É óbvio que decorar todas elas será uma tarefa quase impossível... mas a título de aumentar nossas possibilidades em compor e também em ampliar nossos conhecimentos teóricos, é essencial que saibamos da existência de todas elas.
Se vc. está se perguntando: "Será que eu terei que montar cada uma das Escalas para tirar algum proveito?" - infelizmente a resposta é sim... Ou pelo menos entendê-las e fazer a transposição por todo o braço. Campos Harmônicos sobre o resultado das fórmulas também serão úteis.
Resumindo, o artigo também se inclui nesta nova fase de conceitos de Intermediário para Avançado, o que, necessariamente, nos leva a perguntar: "estou completamente interado com todos os conceitos vistos anteriormente?" - se vc. respondeu não, guarde este artigo pra depois, e retorne às lições antigas... Se vc. respondeu SIM!!!!! - delicie-se com estas Escalas!
Para facilitar a montagem das Escalas nos diversos tons, estou colocando uma Tabela de Graus, para cada um dos 12 tons - assim ficará "bico" seguir cada fórmula e ir anotando as Escalas obtidas:
I II III IV V VI VII VIII
=============================================================
C D E F G A B C
Db Eb F Gb Ab Bb C Db
D E F# G A B C# D
Eb F G Ab Bb C D Eb
E F# G# A B C# D# E
F G A Bb C D E F
F# G# A# B C# D# E# F#
G A B C D E F# G
Ab Bb C Db Eb F G Ab
A B C# D E F# G# A
Bb C D Eb F G A Bb
B C# D# E F# G# A# B
=============================================================
(OBS.: vou utilizar numerais cardinais, ao invés de romanos; para montar a Escala, é só seguir as fórmulas e encontrar a nota correspondente na Tabela; OS EXEMPLOS ESTÃO TODOS NO TOM "C")
1) ESCALAS BÁSICAS:
Maior: C
1-2-3-4-5-6-7
explo: C - D - E - F - G - A - B - C
e||----|-7--|-1--|----|-2--|----|-3--|
B||----|----|-5--|----|-6--|----|----|
G||----|-2--|----|-3--|-4--|----|----|
D||----|-6--|----|-7--|-1--|----|----|
A||----|-3--|-4--|----|-5--|----|----|
E||----|----|-1--|----|-2--|----|----|
[8]
(o TAB mostra o traste [8] p/ exemplificar o Tom C, na 8a. casa, mas lembre-se: qqer. conceito baseado em intervalos, como no caso, Escalas, mantém as mesmas características se deslocarmos TODO o desenho para a esquerda ou para a direita. O mesmo desenho com a tônica 1 na 3a. casa, por exemplo, nos daria a Escala de Sol Maior = G. Nos próximos TAB's, não vou citar a casa, ou seja, para obter o Tom desejado, é só posicionar a tônica na 6a. corda e na casa correspondente ao Tom)
Menor Natural: Cm (C Eólico)
1-2-b3-4-5-b6-b7
C - D - Eb - F - G - Ab - Bb - C
e||----|----|-1--|----|-2--|-b3-|----|
B||----|----|-5--|-b6-|----|-b7-|----|
G||----|-2--|-b3-|----|-4--|----|----|
D||----|----|-b7-|----|-1--|----|----|
A||----|----|-4--|----|-5--|-b6-|----|
E||----|----|-1--|----|-2--|-b3-|----|
7a. Dominante: C7 (C Mixolídio)
1-2-3-4-5-6-b7
C - D - E - F - G - A - Bb - C
e||----|----|-1--|----|-2--|----|-3--|
B||----|----|-5--|----|-6--|-b7-|----|
G||----|-2--|----|-3--|-4--|----|----|
D||----|-6--|-b7-|----|-1--|----|----|
A||----|-3--|-4--|----|-5--|----|----|
E||----|----|-1--|----|-2--|----|----|
7a. Dominante Menor: Cm7 (C Dórico)
1-2-b3-4-5-6-b7
C - D - Eb - F - G - A - Bb - C
e||----|----|-1--|----|-2--|-b3-|----|
B||----|----|-5--|----|-6--|-b7-|----|
G||----|-2--|-b3-|----|-4--|----|----|
D||----|-6--|-b7-|----|-1--|----|----|
A||----|----|-4--|----|-5--|----|----|
E||----|----|-1--|----|-2--|-b3-|----|
Menor Melódica: Cm Melódica
1-2-b3-4-5-6-7
C - D - Eb - F - G - A - B - C
e||----|----|-1--|----|-2--|-b3-|----|
B||----|----|-5--|----|-6--|----|-7--|
G||----|-2--|-b3-|----|-4--|----|----|
D||----|-6--|----|-7--|-1--|----|----|
A||----|----|-4--|----|-5--|----|----|
E||----|----|-1--|----|-2--|-b3-|----|
Menor Harmônica: Cm Harmônica
1-2-b3-4-5-b6-7
C - D - Eb - F - G - Ab - B - C
e||----|-7--|-1--|----|-2--|-b3-|----|
B||----|----|-5--|-b6-|----|----|-7--|
G||----|-2--|-b3-|----|-4--|----|----|
D||----|----|----|-7--|-1--|----|-2--|
A||----|----|-4--|----|-5--|-b6-|----|
E||----|----|-1--|----|-2--|-b3-|----|
Esta última Escala, Menor Harmônica, tem um "clima" muito exótico, totalmente "down", e além de proporcionar solos muito diferenciados, permite várias digitações diferentes, que devem ser exploradas, devido aos saltos de 1 1/2 tom (3 casas).
Notem que as Escalas Dominantes em 7a. Maior e Menor nada mais são do que os Modos Mixolídio e Dórico derivados do Tom (no caso, C) - mas com nova nomenclatura, que deixa mais explícito quais as notas modificadas (C7 - escala maior com 7a. dominante e Cm7 - escala maior c/ 7a. dominante e 3a. menor).
Estas Escalas são básicas, e DEVEM ser dominadas a fundo, em todos os tons (lembrem-se que os BOXES são transferíveis por todo o braço, baseando-se sempre na nota Raiz ou Tônica).
2) ESCALAS PENTATÔNICAS
As Pentatônicas são a base dos solos de Blues e Rock; são assim chamadas porque contém, basicamente, apenas 5 notas - por isso, PENTAtônicas. Mas existem as Pentatônicas expandidas, que contém outras notas além das básicas, também muito usadas.
Pentatônica Maior:
1-2-3-5-6
C - D - E - G - A - C
e||----|----|-1--|----|-2--|----|-3--|
B||----|----|-5--|----|-6--|----|----|
G||----|-2--|----|-3--|----|----|-5--|
D||----|-6--|----|----|-1--|----|-2--|
A||----|-3--|----|----|-5--|----|-6--|
E||----|----|-1--|----|-2--|----|-3--|
Pentatônica menor (ou Penta de Blues):
1-b3-4-5-b7
C - Eb - F - G - Bb - C
e||----|----|-1--|----|----|-b3-|----|
B||----|----|-5--|----|----|-b7-|----|
G||----|----|-b3-|----|-4--|----|----|
D||----|----|-b7-|----|-1--|----|----|
A||----|----|-4--|----|-5--|----|----|
E||----|----|-1--|----|----|-b3-|----|
Pentatônica Expandida:
1-2-b3-4-b5-5-6-b7
C - D - Eb - F - Gb - G - Ab - Bb - C
e||----|----|-1--|----|-2--|-b3-|----|
B||----|----|-5--|----|-6--|-b7-|----|
G||----|-2--|-b3-|----|-4--|-b5-|----|
D||----|-6--|-b7-|----|-1--|----|----|
A||----|----|-4--|-b5-|-5--|----|----|
E||----|----|-1--|----|-2--|-b3-|----|
3) ESCALAS DE BLUES
as Escalas de Blues possuem um "sabor" especial, basicamente por possuirem a 3a. menor e habitualmente serem tocadas sobre acordes Maiores - por isso o blues não tem uma característica tonal muito bem definida, e é este o seu diferencial. Outra característica do blues será vista mais adiante, quando tratarmos sobre Harmonia de Blues (o chamado "12 bars Blues"), quando notaremos que mesmo não usando 2a. e 7a. na escala de blues, os acordes estão presentes na progressão.
Penta de Blues:
1-b3-4-5-b7
C - Eb - F - G - Bb - C
(forma mais simples)
e||----|----|-1--|----|----|-b3-|----|
B||----|----|-5--|----|----|-b7-|----|
G||----|----|-b3-|----|-4--|----|----|
D||----|----|-b7-|----|-1--|----|----|
A||----|----|-4--|----|-5--|----|----|
E||----|----|-1--|----|----|-b3-|----|
Blues Expandida:
1-2-b3-4-b5-5-6-b7
C - D - Eb - F - F# - G - Ab - Bb - C
(inclui tons Maiores e menores; não é usada em qualquer caso - seus ouvidos devem julgar...)
e||----|----|-1--|----|-2--|-b3-|----|
B||----|----|-5--|----|-6--|-b7-|----|
G||----|-2--|-b3-|----|-4--|-b5-|----|
D||----|-6--|-b7-|----|-1--|----|----|
A||----|----|-4--|-b5-|-5--|----|----|
E||----|----|-1--|----|-2--|-b3-|----|
Blues Básica:
1-b3-4-b5-5-b7
C - Eb - F - F# - G - Bb - C
(a mais usada - DEVE fazer parte do seu repertório)
e||----|----|-1--|----|----|-b3-|----|
B||----|----|-5--|----|----|-b7-|----|
G||----|----|-b3-|----|-4--|-b5-|----|
D||----|----|-b7-|----|-1--|----|----|
A||----|----|-4--|-b5-|-5--|----|----|
E||----|----|-1--|----|----|-b3-|----|
Blues c/ 7a:
1-b3-4-b5-5-b7-7
C - Eb - F - F# - G - Bb - B - C
(igual à Básica, mas com um "passing tone" -nota de passagem- preenchendo o espaço entre a 7a.bemol e a tônica - recomenda-se um slide da 5 p/ b7 na 2a. corda)
e||----|-1--|----|----|-b3-|----|-4--|
B||----|-5--|----|----|-b7-|-7--|-1--|
G||----|-b3-|----|-4--|-b5-|----|----|
D||----|-b7-|-7--|-l--|----|----|----|
A||----|-4--|-b5-|-5--|----|----|----|
E||----|-1--|----|----|-b3-|----|----|
Blues Mixolídia:
1-b3-3-4-b5-5-b7
C - Eb - E - F - F# - G - Bb - C
(uma variação cheia de passing tones, muito usada, tanto pelo efeito proporcionado quanto pela faciliade de digitação - note as sequências de 4 notas seguidas como numa diatônica)
e||----|-1--|----|----|-b3-|-3--|-4--|
B||----|-5--|----|----|-b7-|----|-1--|
G||----|-b3-|-3--|-4--|-b5-|----|----|
D||----|-b7-|----|-l--|----|----|----|
A||-3--|-4--|-b5-|-5--|----|----|----|
E||----|-1--|----|----|-b3-|----|----|
Blues Maior "soft":
1-2-b3-3-5-6
C - D - Eb - E - G - A - C
(é chamada de soft pq. não possui a 7a., e Maior por conter a 3a. maior. É mais um "running"
(lick de "fuga" de um ponto para outro do braço durante um solo) do que uma Escala, mas é tão usada que acaba entrando na lista. Note que da tônica na 6a. corda até chegar à tônica da 1a. corda vc. salta 12 casas - utilize slides e hammers on/off para conseguir digitá-la com rapidez. Após dominá-la, será muito utilizada para "passear" pelo braço...)
