Cifra Club

Biografia de Kurt Cobain: como o astro conquistou uma geração

A biografia de Kurt Cobain é marcada pela rebeldia grunge e pelo talento inegável do cantor, características que o colocaram nos holofotes dos anos 90. Apesar de completar 28 anos de seu falecimento no dia de hoje, a trajetória do vocalista do Nirvana ainda segue vivíssima.

Kurt Cobain tocando guitarra
Kurt nos deixou aos 27 anos, no dia 5 de abril de 1994 (Foto/Reprodução/Internet)

Ídolo e herói dos adolescentes da década de 1990, Kurt compôs letras que se tornaram clássicos da música alternativa, sendo considerado uma das principais vozes da época. Assim, seu legado desconhece limites e reflete, ainda hoje, sua influência no meio artístico.

Por esses e por outros motivos, listamos 5 fatos para relembrar o porquê de Kurt ter se tornado uma lenda do rock. Vem com a gente!

5 curiosidades sobre a biografia de Kurt Cobain

Embora tivesse talento e qualidade musical, nem Kurt e nem os integrantes do Nirvana previam o sucesso estrondoso que a banda viria a fazer. Porém, o uso excessivo de drogas e a rejeição à posição de ídolo fizeram com que a carreira do vocalista fosse breve, mas não menos intensa. Listamos, então, cinco fases que exemplificam a conturbada biografia de Kurt Cobain.

1. Afinal, quem era Kurt Cobain?

Kurt Donald Cobain era filho de uma garçonete e de um mecânico automotivo, com descendências escocesa, irlandesa, francesa, alemã e inglesa. (Ufa!) Assim, herdou de sua família de classe trabalhadora o gosto musical, cantando logo aos dois anos de idade.

Depois disso, aos quatro, ele já começava a tocar piano e cantar músicas sobre suas experiências infantis. Mais tarde, teve como influências Ramones, Arlo Guthrie e Beatles. Mas foi após o divórcio de seus pais e de transitar pelas custódias que Kurt ficou recluso, o que acabou refletindo em sua obra.

Nesse sentido, foi nessa fase que seu estudo e renúncia da religião foi criada, contribuindo para a descoberta e a utilização do termo Nirvana pela banda. Ao mesmo tempo, ele se aventurou na cena punk de Seattle e namorou Tobi Vail, vocalista da Bikini Kill e produtora de fanzines punk.

Foi nesse relacionamento que veio a inspiração do sucesso Smells Like Teen Spirit. Uma das integrantes da banda da namorada pintou “Kurt smells like teen spirit”, em referência ao desodorante de Vail.

Porém, ele interpretou como algo poético e revolucionário, utilizando anos mais tarde como título de seu hit. Era o destino, né? E é sobre esse destino que vamos falar no próximo tópico.

2. Alcançando o Nirvana

Foi em um contexto de rock mainstream dos anos 80 e 90 que o Nirvana surgiu. Eles soavam diferente de bandas como Guns e Bon Jovi, que tinham romances como temática. Logo, a rebeldia poética da banda fez com que a indústria voltasse seus olhos para eles.

Assim, com refrãos pesados e barulhentos, o Nirvana lançou o seu primeiro álbum, Bleach, em 1989. Após o seu desenvolvimento, eles assinaram contrato com outra gravadora e lançaram o Nevermind, sucesso repentino. Quem não se lembra da capa icônica com um bebê nu mergulhando na piscina?

Vale lembrar que a formação da banda passou por uma lista rotativa de bateristas, tendo Chad Channing no primeiro álbum e, claro, Dave Grohl nos demais.

Depois de um período de exaustão, a banda desacelerou e, ao invés de lançar um terceiro álbum, reuniu na coletânea Incesticide canções raras e remasterizadas. Após um ano, In Utero estreou no primeiro lugar da Billboard 200, recebendo críticas positivas e alta vendagem de álbuns.

Assim, a banda caiu em turnê intensa nos Estados Unidos e na Europa. Simultaneamente, eles gravam o memorável MTV Unplugged, com diversos covers e músicas desconhecidas, inspirando jovens a tocarem as músicas do Nirvana.

Ao mesmo tempo em que as turnês aconteciam, Kurt foi encontrado inconsciente em um quarto de hotel por sua esposa, Courtney Love. Após o episódio, o uso de heroína ressurgiu e exigiu uma intervenção feita pela família e amigos, resultando em Cobain internado em uma rehab.

Não demorou muito para que ele pulasse os muros do local e pegasse um voo de volta para sua terra natal. Apenas uma semana após o episódio, ele foi encontrado morto em sua casa, em Seattle, devido a um tiro na cabeça.

3. Smells Like Teen Spirit — um capítulo à parte na biografia de Kurt Cobain

Antes de tudo, não se esperava que a canção tivesse tamanho sucesso, pois, era em Come As You Are que a banda depositava suas fichas. Porém, é inevitável destacar Teen Spirit quando se fala de Nirvana, afinal, ela conduziu o rock alternativo para o mainstream.

Como resultado disso, a faixa atingiu o 6º lugar na Billboard Hot 100, recebeu aclamação da crítica especializada e venceu dois MTV VMA. Além disso, foi indicada para dois Grammys, perdendo apenas para o Red Hot e Eric Clapton.

Após a morte de Kurt, as aclamações não pararam. Assim, em 2000, ela atingiu o posto de 3º lugar na lista das 100 Melhores Canções Pop, atrás apenas de Yesterday e (I Can’t Get No) Satisfaction.

Em 2002, foi a vez da NME considerá-la a segunda colocada na lista de 100 Melhores Singles de Sempre. Por fim, em 2003, a VH1 a elegeu como primeiro lugar na lista das 100 Melhores Canções dos Últimos 25 anos.

Sua letra foi utilizada na música Holy Grail, de Jay-Z e Justin Timberlake, que recebeu críticas incisivas pela letra e citação do nome do Kurt.

4. Camisetas, documentários e filme

Após a sua morte, o que seguiu foi um rebuliço na mídia em torno da sua carta de despedida e acusações de Courtney como responsável. Embora já fossem anos sem o eterno cantor, em 2015, sua carta de suicídio virou camiseta e sucesso de vendagem. Sim, é isso mesmo que você leu.

Apesar da repercussão e do sucesso comercial do produto, Courtney não se pronunciou sobre o assunto. Além da camiseta, a vida do cantor foi retratada em documentários e filmes, como Kurt & Courtney e Últimos Dias.

Além de sua esposa, Kurt deixou a filha pequena Frances Bean Cobain, que hoje também é musicista. 

5. Kurt e influências brasileiras

Mesmo introspectivo, Kurt era um artista aberto a entrevistas e novas sonoridades. Exemplo disso foi a declaração concedida a respeito de Arnaldo Batista e como o Nirvana foi revolucionário em seu contexto.

Além disso, há relatos interessantes do contato do vocalista com João Gordo, do Ratos de Porão, em sua passagem pelo Brasil.

O legado: biografia de Kurt Cobain segue através dos anos

Mais do que fãs desolados, o legado de Kurt foi ainda mais longe. Nesse sentido, a cidade de Aberdeen, onde nasceu, possui um memorial chamado Kurt Cobain Landing. Lá, na placa de boas-vindas também está escrito “Come As You Are”, em referência à canção.

O jogo Guitar Hero 5 o inseriu como personagem em 2009, mesmo desagradando seus antigos companheiros de banda pela forma como o personagem atua no jogo.

Por fim, a relevância de seu trabalho aumentou após a sua morte, algo comum no meio do rock’n’roll. Não diferente dele, astros como Jimi Hendrix, Janis Joplin e Amy alcançaram o mesmo fato, sendo todos comumente associados ao Clube dos 27.

E você também pode ajudar a manter o legado de Kurt Cobain vivo! Que tal compartilhar essa biografia com seus amigos para, juntos, descobrirem raridades sobre ele e o Nirvana? Assim, mantemos a chama do espírito grunge acesa!

Foto de Laryssa Costa

Laryssa Costa

Jornalista, também graduada em Letras e com especialização em Música e Negócios. Amante e pesquisadora da música, viciada em shows e biografias. Escreve para o Cifra Club desde junho de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK