Tudo bom pessoal? Andam estudando bastante?
Hoje falaremos sobre tons relativos...
Toda tonalidade (escala) maior possui um tom relativo menor e vice-versa. Para acharmos o tem relativo menor de uma escala maior devemos contar até o sexto grau da escala. Exemplo:
Logo, se tocarmos a escala de Dó maior partindo do seu sexto grau, estaremos executando a escala de Lá menor.
Lá - Si - Dó - Ré - Mi - Fá - Sol - Lá
Outro exemplo:
Mi maior = Dó# menor
No caso contrário, encontrar a relativa maior de uma escala menor basta que achemos seu terceiro grau. Exemplo:
Ré menor = Fá maior
Agora achem todos os tons relativos:
Dó = Lá menor
Fá =
Sib =
Mib =
Láb =
Réb =
Mib =
Dób =
Lá menor =
Mi menor =
Si menor =
Fá# menor =
Dó# menor =
Sol# menor =
Ré# menor =
Lá# menor =
Shape (desenho):
Agora que sabemos como encontrar uma escala relativa, vamos descobrir seu "shape" na escala do instrumento:
O exemplo acima está em Lá menor e não possui nenhum acidente assim como sua relativa maior Dó.
Mas já que as duas escala possuem as mesmas notas, quando devo usar uma ou outra?
Resposta: Em função da sonoridade da música executada. Dizemos que a escala maior possui uma sonoridade mais "feliz" e a menor a intenção "triste" em função de seus intervalos (matéria de próximas aulas). Devemos analisar qual a melhor opção ou mesmo checar se o material (tablatura, partitura, cifra) já não apresenta o tema como maior ou menor.
Lição de casa:
Executar o shape da escala menor em diversas tonalidades diferentes; criar padrões, grooves e frases em cima das mesmas.
Abraços!
Rodrigo Brizzi
rodrigobrizzi@gmail.com