Cifra Club

Todas as músicas das Patroas para tocar no violão

Neste artigo, você encontra dicas infalíveis para tocar os hits das Patroas no violão!

O projeto As Patroas foi criado em 2020 pela dupla Maiara & Maraisa junto à cantora Marília Mendonça. De lá para cá, as músicas das Patroas viraram referência no cenário do sertanejo atual. Todas com uma maneira característica que apenas elas sabem como fazer!

Maiara, Marília Mendonça e Maraisa posando juntas para foto das Patroas
Maiara, Marília Mendonça e Maraisa em sessão de fotos das Patroas (Foto: Divulgação)

Neste artigo, você confere dicas para aprender a tocar todas as músicas lançadas nos dois álbuns lançados das Patroas. Pode apostar que hoje você vai aprender muito mais sobre o universo do violão sertanejo!

Nesse sentido, as músicas de hoje estão em um nível médio de execução. Isso quer dizer que você precisa, entre outros fundamentos, montar acordes de uma forma ágil. Além disso, tem alguns solinhos bem divertidos para você praticar.

As Patroas, na íntegra!

Portanto, sem mais delongas, segue uma prévia das músicas das Patroas que você vai aprender:

  • Deixa Eu Te Amar
  • Nada Mudou
  • Te Quero Pra Mim
  • 10 de Setembro
  • Só Pensando em Você
  • Uma Vida a Mais
  • Assunto Delicado
  • Motel Afrodite
  • Para de Me Chamar para Trair
  • Presepada

1. Todo Mundo Menos Você

Com apenas 5 acordes muito simples é possível tocar Todo Mundo Menos Você. São duas pestanas, nos acordes C9 e Cm. Aproveite e estude com calma o solinho que aparece na introdução da música. Para a batida da canção, use a sequência ↓↓ ↑↑↓ ↓↑↓↑. Se pintar alguma dúvida, verifique todos os detalhes na nossa videoaula completa:

2. Motel Afrodite

Com uma sequência de acordes simples, Motel Afrodite é um sucesso das Patroas. Você precisa saber 7 acordes – dentre eles, apenas 2 são feitos com pestana: Bm e Cm. Para conseguir tocar essa canção de uma maneira mais rápida, procure ouvi-la várias vezes e estudar algumas técnicas de violão sertanejo.

3. Eu Não Vou Namorar

Eu Não Vou Namorar não apresenta grandes desafios em relação aos 5 acordes. São todos simples de serem montados e feitos em uma sequência bastante conhecida. Sobre a batida da música, procure identificar quando ocorre a mudança de cada um dos acordes ouvindo a versão original algumas vezes.

4. Não Sei o Que Lá

Com apenas 4 acordes, Não Sei o Que Lá é muito simples de tocar. Os shapes que você precisa conhecer são: E, A, B e C#m. O último deles merece uma olhadinha cuidadosa, porque aparece na 4ª casa do instrumento, um lugar menos comum para iniciantes no violão. Portanto, procure identificar a melhor batida para executar essa música sensacional das Patroas.

5. Nada Mudou

A introdução de Nada Mudou é feita pelo piano na versão original. Porém, você pode reproduzir com facilidade o trecho no violão tocando um dedilhado. Em relação aos 4 acordes, não há nada com o que se preocupar, pois certamente você já sabe como montá-los. Justamente por isso, foque nas mudanças dos acordes ao escutar o original.

6. Presepada

Entre os 10 acordes de Presepada, aparecem alguns shapes mais tranquilos. No entanto, alguns deles precisam de maior atenção. Portanto, vá direto praticar os acordes B/D#, C#m (ambos na 4ª casa) e E7/D. Além disso, tem um solinho super simples na introdução.

7. Para de Me Chamar Pra Trair

Com poucos shapes e uma sequência bastante conhecida, você não vai encontrar grandes desafios para tocar Para de Me Chamar Pra Trair. Aproveite essa facilidade em relação aos 5 acordes da música para identificar a batida e a mudança de cada acorde.

8. Te Quero Pra Mim

Logo na introdução de Te Quero Pra Mim, encontramos um solinho incrível. Aproveite o trecho para estudar as técnicas de hammer on e pull off. Em relação aos 5 acordes, verifique com atenção o C#m e o G#m. Além de ambos serem montados com pestana, eles aparecem na 4ª casa.

9. Fã Clube

Em Fã Clube, aparecem dois solos sensacionais, um na introdução e outro no meio da música. Ambos são bem fáceis de serem executados. Por isso, procure perceber a duração de cada nota e a maneira como cada uma delas é atacada. Em relação aos 6 acordes, dê atenção aos seguintes shapes: Dm7 (5ª casa) e F7M.

