Cifra Club

20 cifras de Caetano Veloso para aprender hoje

Como tocar os maiores sucessos de Caetano? Aprenda neste artigo completo com dicas e videoaulas!

Para celebrar o legado de um dos grandes artistas da música brasileira, hoje você irá aprender as melhores cifras de Caetano Veloso no violão! O cantor e compositor, através de suas canções ricas em melodias, harmonias e arranjos, pode te ajudar e muito a evoluir nos estudos do instrumento.

Caetano Veloso sentado, tocando violão e sorrindo
As músicas de Caetano Veloso estão imortalizadas na cultura brasileira (Foto: Divulgação/Fernando Young)

Como um dos porta-vozes da MPB, Caetano Veloso coleciona sucessos atemporais, como Sozinho, Você Não Me Ensinou a Te Esquecer, O Leãozinho e muitas outras. Quer aprender a tocar esses e outros hits do artista? Continue com a gente, e vamos juntos nessa!

As melhores cifras de Caetano Veloso

Bom, você já deve saber que tocar as cifras desse ícone da MPB não é uma tarefa tão simples, não é mesmo? Mas calma, pois separamos as melhores dicas para você aprender a tocar com mais facilidade. Veja algumas músicas que você irá aprender:

  • Sozinho
  • Você Não Me Ensinou a Te Esquecer
  • O Leãozinho
  • Você É Linda
  • Sampa
  • Força Estranha
  • Desde Que o Samba É Samba
  • Samba de Verão

E muito mais! Enfim, vamos lá tocar as músicas de Caetano Veloso?

1. Queixa

A cifra de Queixa conta com 13 acordes. Dentre eles, 5 estão em forma de pestana, e os shapes de B7(13), B7(13-) e E7(9-) também podem trazer certa dificuldade. Caso necessite, use a ferramenta de variar acorde na página da cifra da canção. Quanto ao ritmo, atente-se em relação ao tempo em cada acorde, siga a cifra e tente tocar enquanto ouve a música.

2. O Quereres

A levada de O Quereres tem algumas variações, como pausas e toques para baixo. Note que o ritmo entre as estrofes segue um padrão, assim como a progressão de acordes. No total, a música possui 8 acordes, com 2 pestanas entre eles (Bb7 e F). Além disso, D/C e F#º possuem formas um pouco mais complicadas para iniciantes.

3. Sorte

Na maior parte de Sorte, a batida é dividida entre dois acordes. Sendo assim, treine bastante as transições. Se precisar, comece mais devagar e aumente quando tiver adquirido mais prática. Dos 9 acordes, apenas o Bm7 está em forma de pestana. Outros shapes, como Ab7(11+) e D7M(9), também podem ser mais complicados, dependendo da sua experiência no violão.

4. As Curvas da Estrada de Santos

Para tocar essa versão de As Curvas da Estrada de Santos, é preciso saber 17 acordes, sendo 6 com pestana (a maioria na segunda casa). O ritmo é tocado bem solto, com diversas variações. Use a versão abaixo como referência e preste atenção também nas passagens nos finais dos versos.

5. Odara

Para tocar Odara, você precisará praticar suas habilidades com dedilhado, pois a técnica é utilizada do começo ao fim da canção. Repare que, entre as estrofes, há um padrão na progressão de acordes, o que pode facilitar na hora de fixar a ordem das transições. No total, os 8 acordes contam com apenas uma pestana (C#m7), na quarta casa.

6. Sonhos

Em Sonhos, a técnica de dedilhado também precisará ser praticada durante toda a canção. Treine as puxadas das cordas e os baixos de cada shape (caso tenha dúvida, é só conferir nos desenhos dos acordes, sinalizado pela bolinha preenchida, na parte inferior). Aqui, temos 12 acordes, que possuem dificuldade intermediária.

7. Alegria, Alegria

A levada de Alegria, Alegria é tocada revezando puxadas de cordas e toques para baixo. Esse ritmo segue durante toda a música (então, você pode tocar de uma forma mais solta). Metade dos 8 acordes é feita com pestana. Note que os shapes de B e C# possuem formas iguais, mas estão em casas diferentes (segunda e quarta casa, respectivamente).

8. Luz do Sol

Luz do Sol é uma ótima oportunidade de ampliar seu repertório de acordes. Ao todo, essa canção conta com 26 acordes, alguns mais simples e outros mais complexos. O ritmo possui variações. Então, é importante prestar atenção aos detalhes. Para facilitar, separe as estrofes e estude uma a uma. Assim, conseguirá visualizar melhor as semelhanças e as diferenças entre elas.

9. Oração Ao Tempo

Oração Ao Tempo possui 8 acordes, e 2 são feitos com pestana (Bb e Bm). Do começo ao fim, o ritmo será praticamente o mesmo, variando apenas de acordo com o bordão de cada shape. Treine as transições e as pequenas passagens com hammer on, conforme mostra a tablatura. Saiba mais detalhes de como fica cada parte na videoaula abaixo:

10. Reconvexo

Na introdução de Reconvexo, há um pequeno solo, que se estende também na primeira parte e em outros trechos da música. Atente-se às pausas entre alguns versos (ouça a canção com atenção para notar esses momentos). Os shapes, de modo geral, são tranquilos. Dentre os 8 acordes, temos apenas uma pestana (Bm), na segunda casa.

Evolua seu conhecimento em acordes, batidas e tudo sobre o universo das seis cordas com o curso de violão do Cifra Club Academy! A nossa plataforma de ensino de música online é totalmente focada em oferecer um aprendizado gradual, eficiente e prático.

Curso de violão do Cifra Club Academy

11. Cajuína

Para tocar Cajuína do começo ao fim, é preciso saber apenas um ritmo padrão. A variação está apenas nos momentos em que ele será tocado mais de uma vez e nos bordões de cada shape. As pestanas são 3, na primeira e terceira casa, entre 10 acordes ao todo. Assista à videoaula a seguir e veja a explicação completa de como fica a levada:

12. Tigresa

Os solos de Tigresa aparecem na introdução e também no meio da música. Para facilitar, divida-os em parte, conforme a tablatura, e veja cada uma delas com calma. Além disso, não deixe de praticar as técnicas de bend e release. A maioria dos 9 acordes tem pestana (apenas A, B7 e E não possuem o fundamento). Pratique cada etapa da canção quantas vezes precisar e com calma.

13. Samba de Verão

O grande lance de Samba de Verão é conseguir fazer as transições sem perder o tempo da canção. Por isso, é preciso saber os momentos em que o ritmo será tocado inteiro e quando será dividido entre mais de um acorde. Tente tocar acompanhando a versão original para ficar bem alinhado com a levada. São 21 acordes, uns mais fáceis e outros que irão exigir uma atenção maior.

14. Desde Que o Samba É Samba

Desde Que o Samba É Samba é uma das músicas de Caetano Veloso que contam com um número expressivo de acordes (27). Alguns são mais simples, como A7, e outros mais complicados, como G#m7(11), além das 4 pestanas. O ritmo é característico do samba, tocando os baixos e puxando as cordas. Não se esqueça de dar uma atenção para as passagens e as variações nos finais dos versos.

15. Força Estranha

Para tocar Força Estranha, você precisa saber 23 acordes. Dentre eles, 5 têm pestana, sendo quatro na segunda casa e apenas o C#m7 na quarta. O ritmo segue uma base, mas conta com diversas passagens entre os versos e as estrofes. Por isso, estude cada parte separadamente, notando as nuances entre elas.

16. Sampa

Na introdução de Sampa, temos um solo, que faz a melodia da canção, juntamente com os acordes e o ritmo base. Lembre-se de treinar a técnica de pull off e fazer algumas repetições para ter um bom desempenho. Há 4 pestanas entre os 26 acordes. Para saber mais detalhes da levada e ver como fica a música toda, acesse a videoaula a seguir:

17. Você É Linda

O ritmo de Você É Linda é o mesmo do começo ao fim, com variação apenas nos bordões. Treine o padrão conforme a tablatura e atente-se às passagens em que o ritmo será dividido entre dois ou mais acordes. Dentre os 15 acordes, 6 estão em forma de pestana. Outros, como C#7(9-) e D7M(9), também podem exigir certa dificuldade. Veja o passo a passo na nossa videoaula abaixo:

18. O Leãozinho

As batidas de O Leãozinho seguem um padrão durante toda a música. Nela, os dois primeiros toques são para baixo, e o restante são toques alternados. Sendo assim, pratique bastante as transições e, se preferir, veja uma estrofe por vez. Assista à videoaula a seguir para conferir a explicação completa e aproveite para treinar junto do instrutor:

19. Você Não Me Ensinou a Te Esquecer

Para tocar a cifra de Você Não Me Ensinou a Te Esquecer, você precisará posicionar o capotraste na terceira casa, para subir um tom e meio. Na primeira parte, toque uma vez para baixo em cada acorde e, no pré-refrão, comece o dedilhado. Essa canção é composta por apenas 7 acordes, e há somente uma pestana entre eles (F), na primeira casa. Acesse a videoaula abaixo para saber mais detalhes:

20. Sozinho

Devido às inúmeras variações e passagens de Sozinho, busque separar a canção em partes e estudá-las individualmente e com calma. Há 5 pestanas entre os 19 acordes. Por fim, pratique as transições e o ritmo, que é tocado bem solto. Para te ajudar nesse desafio, confira a explicação completa e o passo a passo da cifra de Sozinho na nossa videoaula:

Curtiu aprender as cifras das músicas de Caetano Veloso? Certamente, essa foi uma boa oportunidade para conhecer novos acordes e ritmos!

Continue evoluindo nos estudos com o curso de violão do Cifra Club Academy! Saiba mais sobre o instrumento e aprimore suas habilidades com os melhores professores de música online.

Essa é sua chance de aprender de forma definitiva, com preço acessível e acesso ilimitado. Bora?!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK