Cifra Club

18 cifras dos Gilsons para tocar hoje mesmo

Se você é fã dos Gilsons, não pode perder este artigo com as melhores cifras da banda! Além disso, separamos dicas úteis e práticas para te ajudar a aprender esses sucessos no violão.

Uma ótima maneira de trazer novos ares para o seu repertório de MPB é incluir algumas cifras dos Gilsons! O trio, formado em 2018, mistura as melhores energias da música baiana em letras e ritmos modernos, valorizando os tambores e os violões de nylon.

Integrantes dos Gilsons
Os Gilsons têm encantado o cenário da música brasileira (Foto: Divulgação)

Com isso, eles se destacam entre os artistas da chamada nova MPB. Nesse sentido, renovam o gênero, se inspiram nos clássicos e dialogam bem com as novas gerações.

A seguir, você encontra os maiores sucessos do trio e aprende a tocar essas músicas cheias de leveza e novidade. O grau de dificuldade das cifras dos Gilsons vai do fácil ao intermediário, raramente exigindo técnicas avançadas.

Vamos, enfim, aprender a tocar as melhores músicas dos Gilsons?

Aprenda a tocar as cifras dos Gilsons

Boa parte da dificuldade das cifras dos Gilsons está nas batidas utilizadas, que passam por diversos estilos musicais e, muitas vezes, fazem uma mescla deles. Mas uma coisa é certa: vale a pena aprender!

Confira algumas dos títulos que você vai encontrar aqui:

  • Algum Ritmo
  • Devagarinho
  • Dês
  • Duas Cidades
  • Índia
  • Love Love
  • Pra Gente Acordar
  • Proposta
  • Várias Queixas

1. Bela

Com letra e ritmo suaves, Bela tem uma das cifras mais complexas desta lista. São 17 acordes ao todo, entre os quais você não vai encontrar nenhum daqueles que estavam entre os primeiros que aprendeu. Alguns dos shapes são até bem fáceis, como o E7, que consiste em uma única corda pressionada. Outros, como o Dm6, vão exigir um pouco mais de atenção.

2. Dês

Dês é um excelente exemplo da mescla de estilos na batida e acordes que vão dos mais básicos ao intermediário. Assim, se você é iniciante, talvez encontre dificuldades com alguns shapes, como o G/Eb, mas nada que um pouco de prática não resolva. Ademais, as trocas de acordes bem próximas uma à outra representam um desafio a mais.

3. Voltar À Bahia

Entre os 8 acordes de Voltar À Bahia, há uma única pestana, que é a de C#m. O restante dos acordes vai dos simples A e E a outros que mais parecem meras variações desses shapes básicos. Portanto, não se assuste com nomes fora do comum, como B7(9-). O ritmo mais lento e as mudanças de acordes mais espaçadas facilitam a execução da cifra.

4. Um Só

As 4 pestanas de Um Só são daquelas mais básicas da categoria, como o Bm. Além delas, você vai encontrar 5 shapes bem simples, incluindo o A e duas variações dele. Também tem muitos acordes com sétima maior ou menor. Mas isso não significa que você precisa esquentar a cabeça com esses acordes, pois eles não são tão complexos.

5. Duas Cidades

A cifra de Duas Cidades pode parecer complexa à primeira vista, mas há alguns macetes para torná-la um pouco mais acessível. Repare, por exemplo, que alguns shapes se repetem em pontos diferentes do braço do violão. Assim, ainda que você ache difícil de montá-los, só precisa aprender uma vez. Então, nada de recuar diante de nomes longos, como Eb7M(9)!

6. A Voz

Com um ritmo mais marcado de samba, A Voz tem somente 5 acordes, sendo que as 2 pestanas entre eles são variações mínimas do básico Bm. Além disso, há shapes bem básicos, como o Am7 e o Em7. E, por fim, tem o Am7(13), que, apesar de menos comum e do nome mais longo, também é super simples de montar.

7. O Dia Nasceu

A cifra de O Dia Nasceu pode ser um pouco complexa para quem está começando a tocar, mas também entraria em uma relação de cifras fáceis. São apenas 6 acordes, e, ainda que metade tenha pestana, os shapes não são muito difíceis – por exemplo, o F#m. Com ritmo lento e mudanças de acordes espaçadas, a execução se torna mais simples.

8. Andar Leve

A leveza da música Andar Leve está presente também na sua cifra, que traz shapes bem básicos e pequenas variações deles. Assim, você encontra pares como AA7 e DDm. Sendo assim, mesmo com 11 acordes no total e 4 pestanas, não é uma cifra difícil. Então, bora lá desfrutar desse som!

9. Vem de Lá

Mais um samba de andamento um pouco mais acelerado, Vem de Lá pode até parecer difícil com seus 11 acordes, mas não é. Mesmo se você não sabe o que é um acorde diminuto ou nunca montou um, não vai ter dificuldades com o Eb°. As pestanas são básicas, como no shape de B, e há outros acordes maiores e sem pestana, como o simples A. Fácil, fácil!

Se você tem interesse em evoluir no violão e aprimorar suas técnicas no instrumento, temos um convite especial: conheça o curso de violão do Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino online!

Curso de violão do Cifra Club Academy

10. Cores e Nomes

A maior parte de Cores e Nomes fica em torno de acordes simples, como F, Dm e C. Em algumas passagens, você se depara com nomes um pouco mais longos, como Bbm e D7(4), mas que não são shapes complexos. Assim, mesmo com 10 acordes no total, incluindo 4 pestanas, é uma música fácil de tocar.

11. Índia

A cifra de Índia tem 11 acordes, que vão de shapes básicos, como o Em, até outros um pouco mais desafiadores, como o C#º. Mas aqui, de novo, não chegamos exatamente a um nível avançado na complexidade dos acordes. Portanto, se você sabe o mínimo sobre pestanas, conseguirá tirar de letra. A batida também é menos elaborada, bastando um ritmo básico de rock.

12. Vento e Alecrim

Os 8 acordes de Vento e Alecrim não são propriamente difíceis, mas saem um pouco do usual e exigem maior atenção. Entre eles, os shapes mais comuns são os de C7 e Em7. Em geral, as mudanças de acordes são bem espaçadas. Os solos são curtos e acessíveis até para quem está começando agora nesse fundamento, apesar de incluir alguns slides.

13. Pra Gente Acordar

Quase todos os 7 acordes de Pra Gente Acordar são pestanas ou meias-pestanas, sendo que o único shape que escapa disso é o Ab7M. Também há vários acordes com nomes mais complexos como esse. Mas, em geral, não são shapes difíceis de montar. Além disso, há tempo suficiente entre um acorde e outro para acertar as passagens mais complicadas.

14. Proposta

Você só precisa saber o mínimo sobre pestanas para tocar a cifra de Proposta, dos Gilsons. Além do F7, a outra pestana é a do Bb7M, que é menos complicada do que o nome pode fazer supor. E, fora isso, restam apenas 3 acordes, incluindo C e Dm, shapes que estão entre os primeiros que se aprende no violão, além do A7.

15. Algum Ritmo

Embora não inclua pestanas, a cifra de Algum Ritmo tem shapes que exigem um pouco mais de agilidade na mão esquerda (a direita para violonistas canhotos). É o caso, por exemplo, do Am7(9), que começa na 5ª casa e tem uma distribuição mais incomum dos dedos. Mas também há velhos conhecidos entre os 8 acordes da canção, como o Am e o Em7.

16. Devagarinho

Embora o andamento de Devagarinho não seja como o título sugere, as mudanças de acordes são espaçadas entre si, facilitando as passagens. Além disso, são apenas 5 acordes, sendo que a única pestana é a de Bm7. De resto, você até vai precisar de um pouco de atenção no D7M(9), mas não encontrará muita dificuldade.

17. Love Love

Entre as mais complexas desta lista, está a cifra de Love Love. São 7 pestanas entre os 10 acordes, e o shape mais básico é o de F. Além disso, as mudanças de acordes são mais rápidas. Mas vale a pena dedicar-se a aprender essa linda canção!

18. Várias Queixas

Finalmente, chegou a hora de aprender como tocar Várias Queixas, um dos maiores hits dos Gilsons! A cifra de Várias Queixas tem 7 acordes um pouco incomuns, mas que não chegam a ser grandes desafios. As duas pestanas da cifra são pequenas variações uma da outra: C7M e Cm7. A mescla de ritmos pode ser um desafio, mas dá para segurar com a batida de rock.

E aí, curtiu aprender as cifras dos Gilsons? Se encontrou dificuldade para executar algumas delas ou simplesmente está buscando aperfeiçoar o seu domínio técnico, saiba que pode contar com a gente.

Nesse sentido, inscreva-se agora mesmo no curso de violão do Cifra Club Academy e aprenda com profissionais da melhor qualidade sem precisar sair de casa!

Dessa forma, você desenvolverá seus conhecimentos musicais e terá o necessário para se tornar mestre nas seis cordas!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Roger Dorl

Roger Dorl

Artista formado em Teatro, especialista em Língua e Literatura Brasileira. Professor, escritor e produtor cultural. Toca violão e teclado, é cantor, compositor e arranjador. Escreve para o Cifra Club desde dezembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK