a música Evidências. Mas a fama tem seu preço: são 25 acordes que vão dos mais simples A e E a formas realmente complexas, como a do .

Ainda assim, não se deixe enganar. Tem muito shape fácil aí no meio, mesmo escondidos sob nomes mais assustadores, como C#m7/B. E lembre-se que tem videoaula para te ajudar com acordes, ritmos e solo. Assim, não tem como errar!

2. Boate Azul – Bruno e Marrone

A música Boate Azul já teve inúmeras gravações desde que foi lançada, em 1963, sendo atualmente bastante conhecida na versão de Bruno e Marrone. A cifra inclui um solinho maroto na introdução, mas os acordes são bastante simples e fáceis de pegar.

A única pestana entre os 9 acordes é a do F. De resto, são 5 acordes maiores e três variações simples, como o Dm.

3. Ainda Ontem Chorei de Saudade – João Mineiro e Marciano

Depois de um solo simples de abertura, a cifra de Ainda Ontem Chorei de Saudade fica ainda mais fácil, com acordes tranquilos de montar. São apenas 6 shapes, incluindo os básicos Am, Dm, C e G. Mais uma vez, a única pestana é a do F.

É difícil de acontecer, mas se mesmo assim você enfrentar dificuldades, a videoaula está aí para facilitar tudo!

4. Tocando Em Frente – Almir Sater

O grande sucesso Tocando Em Frente pode ser tocado com apenas 4 acordes, sendo que 3 deles são os básicos C, G e Dm. Já o outro shape é o F9, que pode complicar um pouquinho as coisas, mas nada de tirar o sono. Assista à videoaula para pegar esses acordes e o ritmo:

A versão completa inclui os solos da música, enquanto a base continua sendo tocada exatamente como foi explicado na aula acima.

5. A Majestade, o Sabiá – Jair Rodrigues

Excelente para quem está começando no violão, A Majestade, o Sabiá tem 4 acordes básicos: Am, C, D7 e G. Na aula simplificada, você aprende o ritmo usado na música toda e ainda descobre que o D7 pode ser tranquilamente substituído pelo D.

Por sua vez, a videoaula completa apresenta os solos da canção, acrescentando um grauzinho de dificuldade. Mas vale a pena aprender! Então, confira:

6. Romaria – Renato Teixeira

Em geral, os 10 acordes de Romaria têm formas simples – mesmo os de nomes mais complicados – e incluem os básicos D, E e G.

Há pestanas com formas também básicas, como o Bm, enquanto o D4(7/9) consiste unicamente em pressionar todas as cordas na 5a casa. No vídeo abaixo, é apresentada uma forma ainda mais simples de montar esse acorde. Ou seja, está fácil de aprender esse maravilhoso clássico!

7. Sinônimos – Chitãozinho & Xororó

Dos 8 acordes de Sinônimos, 5 têm formas maiores e menores simples, 1 possui pestana (F) e os outros 2 podem enganar pelo nome. Tratam-se do G/B e do D/F#, que apenas acrescentam pequenas variações ao G e ao D, respectivamente. Confira na videoaula como é fácil de tocar!

Já os solos e licks são um pouco mais complicados e ganharam duas videoaulas especialmente dedicadas a eles. Com um pouco de paciência e dedicação, você chegará a uma execução perfeita deste grande sucesso!

8. Menino da Porteira – Sérgio Reis

Outro clássico do sertanejo raiz que não poderia ficar de fora desta lista é Menino da Porteira. A música toda é tocada com um só ritmo e 3 acordes para lá de simples: A, D e E.

Para pegar bem a levada e aprender também o solo de introdução, que se repete em outros momentos da música, é só assistir ao vídeo abaixo:

9. Dois Corações e Uma História – Zezé Di Camargo & Luciano

Se você achou que estava tudo simples demais nesta lista, Dois Corações e Uma História chegou para acabar com esse sossego. Os 20 acordes até incluem formas simples maiores e menores, mas também abusam de pestanas e formas mais complexas, como o Bb/D

Como se não bastasse, a música tem mudanças de tom e de ritmo. Perdeu o fôlego? Mas calma aí, que a videoaula a seguir faz tudo ficar bem mais fácil!

Ainda está achando muito difícil? Então, experimente a versão simplificada, que reduz o número de acordes para 6 e usa uma só batida para a música toda.

10. Não Aprendi Dizer Adeus – Leandro & Leonardo

A cifra de Não Aprendi Dizer Adeus tem 6 acordes básicos, incluindo uma única pestana (Bm). Novamente, a versão simplificada elimina o D7 e deixa tudo mais fácil usando a mesma batida na música inteira.

A versão completa acrescenta pequenas variações no ritmo e inclui o solo de introdução, que se repete mais tarde.

E aí, curtiu a nossa super seleção de cifras sertanejas antigas? Então, não pare por aí, continue praticando e aperfeiçoando seu repertório tanto de músicas quanto de técnicas!

Já imaginou aprender com aulas especiais e de qualidade, e o melhor, sem precisar sair de casa? Pois saiba que isso é possível! Conheça agora mesmo o Cifra Club Academy e seu novo curso de violão sertanejo!

Na nossa plataforma, além de toda a qualidade das aulas, você garante uma série de benefícios. Se liga só em quais são eles:

  • Acesso a todos os cursos da plataforma (são mais de 10) com apenas uma assinatura;
  • Materiais de apoio;
  • Lives exclusivas tira-dúvidas;
  • Canal no Telegram também exclusivo;
  • Padrão de qualidade do Cifra Club;
  • Acesso ao Cifra Club Pro.
Cursos do Cifra Club Academy
Foto de Roger Dorl

Roger Dorl

Artista formado em Teatro, especialista em Língua e Literatura Brasileira. Professor, escritor e produtor cultural. Toca violão e teclado, é cantor, compositor e arranjador. Escreve para o Cifra Club desde dezembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK