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Como aprender acordes novos no violão?

Faz parte do aprendizado musical iniciantes sentirem a necessidade de aprender acordes novos no violão. Afinal, nem todas as músicas são compostas por acordes básicos!

Músico tocando violão montando um acorde de Ré com sétima maior
Pestanas, sétimas, nonas… são muitos horizontes para explorar na montagem de acordes no violão! (Foto/Pixabay)

No entanto, algumas dúvidas aparecem neste estágio de evolução de um violonista iniciante. Por exemplo, quais acordes novos aprender? Quantos deles estudar simultaneamente? Qual o melhor jeito para fazer as trocas que envolvem os acordes novos?

Neste artigo, vamos elucidar essas dúvidas para te ajudar a dar um passo na sua evolução musical. Bora lá aprender acordes novos no violão?

Quais acordes aprender primeiro?

Antes de mais nada, você deve dominar os acordes básicos no violão. Ou seja, é importante você já saber fazer trocas bem simples. Por exemplo, do Em para o Am, ou do Am para o Dm

Do mesmo modo, é fundamental você já conseguir fazer mudanças um pouco mais exigentes, como do D para o G, ou do C para o G.

Em outras palavras, você já precisa estar dominando os acordes maiores e menores sem pestana. Se você já toca algumas músicas com esses shapes, chegou a hora de aprender acordes novos no violão. Então, vamos nessa?

Acordes novos para aprender no violão

Além dos maiores e menores, existem diversos tipos de acorde. Por exemplo, temos acordes com sétima, nona, pestanas e por aí vai. Portanto, é compreensível sentir dificuldade de escolher por quais deles começar a praticar.

Assim sendo, é fundamental usarmos dois critérios para aprender acordes novos no violão:

  • Procure por acordes semelhantes aos que você já sabe;
  • Escolha um ou dois acordes totalmente novos para você.

Além disso, ter conhecimento teórico sobre a formação de acordes vai te ajudar muito nessa escolha. 

Agora, vamos ver quais são as opções mais indicadas de acordes novos no violão para quem já está apto a ampliar seu repertório. Bora lá?

Acordes com nona

Essa é uma excelente opção para você aprender acordes novos no violão. Dessa forma, vamos começar falando do D9. Para montá-lo, basta fazer o acorde de Ré maior deixando a primeira corda (mizinha) solta. Bem fácil, não é mesmo?

O começo do verso da música Primeiros Erros, do Capital Inicial, é ótimo para treinar este acorde. Confira:

Acordes com sétima

Muitas possibilidades de acordes novos no violão aparecem quando você acrescenta a sétima a eles. Afinal, temos dois tipos de sétimas, as maiores e menores, que aparecem tanto nos acordes maiores quanto nos menores. Vamos ver cada um?

Acordes maiores com sétima menor

Geralmente, este tipo de acorde é chamado apenas de “com sétima”. Como exemplo, vamos ver o A7. Ele é o acorde de Lá maior com a terceira corda solta (sol). Logo, o indicador não muda, e o médio aperta a segunda casa da terceira corda. Facinho!

O clássico do sertanejo de raiz Velho Casarão, do Teixeirinha, é uma música boa para treinar este acorde. Veja:

Acordes maiores com sétima maior

Agora, vamos ver os acordes de D7M e A7M. O primeiro deles é o Ré maior com a segunda corda (si) sendo apertada na segunda casa. Desse modo, basta você fazer o shape do Lá maior descendo todos os dedos uma corda e mantendo-os na casa 2.

O A7M é o acorde Lá maior com a terceira corda pressionada na primeira casa. Assim sendo, o médio fica na segunda casa da quarta corda, enquanto o indicador aperta a primeira casa da terceira corda. Por fim, o anelar pressiona a segunda casa na segunda corda.

A segunda parte da música Time, do Pink Floyd, tem exatamente essa troca de acordes. Dá uma olhada:

Acordes menores com sétima

Outras possibilidades se abrem quando acrescentamos a sétima aos acordes menores. 

Assim, vamos falar do Em7. Basta acrescentar o dedinho ou o anelar (como você achar mais fácil e confortável) na casa 3 da segunda corda no acorde de Em.

Uma boa música para treino é Amor e Fé, do rapper Hungria Hip Hop. 

Acordes menores com sétima maior

Dentro deste tipo de acorde, vamos falar do Dm7M. Para montá-lo, é só fazer o Dm com o dedo anelar pressionando a segunda casa da segunda corda.

A música Curtir a Vida, do cantor Hélvio Sodré, é um bom treino. Veja:

Acordes com pestana

Agora, vamos focar no critério para escolher acordes novos no violão que sejam totalmente novos para você. Lembrando que você já precisa estar dominando os acordes maiores e menores sem pestana. Logo, acordes com pestana ainda são estranhos para você. 

Dessa forma, vamos focar em pestanas com três dedos e, depois, com quatro dedos. Confira:

Pestanas com três dedos

Vamos falar das pestanas cujos outros dedos têm o formato dos acordes Em, E7 e Am7.

Por exemplo, para montar o Fm, basta fazer a pestana na casa 1. Depois, faça o shape do Em na casa 3, com o anelar na corda 5 e o dedinho na corda 4.

Do mesmo modo, teremos o F7, usando o shape do E7 com a pestana na casa 1. Assim como teremos o Bbm7 usando o formato do Am7.

A música Minha Teimosia, Uma Arma Pra Te Conquistar, do Jorge Ben Jor, é um excelente exemplo para treinar pestanas com três dedos. 

A princípio, toque ela em um andamento mais lento. Portanto, use o metrônomo para te ajudar com isso.

Pestanas com quatro dedos

Aqui, o leque de opções para aprender acordes novos no violão aumenta consideravelmente.

Assim, temos pestanas com o formato de E, A, Am, Am7M e C.

A música Recairei, dos Barões da Pisadinha, é indicada para esse treino. Confira:

Drop

Além de servir para diminuir as limitações físicas que impossibilitam a montagem de acordes, a dropagem abre um leque de acordes novos no violão. Acompanhe:

Drop 2

A lógica aqui é pegar a segunda nota – contando da mais aguda para a mais grave – e colocá-la como o baixo do acorde. 

Por exemplo, vamos ver a segunda inversão do C7M. Nela, a terça maior (Mi) é o baixo. Depois, vem o Sol (quinta), o Si (sétima maior) e o Dó (tônica). Essa inversão é impossível de tocar no violão.

Porém, se colocarmos a segunda nota (Si) a partir do Dó, que é a mais aguda, como baixo do acorde, fica viável tocá-la.

Assim, o Si fica na nona casa (quarta corda), o Mi está na nona casa (terceira corda) e o Sol é pressionado na oitava casa (segunda corda). Por último, o Dó é apertado na oitava casa (primeira corda). 

Drop 3

No drop 3, seguimos o mesmo raciocínio, mas colocando a terceira nota – a partir da mais aguda – como o baixo do acorde.

Vamos usar novamente a segunda inversão do C7M como exemplo. Se colocarmos a terceira nota (Sol) a partir da mais aguda (Dó) como baixo do acorde, teremos um drop 3.

Dessa forma, a nota Sol fica na terceira casa da sexta corda e o Mi na segunda casa da quarta corda. O Si na quarta casa da terceira corda e o Dó na primeira casa da segunda corda.

Repare que esse acorde deve ser tocado com os dedos da mão direita (no caso dos destros). Além disso, cada dedo se localiza em uma casa diferente.

Acordes com aberturas de dedos

A quarta inversão do C7M também é impossível de tocar no violão. Ela consiste no Si (sétima maior) como baixo, seguido do Dó (tônica), Mi (terça maior) e Sol (quinta). Porém, se aplicarmos o drop 2, esse acorde é possível de ser tocado.

Além disso, ele vira um belo treino de acorde com abertura de dedos:

  • Mi na sétima casa da quinta corda;
  • Si na nona casa da quarta corda;
  • Dó na quinta casa da terceira corda;
  • Sol na oitava casa da segunda corda.

Shell Voicing

Também conhecido como three note chord, esse é um tipo de acorde onde tocamos apenas tônica, terça e sétima.

Assim, tocando nessa ordem, executamos um shell voicing na posição fechada. Porém, se tocarmos a tônica, depois a sétima e, por último, a terça, teremos uma posição aberta.

Por exemplo, o C7M, tocado na ordem tônica, terça e sétima é um shell voicing na posição fechada. Assim, o Dó (tônica), fica na terceira casa na quinta corda. Depois, o Mi (terça maior) na segunda casa, quarta corda. Por último, o Si (sétima maior), na quarta casa, terceira corda.

No entanto, se tocarmos o mesmo acorde na sequência tônica, sétima e terça, teremos um shell voicing na posição aberta. Assim, a tônica (Dó) e a sétima maior (Si) ficam iguais ao exemplo anterior. Porém, a terça maior (Mi) fica na quinta casa da segunda corda. 

Como fazer a troca de acordes no violão?

Agora que você aprendeu alguns acordes novos no violão, é hora de saber como praticá-los.

Uma das formas de treinar mudanças de acordes é praticando com músicas. Além das citadas neste artigo, procure por outras obras com os acordes novos que você acabou de aprender.

Um bom exercício para mudança de acordes no violão é escolher dois acordes e tocá-los em um determinado ritmo. Por exemplo, toque um C9 mudando para um E7 com o ritmo rock feito uma vez em cada acorde.

Dessa forma, treine a transição de acordes que sejam parecidos e daqueles que diferem bastante um do outro.

Leve este raciocínio para o treino de troca de acordes com pestana. Sendo assim, pratique a mudança do Gm para o Eb, seguindo o exemplo acima. Similarmente, treine a mudança do Bb para o F.

Ademais, no curso de violão do Cifra Club Academy, você vai aprender vários acordes novos com excelentes professores, por um preço que cabe no seu bolso! Não perca esta oportunidade de turbinar seus estudos no instrumento de forma eficiente!

Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

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