10. Paixão Goiana

Paixão Goiana é mais uma canção muito tranquila da nossa lista. Ela conta com apenas 4 acordes muito fáceis de montar. Além disso, a sequência dos shapes é muito conhecida: CC7FG. Escute repetidas vezes a versão original antes de começar a tocar, para fixar todos os detalhes da faixa.

11. Só Pensando Em Você

A primeira coisa a ser feita para tocar Só Pensando Em Você é colocar o capotraste na 3ª casa do violão. Esse acessório vai facilitar muito a sua vida na hora de montar os 10 acordes. Ademais, dê uma boa olhada nos seguintes shapes: C#m (7ª casa), F e F#m (ambos na 3ª casa). É muito provável que você saiba como montar todos os outros acordes da canção.

12. Dez Corações

Em geral, os 7 acordes em Dez Corações são bem simples. No entanto, vale a pena observar alguns deles com mais atenção. Nesse sentido, cuidado com as pestanas que aparecem em Bm e F#m e com o acorde E/G#, que possui uma digitação bem particular. Assim, você vai conseguir tocar essa música das Patroas com muito mais rapidez e eficiência!

13. Você Não Manda Em Mim

Em Você Não Manda Em Mim, encontramos diversos acordes bem tranquilos. No entanto, é necessário verificar com calma alguns deles: D9/F#, por causa da digitação peculiar, e C9, por conta da pestana. Escute a canção algumas vezes até internalizar a mudança de acordes e a batida. Você vai perceber como é fácil tocar essa música das Patroas!

14. A Solidão É Uma Ressaca

Exercite seus solos sertanejos com esse trecho que aparece logo na introdução de A Solidão É Uma Ressaca. Em relação aos 13 acordes, observe bem os shapes de: Am7/G, Cm6 e D/F#. Todos eles contam com uma digitação bastante própria. Por isso, tenha atenção na construção desses acordes. Os outros shapes da canção são bem tranquilos de montar.

Muito bom aprender a tocar as músicas das Patroas, não é mesmo? Se você tem interesse em continuar evoluindo mais e mais, conheça o curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy e inscreva-se já na nossa plataforma de ensino musical online!

Curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy

15. Coração Bandido

Coração Bandido conta com formações peculiares entre seus 17 acordes. Por isso, vá direito aos seguintes shapes: Bb/F, Eb9 (ambos na 3ª casa), C#° (meia-pestana) e Eb9 (6ª casa). Além disso, procure ouvir a canção várias vezes para identificar quando acontecem as mudanças de acordes. Ademais, estude o solinho incrível que aparece na introdução.

16. Você Nem É Tudo Isso

Antes de tudo, coloque o capotraste na 3ª casa do violão. Essa ferramenta vai te ajudar bastante na hora de montar os 7 acordes de Você Nem É Tudo Isso. Em relação aos shapes, não há nada com o que se preocupar. Todos eles são muito simples de serem montados. Portanto, para facilitar o aprendizado, acompanhe a versão original antes de tocar.


17. Assunto Delicado

Em Assunto Delicado, o capotraste vai na 2ª casa do violão. Sobre os shapes, você não vai encontrar grandes problemas. O único dos 6 acordes que merece maior atenção é o Bm, porque é feito com pestana. Todos os outros você vai se lembrar das primeiras aulas de violão que teve. Com isso, escute a música repetidas vezes antes de começar a tocar.

18. Uma Vida a Mais

Apesar do número de acordes em Uma Vida a Mais ser grande (18 no total), não se preocupe, pois são todos bem tranquilos. No entanto, veja com muita calma os shapes de E/G#, F7M, A/C# e Am7/G. O restante dos acordes é muito fácil de executar. Por isso, aproveite e aprenda o solinho bastante divertido que aparece na introdução da música.

19. 10 de Setembro

Você não vai encontrar grandes problemas em relação aos acordes de 10 de Setembro. Em geral, são todos shapes simples, sendo que alguns você provavelmente aprendeu a fazer em suas primeiras aulas de violão. Ao todo, são apenas 7 acordes, e nenhum deles é feito com pestana. Por isso, ouça essa música das Patroas repetidas vezes e veja qual batida se adequa melhor na sua execução.