e||----|----|----|----|----|----|----|----|----|-5--|----|-6--|----|----|-1--|
B||----|----|----|----|----|----|----|-1--|----|-2--|-b3-|-3--|----|----|----|
G||----|----|----|----|----|----|-5--|----|-6--|----|----|----|----|----|----|
D||----|----|----|----|-1--|----|-2--|-b3-|-3--|----|----|----|----|----|----|
A||----|----|----|----|-5--|----|-6--|----|----|----|----|----|----|----|----|
E||----|----|-1--|----|-2--|-b3-|-3--|----|----|----|----|----|----|----|----|
Blues Maior "soft" extendida:
1-2-b3-3-5-b6-6
C - D - Eb - E - G - Ab - A - C
(igual a anterior, com a inclusão do passing tone b6 - ótimo efeito)
e||----|----|----|----|----|----|----|----|----|-5--|-b6-|-6--|----|----|-1--|
B||----|----|----|----|----|----|----|-1--|----|-2--|-b3-|-3--|----|----|----|
G||----|----|----|----|----|----|-5--|-b6-|-6--|----|----|----|----|----|----|
D||----|----|----|----|-1--|----|-2--|-b3-|-3--|----|----|----|----|----|----|
A||----|----|----|----|-5--|-b6-|-6--|----|----|----|----|----|----|----|----|
E||----|----|-1--|----|-2--|-b3-|-3--|----|----|----|----|----|----|----|----|
4) ESCALAS DIMINUTAS
As Escalas Diminutas são também chamadas de Escalas "Simétricas", pois entre as notas segue-se um padrão tom inteiro, meio-tom, tom inteiro, meio-tom, etc...
Diminuta Completa: Cdim
1-2-b3-4-b5-b6-6-7
C - D - Eb - F - F# - Ab - A - B - C
e||----|----|----|----|----|----|----|-4--|-b5-|----|-b6-|-6--|
B||----|----|----|----|----|----|-7--|-1--|----|-2--|-b3-|----|
G||----|----|----|----|-4--|-b5-|----|-b6-|-6--|----|----|----|
D||----|----|----|-7--|-1--|----|-2--|-b3-|----|----|----|----|
A||----|----|-4--|-b5-|----|-b6-|-6--|----|----|----|----|----|
E||----|----|-1--|----|-2--|-b3-|----|----|----|----|----|----|
Trabalhada simetricamente, esta escala tem uma particularidade - note o "desenho" que as notas fazem na escala: duas notas juntas, espaço, duas notas juntas, espaço... além de fácil, é ótima para saltos de oitavas e percorrer distâncias no braço. Na descendente, a cada corda que descemos, o desenho começa uma casa para a frente, com exceção do pulo da 3a. p/ a 2a., quando
pulamos 2 casas.
Diminuta em Tercinas: Cdim
1-2-b3-4-b5-b6-6-7
C - D - Eb - F - F# - Ab - A - B - C
e||----|-7--|-1--|----|----|----|----|
B||----|-b5-|----|-b6-|-6--|----|----|
G||----|-2--|-b3-|----|-4--|----|----|
D||----|-6--|----|-7--|-1--|----|----|
A||----|----|-4--|-b5-|----|-b6-|----|
E||----|----|-1--|----|-2--|-b3-|----|
É a mesma Escala, com as mesmas notas, mas tocada em forma de BOX, de 3 em 3 notas, por corda.
Proporciona um efeito mutio bom tocada rapidamente com hammers on/off em grupos de 3 notas com uma pequena pausa entre um grupo e outro (tercinas). Novamente vemos a "simetria" do desenho formado pelas notas: nota-espaço-nota-nota; nota-nota-espaço-nota...
Diminuta Arpeggio: Cdim Arpeggio
1-b3-b5-6
C - Eb - Gb - A - C
e||----|----|-1--|----|----|----|----|
B||----|-b5-|----|----|-6--|----|----|
G||----|----|-b3-|----|----|----|----|
D||----|-6--|----|----|-1--|----|----|
A||----|----|----|-b5-|----|----|----|
E||----|----|-1--|----|----|-b3-|----|
Mais fácil de todas, também é a mais usada. Tente usá-la sobre acordes de Vdim7 (no caso de C, seria Gdim7). Também fica muito boa sobre uma progressão VI7, I7, IIIb7, Vb7 (no caso de C, seria: A7, C7, Eb7, F#7).
Dominante-Diminuta (ou dom-dim):
1-b2-b3-3-b5-5-6-b7
C - Db - Eb - E - Gb - G - A - Bb - C
e||----|-1--|-b2-|----|-b3-|-3--|----|
B||----|-5--|----|-6--|-b7-|----|----|
G||----|----|-3--|----|-b5-|----|----|
D||----|-b7-|----|-1--|-b2-|----|----|
A||----|----|-b5-|-5--|----|-6--|----|
E||----|-1--|-b2-|----|-b3-|-3--|----|
Use-a sobre os acordes derivados da V = (no caso de C) = G7, G7b9, G7#9...
5) ESCALAS DIATÔNICAS
As Escalas Diatônicas, se é que podemos chamá-las de Escalas, são úteis para cobrir todos os tons disponíveis de um ponto a outro do braço do instrumento. Além de constituírem ótimos "preenchimentos" (se usadas com sabedoria, precisão, velocidade e bom gosto), são também um exercício para os seus dedos.
(Obs.: não colocarei os graus, porque, obviamente, como verão, TODAS as notas possíveis são usadas... o que interessa é o DESENHO formado - e você usará estes movimentos para "ligar" dois pontos de uma Escala que estará usando, OK?)
Note os dois pontos marcados como (T) - é a tônica da Escala que você estará utilizando. A Escala Diatônica serve, simplesmente, para levar você, com um efeito muito interessante, da Tônica que inicia até a Tônica que termina esta "viagem" de notas. Uma terceira (T) foi colocada no meio, caso você deseje parar por ali...
Diatônica iniciando na Tônica da 6a. corda:
e||---|-x-|-x-|-x-|-x-|(T)|---|---|---|---|---|---|
B||---|---|-x-|-x-|-x-|-x-|---|---|---|---|---|---|
G||---|---|(T)|-x-|-x-|-x-|---|---|---|---|---|---|
D||---|---|---|-x-|-x-|-x-|-x-|---|---|---|---|---|
A||---|---|---|---|-x-|-x-|-x-|-x-|---|---|---|---|
E||---|---|---|---|---|(T)|-x-|-x-|-x-|---|---|---|
Diatônica iniciando na Tônica da 5a. corda:
e||---|---|---|-x-|-x-|-x-|-x-|(T)|---|---|---|---|
B||---|---|---|-x-|-x-|-x-|-x-|-x-|---|---|---|---|
G||---|---|-x-|-x-|(T)|-x-|-x-|---|---|---|---|---|
D||---|---|-x-|-x-|-x-|-x-|-x-|---|---|---|---|---|
A||---|---|(T)|-x-|-x-|-x-|-x-|---|---|---|---|---|
E||---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
(Nos grupos de 5 notas, use um "slide" do 4o. dedo da ME para alcançar a última nota.)
Diatônica com "salto" de ME:
e||---|---|---|-x-|-x-|-x-|-x-|(T)|---|---|---|---|
B||---|---|---|---|-x-|-x-|-x-|-x-|---|---|---|---|
G||---|---|---|---|(T)|-x-|-x-|-x-|---|---|---|---|
D||---|-1-|-x-|-x-|-x-|-1-|-x-|-x-|-x-|---|---|---|
A||---|---|(T)|-x-|-x-|-x-|-x-|---|---|---|---|---|
E||---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Nesta outra abordagem, note o "1" indicando o dedo da ME que começa cada grupo de 4 notas. Para tocar as 8, é necessário um "salto" da ME para alcançar todas as notas. Feito com hammers-on/off, além do efeito musical, o efeito visual também impressionará a platéia...
6) ESCALAS SOBRE INTERVALOS
Tons Inteiros (Whole-Tone) ou Aumentada:
1-2-3-4#-5#-b7
C - D - E - F# - G# - Bb - C
e||----|-1--|----|-2--|----|-3--|----|
B||----|----|-5#-|----|-b7-|----|----|
G||----|----|-3--|----|-4#-|----|----|
D||----|-b7-|----|-1--|----|-2--|----|
A||----|----|-4#-|----|-5#-|----|----|
E||----|-1--|----|-2--|----|-3--|----|
Note a "simetria" do desenho. É chamada Tons Inteiros pelo óbvio motivo de usar intervalos de Tom inteiro entre as notas da Escala. Tente usá-la sobre V+ (no caso de C, G+ ou G7+)
1/2 Tom-Tom Inteiro (Half-Whole):
1-b2-b3-3-4#-5-6-b7
C - Db - Eb - E - F# - G - A - Bb - C
e||----|-1--|-b2-|----|-b3-|----|----|
B||----|-5--|----|-6--|-b7-|----|----|
G||----|-b3-|-3--|----|-4#-|----|----|
D||-6--|-b7-|----|-1--|-b2-|----|----|
A||-3--|----|-4#-|-5--|----|----|----|
E||----|-1--|-b2-|----|-b3-|----|----|
Esta Escala alterna intervalos entre as notas de tom inteiro e meio-tom; tente decorá-la observando o desenho: da 6a. p/ a 1a. corda, a sequência é bem simples: contando as notas:
2-1; 1-2; 2-1; 2-2; 2-1; 1-2; 2-1. Ou seja: 2notas, espaço, 1 nota; 1nota, espaço, 2notas...
7) PREENCHENDO ESCALAS
O preenchimento de Escalas é outro artifício para dar uma abrilhantada e variação aos solos e também às progressões de acordes (pequenos "licks" entre um acorde e outro). Eles são baseados em Escalas Maiores e adicionam "passing tones" (notas de passagem) constituídas por 1/2 tons. Esses 1/2 tons são as III e VI da Escala Maior.
Uma vez dominadas, estas sequências podem e devem ser usadas como saltos entre Escalas ou entre acordes como "back" para uma frase cantada pelo vocalista, por exemplo.
Novamente, desprezarei os graus, identificando apenas a tônica (T) e as notas da sequência a serem tocadas (x). Divirta-se.
e||---|---|---|---|---|-x-|-x-|-x-|---|-x-|(T)|---|
B||---|---|-x-|(T)|---|-x-|-x-|-x-|---|---|---|---|
G||---|-x-|-x-|-x-|-x-|---|---|---|---|---|---|---|
D||---|---|---|---|-x-|-x-|---|---|---|---|---|---|
A||---|---|---|---|---|(T)|---|---|---|---|---|---|
E||---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
e||---|---|---|-x-|(T)|---|---|---|---|---|---|---|
B||---|---|---|---|-x-|-x-|-x-|---|---|---|---|---|
G||---|---|---|-x-|-x-|-x-|---|---|---|---|---|---|
D||---|---|---|-x-|-x-|-x-|(T)|---|---|---|---|---|
A||---|---|---|-x-|-x-|-x-|-x-|---|---|---|---|---|
E||---|---|---|---|(T)|---|---|---|---|---|---|---|
e||---|---|---|-x-|-x-|-x-|---|-x-|(T)|---|---|---|
B||---|---|---|-x-|-x-|-x-|---|---|---|---|---|---|
G||---|---|-x-|-x-|-x-|(T)|---|---|---|---|---|---|
D||---|---|-x-|-x-|-x-|-x-|---|---|---|---|---|---|
A||---|---|---|(T)|---|---|---|---|---|---|---|---|
E||---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Esta forma abaixo só pode ser usada com Tônica em F (fá maior) por utilizar as notas soltas, a menos que você seja um ás e consiga fazer a pestana e trabalhar as notas com os outros 3 dedos da ME (ou então, utilizar uma Pestana Móvel - aquele acessório que se prende ao braço do instrumento alterando a afinação para cima sem mexer nas tarrachas). Note que os (0) na pestana correspondem às cordas soltas!!!
e|0|(T)|---|---|---|---|
B| |-x-|-x-|-x-|---|---|
G|0|-x-|-x-|---|---|---|
D|0|-x-|-x-|(T)|---|---|
A|0|-x-|-x-|-x-|---|---|
E| |(T)|---|---|---|---|
1 2 3 4 5
ESCALAS EXÓTICAS
Com uso um pouco mais restrito, estas estruturas revelam Escalas com "climas" específicos e sentido étnico e/ou regional. Novamente, friso a importância de conhecê-las, e, em casos raros, tê-las como referência para uso. Não vou desenhar os TAB's; caso vc. experimente a Escala no tom exemplificado e goste, monte seu BOX - iria ocupar muito espaço, e o uso não é para qqer. ocasião, certo?
(OBS.: as Escalas fora do tom exemplo "C" são utilizadas normalmente SOMENTE no tom indicado)
Napolitana Menor:
1-b2-b3-4-5-b6-7
C - Db - Eb - F - G - Ab - B - C
Napolitana Maior:
1-b2-b3-4-5-6-7
C - Db - Eb - F - G - A - B - C
Oriental:
1-b2-3-4-b5-6-7
C - Db - E - F - Gb - A - Bb - C
Enigmática:
1-b2-3-4#-5#-6#-7
C - Db - E - F# - G# - A# - B - C
Hirajoshi:
1-2-b3-5-b6-1
A - B - C - E - F - A
Húngara Menor:
1-2-b3-4#-5-b6-7
C - D - Eb - F# - G - Ab - B - C
Húngara Maior:
1-2#-3-4#-5-6-b7
C - D# - E - F# - G - A - Bb - C
Kumoi:
1-b2-4-5-b6
E - F - A - B - C - E
Iwato:
1-b2-4-b5-b7
B - C - E - F - A - B
Hindu:
1-2-3-4-5-b6-b7
C - D - E - F - G - Ab - Bb - C
Espanhola/Flamenco:
1-b2-3-4-5-b6-b7
C - Db - E - F - G - Ab - Bb - C
Espanhola 8 Notas:
1-b2-b3-3-4-b5-b6-b7
C - Db - Eb - E - F - Gb - Ab - Bb - C
Pelog:
1-b2-b3-5-b7
C - Db - Eb - G - Bb - C
Húngara Cigana:
1-2-b3-4#-5-b6-b7
C - D - Eb - F# - G - Ab - Bb - C
Sobretom:
1-2-3-4#-5-6-b7
C - D - E - F# - G - A - Bb - C
Árabe:
1-2-3-4-b5-b6-b7
C - D - E - F - Gb - Ab - Bb - C
Balinesa:
1-b2-b3-5-b6
C - Db - Eb - G - Ab - C
Cigana:
1-b2-3-4-5-b6-7
C - Db - E - F - G - Ab - B - C
Mohammediana:
1-2-b3-4-5-b6-7
C - D - Eb - F - G - Ab - B - C
Javanesa:
1-b2-b3-4-5-6-b7
C - Db - Eb - F - G - A - Bb - C
Persa:
1-b2-3-4-b5-b6-7
C - Db - E - F - Gb - Ab - B - C
Algeriana:
1-2-b3-4#-5-b6-7-1-2-b3-4
C - D - Eb - F# - G - Ab - B - C - D - Eb - F
Bizantina:
C - Db - E - F - G - Ab - B - C
Havaiana:
C - D - Eb (F=passing tone) G - A - B - C
Judaica:
E - F - G# - A - B - C - D - E
Mongoliana:
C - D - E - G - A - C
Etíope:
G - A - Bb - C - D - Eb - F - G
(o B e E podem ser naturais e o F pode ser #)
Espanhola:
C - Db - E - F - G - Ab - Bb - C
Egípcia:
C - D - F - G - Bb - C
Japonesa:
C - Db - F - G -Ab - C
Chinesa:
F - G - A - C - D - F
ou
C - E - F# - G - B - C
O conhecimento das Escalas é fundamental para a composição, transcrição ou para o improviso; como dito no início do artigo, é um trabalho árduo sabê-las TODAS - mas, numa comparação muito ridícula que agora me vem à mente: o que torna o lutador de Jiu-Jitsu um campeão? Força? Tamanho? Músculos? Então porque Royce Grace, tão pequenino perto de seus adversários conseguiu HUMILHÁ-LOS???? Porque ninguém conhece tanto as técnicas do esporte quanto ele. Quanto mais golpes um lutador conhece, mais chances ele tem de usá-los - ou evitá-los. O mesmo ocorre aqui, com nossas Escalas: quanto maior for o número de Escalas que você conhecer, menor é a possibilidade de você ficar de "calças curtas" na hora que precisar. Fui...