20. Esqueça-me Se For Capaz

Por ter apenas 4 acordes, essa canção é excelente para você que está começando. Além disso, Esqueça-me Se For Capaz conta com duas pestanas bem tranquilas, nos acordes Bm e F#m. Na versão original, a sanfona toca a introdução, mas você pode facilmente reproduzir o trecho no violão. Dúvidas? Segue nossa videoaula completa:

21. Quero Você do Jeito Que Quiser

Para tocar Quero Você do Jeito Que Quiser, a primeira coisa a ser feita é colocar o capotraste na 2ª casa do violão. Depois disso, verifique os acordes D/F# e D9. Embora sejam tranquilos de serem montados, ambos merecem uma olhadinha mais atenta. Para executar bem essa canção das Patroas, ouça a música várias vezes.

22. Deixa Eu Te Amar

Embora o número de acordes em Deixa Eu Te amar seja grande (12 no total), você não precisa se preocupar, já que a maioria deles é muito fácil de montar. No entanto, fique ligado nas pestanas que aparecem na 4ª casa do violão: C#m e G#m. Além disso, veja com calma o shape de D#m, o único mais elaborado nesta música das Patroas.

23. Nuvem de Lágrimas

Para tocar essa canção sem maiores problemas, estude com muita paciência como fazer as pestanas. No total, são 6 acordes feitos com esse fundamento. Além disso, para tocar Nuvem de Lágrimas, escute a versão original várias vezes. Assim, você vai reconhecer qual o momento exato das mudanças de cada um dos acordes.

24. Chora Viola / Caminheiro / Ladrão de Mulher / o Campeão / a Vaca Já Foi Pro Brejo (Pot-Pourri)

Para tocar esse incrível pot-pourri, você precisa de apenas 4 acordes: E, E7, A e B7 para que as canções reunidas aqui sejam tocadas de forma rápida e eficaz. Além disso, preste bem atenção quando ouvir a faixa. Assim, você aprende onde estão localizadas as partes das músicas, isto é, onde começa uma canção e termina outra.

25. No Dia em Que eu Saí de Casa

Você vai tocar No Dia em Que Eu Saí de Casa bem mais rápido do que imagina! Em primeiro lugar, são apenas 5 acordes que se repetem ao longo da canção. Além disso, apenas um deles é montado com pestana (Bm). Ademais, a batida da música é muito simples de ser feita – ainda mais se você for fã do gênero, não vai encontrar dificuldades para reproduzi-la.

26. Cheiro De Shampoo

Para tocar Cheiro de Shampoo, confira com atenção os shapes de D#° e D/F#, porque contam com uma digitação bastante própria. De mais a mais, o acorde D7(4/9) parece ser elaborado, mas ele é construído com uma simples pestana. Para tocar essa canção de forma mais rápida, procure acompanhá-la junto ao original.

27. Não Aprendi Dizer Adeus

Todos os 7 acordes em Não Aprendi Dizer Adeus são muito simples, daqueles que você aprende nas primeiras aulas de violão. Os únicos shapes que merecem atenção a mais são as pestanas em C#m e F#m. Ouça a música original algumas vezes antes de tocar. Isso vai te ajudar a localizar e compreender as partes e, principalmente, reconhecer as mudanças de acordes.

28. Cara ou Coroa

Cara ou Coroa é uma música com duas faces, bem como o título sugere. Na versão principal, há um solinho na introdução, que é inspirado na melodia do refrão. Além disso, aparecem algumas variações do acorde D (Ré Maior), como D/F#, D9/F# e D2. Enquanto isso, na versão simplificada, todas essas variações são transformadas em D (Ré Maior), e a música se torna muito acessível, ficando com apenas 4 acordes: G, D, Am e C. Em resumo, você escolhe o tamanho do desafio!

Parabéns por ter chegado até aqui! Com certeza, você turbinou ainda mais o seu repertório no violão com as músicas das Patroas. Mas que tal aprender ainda mais sobre o universo sertanejo nas seis cordas?

Para isso, acesse o curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy agora mesmo! Lá você vai aprender muito mais dicas sobre como tocar esse estilo único nas seis cordas.

E o melhor de tudo: na nossa plataforma, você estuda na hora e quando você quiser e com instrutores de primeira qualidade. Portanto, não perca mais tempo e aproveite!

Para sentir um gostinho do que você verá no curso, que tal dar uma conferida no e-book gratuito sobre habilidades essenciais para tocar sertanejo no violão?

E-book de violão sertanejo do Cifra Club Academy
Foto de Pablo Sathler

Pablo Sathler

Contrabaixista com mestrado em Nietzsche. Professor, ouvinte universal e leitor contumaz. Escreve mensalmente na coluna Escambo Sonoro para o Immub e atua como revisor no GESEL da UFRJ.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK